COMPREENDENDO A PAISAGEM DE JUAZEIRO DO NORTE (CE): Manual do professor de Geografia
Metodologias ativas; Ensino de Geografia; Paisagem.
O estudo e compreensão das paisagens, bem como suas transformações são de grande relevância para o ensino de Geografia na educação básica. Diante das configurações educacionais exigidas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é necessário que os professores tenham em mãos materiais para adequar os conteúdos do livro didático a realidade a qual os discentes estão inseridos. Entende-se que o ensino e aprendizagem em Geografia são alcançados a partir das metodologias propostas pelos professores. Estas são fundamentais na observação e investigação das diferentes situações e dos diversos fenômenos socioespaciais. Sendo assim, este relatório apresenta os procedimentos adotados para confecção de um manual para docentes, com foco em sugerir propostas metodológicas para aulas de Geografia para os anos finais do ensino fundamental, com ênfase no 6º ano, em escolas localizadas em Juazeiro do Norte (CE). O Manual é capaz de promover a interatividade e consequentemente a aprendizagem por meio de jogos, vídeos e fotografias, as quais se configuram ferramentas muito importantes para o aprimoramento das habilidades exigidas pelo componente nesta fase. A partir da aplicação do produto descrito neste relatório técnico torna-se possível relacionar os objetos do conhecimento propostos pela BNCC à realidade dos estudantes do município mencionado, e assim, facilitar o processo, levando-os a compreender e analisar o conceito e as transformações da paisagem do seu lugar de vivência, tornando a aprendizagem prazerosa não só para o estudante, mas também para o professor. Com o desenvolvimento deste produto foi perceptível o aprimoramento obtido sobre o conceito de paisagem. Eles ficaram atentos e participaram das aulas, aguçando a curiosidade sobre a história da cidade. Através da aplicação das propostas das sequencias didáticas foi possível perceber interação entre eles, contribuíram para que se tornassem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, amenizando a perda do tempo pedagógico, facilitando a capacidade de aprender, desenvolver a leitura do mundo, principalmente social, promover da ética e pensamento crítico, bem como a sociabilidade, uma vez que desenvolveram trabalhos em grupos.