|
Dissertações |
|
|
1
|
-
VALQUÍRIA DE ARAÚJO SANTOS
-
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA DE LIVRO LITERÁRIO SOBRE O LUGAR SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN.
-
Orientador : DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE WILDNER THEVES
-
DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
-
JADER JANER MOREIRA LOPES
-
Data: 20/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A Geografia Escolar, se faz presente em toda a educação básica brasileira, e em suas múltiplas linguagens, proporciona um amplo leque de ferramentas que são capazes de promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas experiências e interações no espaço em que vivem. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo produzir um Livro Literário destinado à Educação Infantil, com ênfase na categoria geográfica “Lugar”, considerando o município São José do Seridó/RN. A investigação se justifica pela importância de integrar a Geografia Escolar às vivências significativas da criança na primeira infância, por meio de uma linguagem sensível, lúdica e afetiva. Metodologicamente a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica a autores que discutem sobre lugar, a saber: Yu-Fu Tuan (1983;2015), e nas contribuições de Milton Santos (2006), Callai (2004), Geografia Escolar, Lopes (2013; 2018), Acauan (2021), Educação Infantil, Azevedo e Silva (2023), Mello e Subrack (2019), e Livro de literatura, Chaves e Carneiro (2022), Theves (2012), Kaercher (2011), Noronha (2005), Azevedo (1999). Além disso, realizou-se pesquisa documental as normativas que orientam o currículo no Brasil, Rio Grande do Norte e São José do Seridó/RN, quais sejam: Base Nacional Comum Curricular (2018), Documento Curricular do Rio Grande do Norte (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), bem como o Projeto Político Pedagógico (PPP), e planos de aula dos docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil, do estado do Rio Grande do Norte, buscando identificar a presença e a abordagem da Geografia Escolar. Ademais, foi realizado pesquisa de campo, momento em que foram feitos registros fotográficos de espaços urbanos e rurais de São José do Seridó, nos quais foram transformados em ilustrações que compõem o cenário da obra. Como principal resultado, destaca-se que o uso da Literatura Infantil como estratégia pedagógica possibilita a abordagem da Geografia de forma sensível e acessível, fomentando a construção de identidades, a valorização das memórias afetivas e o reconhecimento do espaço vivido como um território de experiências. Sobretudo, a Literatura Infantil mostrou-se uma potente ferramenta didática, capaz de articular a Geografia Escolar à realidade das crianças, promovendo interações, vivências significativas e aprendizagens sensíveis.
-
Mostrar Abstract
-
School Geography is present throughout all levels of basic education in Brazil, and through its multiple languages, it provides a broad range of tools capable of promoting the integral development of children, taking into account their experiences and interactions within the spaces they inhabit. In this context, the objective of this research is to produce a Literary Book aimed at Early Childhood Education, with an emphasis on the geographic category of “Place,” focusing on the municipality of São José do Seridó/RN. This investigation is justified by the importance of integrating School Geography into the meaningful experiences of children in early childhood, using a sensitive, playful, and affectionate language. Methodologically, the research involved a literature review of authors who discuss the concept of place, including Yu-Fu Tuan (1983; 2015), and the contributions of Milton Santos (2006), Callai (2004), on School Geography; Lopes (2013; 2018), Acauan (2021), on Early Childhood Education; Azevedo and Silva (2023), Mello and Subrack (2019), and on Children's Literature, Chaves and Carneiro (2022), Theves (2012), Kaercher (2011), Noronha (2005), Azevedo (1999). In addition, a documentary research was conducted on the guidelines that shape the curriculum in Brazil, Rio Grande do Norte, and São José do Seridó/RN, such as: the Base Nacional Comum Curricular (2018), the Curricular Document of Rio Grande do Norte (2018), the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009), the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998), and the Law of Guidelines and Bases for National Education (1996). The analysis also included the Political-Pedagogical Project (PPP) and lesson plans from teachers at a municipal early childhood education center in Rio Grande do Norte, with the aim of identifying how School Geography is addressed in practice. Furthermore, a field research was carried out, during which photographic records were taken of urban and rural spaces in São José do Seridó. These images were later transformed into illustrations that make up the book's setting. As a main result, it is highlighted that the use of Children’s Literature as a pedagogical strategy allows Geography to be approached in a sensitive and accessible way, fostering identity construction, the appreciation of emotional memories, and the recognition of lived space as a territory of experiences. Above all, Children’s Literature proved to be a powerful educational tool, capable of connecting School Geography to the realities of children, promoting interactions, meaningful experiences, and sensitive learning.
|
|
|
2
|
-
FRANCELY DANTAS DE SOUSA MEDEIROS
-
LETRAMENTO CARTOGRÁFICO NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA GEOGRAFIA ESCOLAR
-
Orientador : TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
-
DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
-
FLAVIA SPINELLI BRAGA
-
Data: 10/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O Letramento Cartográfico (LC), compreendido como a habilidade de mapear, ler e compreender representações espaciais, constitui uma habilidade fundamental para o desenvolvimento das competências geográficas dos estudantes, segundo o que se delineia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma Sequência Didática (SD) interdisciplinar para o ensino de Geografia com ênfase no desenvolvimento do LC em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, fundamentada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Este estudo possui uma abordagem inclusiva, centrando-se na superação de barreiras pedagógicas, na garantia do acesso, participação ativa e genuína de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas na escola. A SD está estruturada para integrar diferentes componentes curriculares, tais como: Geografia, Arte, Ciências, História, Língua Portuguesa e Matemática possibilitando uma experiência de ensino de Geografia mais holística e significativa. A partir de atividades práticas e teóricas, pretende-se que os estudantes desenvolvam habilidades cartográficas básicas, como a leitura, compreensão e interpretação de representações gráficas, essenciais para sua trajetória acadêmica. A adoção dos princípios do DUA garante que o ensino seja acessível, favorecendo o desenvolvimento de competências críticas e colaborativas em aos estudantes. Acerca da metodologia, a investigação apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória-descritiva, ancorada em pesquisas bibliográficas e documentais, culminando na elaboração de um produto educacional aplicável a prática docente, neste caso, a SD. A revisão bibliográfica abrange autores que são referência nas áreas de ensino e aprendizagem da Geografia e inclusão educacional. Para a estruturação da SD, foram adotados os pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), cuja abordagem contribui para a organização didática de sequências de ensino voltadas ao desenvolvimento de competências específicas. Em relação ao Letramento Cartográfico, destacam-se as contribuições de Passini et al. (2014) e Almeida (2020), que discutem as práticas cartográficas na escola e sua relevância para a formação do pensamento geográfico. No que tange ao Desenho Universal para a Aprendizagem, a fundamentação teórica baseia-se nas obras de Meyer et al. (2014) e Sebastián Heredero (2020), cujas reflexões ampliam a compreensão sobre ensino acessível e desenho pedagógico inclusivo. O estudo demonstra que uma abordagem inclusiva e interdisciplinar no ensino de Cartografia escolar pode potencializar a compreensão do espaço geográfico e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e críticos.
-
Mostrar Abstract
-
Cartographic Literacy (CL), understood as the ability to map, read, and comprehend spatial representations, constitutes a fundamental skill for the development of students’ geographical competencies, as outlined in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). This study primarily aims to present an interdisciplinary Didactic Sequence (DS) for teaching Geography, with an emphasis on the development of CL in 5th-grade Elementary School classes – Early Years, grounded in the principles of the Universal Design for Learning (UDL). This research adopts an inclusive approach, focusing on overcoming pedagogical barriers and ensuring access, active and genuine participation of all students in school-based activities. The DS is structured to integrate different curricular components, such as Geography, Arts, Science, History, Portuguese Language, and Mathematics, enabling a more holistic and meaningful Geography teaching experience. Through practical and theoretical activities, the intention is for students to develop basic cartographic skills, such as reading, understanding, and interpreting graphic representations, which are essential for their academic journey. The adoption of the UDL principles ensures that teaching is accessible and promotes the development of critical and collaborative competencies among students. Regarding the methodology, the research employs a qualitative and exploratory- descriptive approach, based on bibliographic and documentary research, culminating in the development of an educational product applicable to teaching practice — in this case, the DS. The literature review includes authors who are recognized references in the fields of Geography teaching and educational inclusion. For the structuring of the DS, the theoretical framework proposed by Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004) was adopted, whose approach contributes to the didactic organization of teaching sequences aimed at developing specific competencies. Regarding
Cartographic Literacy, the contributions of Passini et al. (2014) and Almeida (2020) are highlighted, as they discuss cartographic practices in schools and their relevance to the formation of geographical thinking. As for Universal Design for Learning, the theoretical foundation is based on the works of Meyer et al. (2014) and Sebastián Heredero (2020), whose reflections expand the understanding of accessible teaching and inclusive pedagogical design. The study demonstrates that an inclusive and interdisciplinary approach to teaching school Cartography can enhance the understanding of geographic space and contribute to the formation of conscious and critical citizens.
