Banca de DEFESA: DIOGINYS CESAR FELIX DE LIMA

DISCENTE : DIOGINYS CESAR FELIX DE LIMA
DATA : 22/08/2022
LOCAL: Remoto

A TECNOLOGIA EM FOCO NA EDUCAÇÃO CTS: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Educação CTS; Natureza da Tecnologia; Formação de professores de Ciências.

Algumas pesquisas do campo de estudos da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sinalizam que propostas e discussões nos últimos anos tendem a privilegiar apenas os elementos (C e S) – Ciência e Sociedade, deixando o debate sobre Tecnologia de maneira secundária e/ou ligada meramente a um artefato instrumental, sem a proposição de uma discussão mais ampla sobre esse elemento de modo a não considerar seu caráter epistemológico. Nessa perspectiva, com o intuito de dar maior visibilidade ao elemento (T) na Educação CTS, o presente estudo objetivou investigar as concepções de Tecnologia de licenciandos das Ciências da Natureza em duas instituições de Ensino Superior públicas no estado do Rio Grande do Norte. Para tal, foi realizado um levantamento acerca do tema Tecnologia na área de ensino de Ciências no decênio 2010-2020; e buscamos identificar como estas dimensões são abordadas nas atividades curriculares e extracurriculares dos cursos aos quais os participantes estão vinculados. A presente pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado remotamente com o auxílio do Google Forms com 86 licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN, aprovado pelo Parecer n° 5.268.294, respeitando, assim, as normas da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Para análise do corpus, utilizamos elementos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam que a dimensão Tecnologia como atividade humana foi a mais frequente, seguida das dimensões Tecnologia como objeto/artefato e Tecnologia como modo de conhecimento. Observamos que a maioria das respostas alude para a prevalência de Concepções Restritas de Tecnologia, pois estas se aproximam de concepções deterministas e instrumentalistas de Tecnologia. Para o universo pesquisado, as tecnologias são úteis para satisfazer as necessidades humanas, além disso, os aspectos como a não neutralidade e a dimensão volitiva da Tecnologia não foram mencionados nas respostas adquiridas. Portanto, consideramos a necessidade de discussão e de inserção de propostas curriculares dos cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas, Química e Física dessas instituições a fim de considerar os aspectos da Natureza da Tecnologia de maneira ampla. Destacamos, dessa forma, que, para que ocorra a ascensão do elemento (T) de modo que se equipare aos outros elementos (C e S) da tríade CTS no contexto brasileiro, é necessário propor e realizar mais estudos que envolvam essa temática na formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências.

Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA