Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGINYS CESAR FELIX DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIOGINYS CESAR FELIX DE LIMA
DATA : 30/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/iuw-svaa-kdn
TÍTULO:

A TECNOLOGIA EM FOCO NA EDUCAÇÃO CTS: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Natureza da Tecnologia; Alfabetização Científica e Tecnológica; Formação de professores de Ciências.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Algumas pesquisas do campo de estudos da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sinalizam que propostas e discussões nos últimos anos tendem a privilegiar apenas os elementos (C e S) – Ciência e Sociedade, deixando em alguns casos a visualização da Tecnologia de maneira secundária e ligada meramente a
um artefato instrumental, sem a proposição de uma discussão mais ampla e crítica sobre esse elemento. Nessa perspectiva, com o intuito de dá maior visibilidade ao elemento (T) – Tecnologia, o presente estudo objetivou investigar as concepções de Tecnologia de licenciandos das Ciências Naturais de Instituições de Ensino Superior
públicas do Estado do Rio Grande do Norte. Para tal, foi realizado um levantamento acerca do tema Tecnologia na área de ensino de Ciências no decênio 2010-2020; caracterizar as dimensões de tecnologia identificadas no universo pesquisado; e buscou-se também compreender como o elemento Tecnologia vem sendo discutido
nas disciplinas e atividades extracurriculares dos cursos de licenciaturas da área de Ciências Naturais. A presente pesquisa é exploratória de abordagem mista (qualitativa e quantitativa) e o instrumento utilizado foi um questionário aplicado remotamente como o auxílio do google forms a 86 licenciandos dos cursos de
Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). No instrumento consta perguntas abertas e fechadas, sendo que nas fechadas utilizamos a Escala de Likert. Para análise do corpus, utilizamos elementos da análise de conteúdo de Bardin (1977), estatística descritiva e auxílio do Software R Studio para plotagem dos dados das questões fechadas. As categorias emergentes a priori foram: i) Dimensões de Tecnologia; ii) Tecnologia nos cursos de Licenciatura de Ciências; iii) Temas para se trabalhar Tecnologia na disciplina de Ciências; iv) Concepções de Educação CTS; e vi) Tecnologia na Ciência e Sociedade. Em nossos resultados observamos que a dimensão Tecnologia como atividade humana foi a mais frequente, seguido das dimensões Tecnologia como objeto/artefato, Tecnologia
como modo de conhecimento, História da Tecnologia e Tecnologia Crítica sendo a menos frequente. Apesar de termos observado que a maioria das respostas dos professores em formação de Ciências Naturais da UFRN e IFRN ultrapassam o sentindo comum de Tecnologia (artefatos tecnológicos) o que consideramos positivo, estes em sua maioria aludem o entendimento de que ainda possuem concepções restritas e/ou parciais do que sugere a literatura sobre a Natureza da Tecnologia. Destacamos, portanto, que para que ocorra a ascensão do elemento (T) e igual valor dado aos outros elementos (C e S) da tríade Ciência-Tecnologia- Sociedade no contexto brasileiro, é necessário propor e realizar mais estudos que envolvam essa temática na formação inicial e continuada de professores de Ciências de maneira ampliada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa à Instituição - BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS - UFV
Notícia cadastrada em: 10/05/2022 16:47
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