|
|
|
3
|
-
JARDIELLY FARIA DE ARAUJO
-
ABORDAGEM DA DIMENSÃO DE LUGAR A PARTIR DO CORDEL EM CAICÓ
-
Orientador : HUGO ARRUDA DE MORAIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HUGO ARRUDA DE MORAIS
-
IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
-
ANTÔNIO HÉLTON VASCONCELOS DOS SANTOS
-
Data: 25/08/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa debruçou-se sobre a relação entre a Literatura de Cordel e o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia. No atual contexto do domínio das tecnologias da informação e da comunicação, o cordel se apresenta como uma forma de saber que possibilita e amplia caminhos de uma maior compreensão dos estudantes acerca dos conteúdos de Geografia. Tendo em vista tal observação, chamamos a atenção para a questão central que norteia a presente pesquisa: Quais atributos do cordel produzido por cordelistas de Caicó permitem apreender a dimensão do lugar? Com base neste questionamento norteador, tem-se como objetivo principal elaborar um guia didático para abordagem da dimensão de lugar, a partir de cordéis produzidos em Caicó. Em termos de fundamentação teórica, buscou-se uma revisão de literatura acerca dos conceitos norteadores da temática proposta, sendo eles literatura de cordel e lugar. Os procedimentos metodológicos assumidos pautaram-se, principalmente, em caminhos para a proposição de um guia didático, que tem o cordel como caminho para o ensino e aprendizagem na Geografia. Para isso, seguimos três momentos, a destacar: 1. revisão da literatura e pesquisa documental; 2. elaboração do guia didático; 3. aplicação do guia. Em termos de resultados, constatou-se que a utilização do cordel como recurso pedagógico possibilitou a articulação entre o conhecimento geográfico e a vivência cotidiana dos alunos. O conceito de lugar, nesse processo, ultrapassou os limites do bairro, ampliando-se para uma compreensão mais ampla da cidade de Caicó como espaço de vivência, pertencimento e significados. Além disso, a integração entre os momentos teóricos e as práticas favoreceu a construção de um processo formativo mais orgânico, contextualizado e prazeroso.
-
Mostrar Abstract
-
This research focused on the relationship between Cordel Literature and the teaching-learning process in Geography education. In the current context of information and communication technologies, cordel presents itself as a form of knowledge that enables and expands students' understanding of Geography content. Given this observation, we draw attention to the central question guiding this research: What attributes of cordel produced by cordelistas from Caicó allow us to apprehend the dimension of place? Based on this guiding question, the main objective is to develop a didactic guide for approaching the dimension of place using cordéis produced in Caicó. Theoretically, we reviewed literature on the guiding concepts of the proposed theme, namely cordel literature and place. Methodologically, we followed paths for proposing a didactic guide that uses cordel as a way for teaching and learning in Geography. We followed three stages: 1) literature review and documentary research; 2) development of the didactic guide; and 3) application of the guide. The results showed that using cordel as a pedagogical resource enabled the articulation between geographical knowledge and students' daily experiences. The concept of place exceeded the limits of the neighborhood, expanding to a broader understanding of the city of Caicó as a space of experience, belonging, and meaning. Furthermore, the integration between theoretical moments and practices favored the construction of a more organic, contextualized, and enjoyable formative process.
|
|
|
4
|
-
LUANNA LAINE OLIVEIRA MARTINS
-
EXPERIMENTANDO A PAISAGEM DO BAIRRO POTENGI, EM NATAL/RN, ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA: A PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO 6º ANO
-
Orientador : EUGENIA MARIA DANTAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALESSANDRO DOZENA
-
EUGENIA MARIA DANTAS
-
MARIA LUIZA DE MEDEIROS GALVÃO
-
Data: 27/08/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Ensinar sobre Paisagem é um exercício multifacetado: possui caráter geográfico, teórico, didático e metodológico. Na contemporaneidade, as paisagens são profundamente afetadas pela ação humana, seja em aspectos sociais, econômicos ou culturais. Situando essa reflexão no campo da Geografia Humanista, o conceito de Paisagem deve ser encarado sob a perspectiva da experiência do sujeito com o espaço, buscando compreender o conjunto de sensações, vivências e significados envolvidos nesta relação, e que conduzem às concepções sobre Paisagem. No contexto da Educação Geográfica, essa abordagem pode ser mediada através da fotografia, enquanto linguagem pedagógico-geográfica que possibilita a experiência com o espaço. Este processo requer a necessidade de um percurso formativo, que pode ser estabelecido através da elaboração de uma sequência didática. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo produzir uma sequência didática para o ensino de Paisagem, na disciplina de Geografia no 6º ano, sob a perspectiva da experiência com o espaço do bairro do Potengi, em Natal/RN, tendo a fotografia como linguagem mediadora deste processo pedagógico-geográfico. Para o alcance deste objetivo, os procedimentos metodológicos pressupõem uma pesquisa de caráter qualitativo, que está estruturada através da pesquisa exploratória e da pesquisa de campo. A pesquisa exploratória conta com a realização de pesquisa bibliográfica, baseando-se em referenciais teóricos como Cavalcanti (2010), Callai (2005), Dantas (2011), Gomes (2013), Holzer (1996), Merleau-Ponty (1999) e Zabala (1998) e com a pesquisa documental, consultando a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, foi aplicado um questionário com professores de Geografia, a fim de considerar as experiências docentes para a elaboração da sequência didática. A pesquisa de campo, por sua vez, foi desenvolvida na escola Centro Educacional Progresso, situada no bairro Potengi, em duas turmas de 6º ano, a fim de experimentar a sequência didática proposta. Os resultados permitem refletir sobre as potencialidades educativas da fotografia para o ensino de Paisagem sob o viés da experiência, enquanto possibilita explorar vivências individuais e coletivas no espaço, bem como elaborar sentidos para as paisagens com base nas sensações e emoções que estas provocam. Além disso, destaca-se o olhar dos alunos ao registrar as paisagens, o que revela uma sensibilidade e afetividade para com a natureza, em detrimento ao avanço da urbanização no bairro estudado.
