Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIANNE KELLE TAVARES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILLIANNE KELLE TAVARES SILVA
DATA : 27/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DO MOVIMENTO ANTIVACINA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

vacinas, movimento antivacina; ensino de ciências


PÁGINAS: 103
RESUMO:

As vacinas foram fundamentais para o controle e erradicação de epidemias e pandemias na história humana sendo, portanto, indispensáveis à saúde pública e ao bem-estar individual e coletivo. Em contrapartida, a hesitação e movimentos antivacina, tais como os observados na Revolta da Vacina (1904) e no contexto atual da pandemia de Covid-19 influenciam os índices de coberturas vacinais e levantam outras preocupações relativas a aspectos sociais e educacionais. Diante da problemática, este trabalho buscou analisar o movimento antivacina em seus aspectos históricos e sociais e suas implicações para o Ensino de Ciências. A análise de trabalhos e publicações sobre o tema contribuíram para a definição do aporte teórico de aproximação ao objeto de estudo, evidenciando também o caráter multifacetado do problema. A fim de levantar dados empíricos que contribuíssem com as análises foi realizada uma experiência formativa com licenciandos de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvida em um conjunto de atividades didático-pedagógicas na modalidade de ensino remoto. Os encontros foram gravados e os registros orais e escritos produzidos nas interações discursivas foram transcritos, organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que os licenciandos reconhecem a importância das vacinas e de sua ação imunológica, as possíveis influências que afetam a decisão vacinal, o papel do desconhecimento como fator de adesão ou resistência, e de que o professor de ciências tem uma responsabilidade social relevante em face do problema. Entretanto, aspectos históricos, epistemológicos e de natureza da ciência relacionados à temática abordada foram menos evidentes na perspectiva de análise dos participantes, destacando a necessidade de se problematizar e dar ênfase a essas questões no ensino e na formação docente, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos mais amplos acerca da vacinação e de como decisões mais bem fundamentadas podem ser tomadas sobre o tema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
Interno - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Externo à Instituição - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 08/07/2022 13:29
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