-
Mostrar Abstract
-
Teaching about Landscape is a multifaceted exercise encompassing geographic, theoretical, didactic, and methodological dimensions. In contemporary times, landscapes are profoundly affected by human action, whether in social, economic, or cultural aspects. Framing this reflection within the field of Humanistic Geography, the concept of Landscape should be approached from the perspective of the subject's experience with space, seeking to understand the set of sensations, experiences, and meanings involved in this relationship, and which lead to conceptions about Landscape. In the context of Geographic Education, this approach can be mediated through photography, as a pedagogical-geographic language that enables the experience with space. This process requires the need for a formative path, which can be established through the elaboration of a didactic sequence. In this sense, this research aims to produce a didactic sequence for teaching Landscape in the 6th-grade Geography class, from the perspective of the experience with the space of the Potengi neighborhood, in Natal/RN, using photography as the mediating language for this pedagogical-geographic process. To achieve this objective, the methodological procedures presuppose a qualitative research, which is structured through exploratory research and field research. The exploratory research includes conducting literature review, based on theoretical references such as Cavalcanti (2010), Callai (2005), Dantas (2011), Gomes (2013), Holzer (1996), Merleau-Ponty (1999) and Zabala (1998) and documentary research, consulting the National Common Curricular Base. In addition, a questionnaire was applied to Geography teachers to consider teaching experiences for the elaboration of the didactic sequence. The field research, in turn, was developed at the Centro Educacional Progresso school, located in the Potengi neighborhood, in two 6th-grade classes, in order to experience the proposed didactic sequence. The results allow us to reflect on the educational potentialities of photography for teaching Landscape from the perspective of experience, while enabling the exploration of individual and collective experiences in space, as well as elaborating meanings for landscapes based on the sensations and emotions they provoke. In addition, the students' gaze when recording the landscapes stands out, which reveals a sensitivity and affection for nature, to the detriment of the advancement of urbanization in the studied neighborhood.
|
|
|
5
|
-
ANDRÉ LUIZ DA SILVA PEREIRA
-
EXPLORADORES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE: UM JOGO DE TABULEIRO PARA ENSINAR E APRENDER SOBRE PAISAGEM
-
Orientador : ADRIANO LIMA TROLEIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
EUGENIA MARIA DANTAS
-
MARIA LUIZA DE MEDEIROS GALVÃO
-
Data: 28/08/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver o jogo didático de tabuleiro intitulado “Exploradores de São Gonçalo do Amarante” e analisar sua contribuição para a Geografia Escolar. O jogo é apresentado como um recurso didático com linguagem acessível, voltado especialmente para turmas de 6º anos do Ensino Fundamental –Anos Finais. Metodologicamente, o estudo foi estruturado em três etapas principais: (1) revisão bibliográfica; (2) construção e aplicação do jogo em duas turmas de 6º ano; e (3) análise dessa aplicação com base em um roteiro de observação previamente estabelecido. A fundamentação teórica que sustenta o estudo e o desenvolvimento do jogo apoia-se em autores que discutem o conceito de paisagem e sua instrumentalização na Geografia Escolar, como Callai (2013), Castellar (2013), Cavalcanti (2013) e Dantas (2007); na alfabetização cartográfica, como Abreu (2017), Azambuja (2012) e Cunha (2023); nas teorias da Aprendizagem Significativa, com Ausubel (2003) e Moreira (2006); nas Múltiplas Inteligências, com Gardner (1994) e Antunes (2001); e na construção e utilização de jogos como linguagem pedagógica para o ensino de Geografia, conforme Araújo (2017), Breda (2018), Lunarti (2020) e Nóbrega (2019). Os resultados obtidos indicam que o jogo Exploradores de São Gonçalo do Amarante é um recurso didático eficaz para professores do Ensino Básico, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio geográfico e promovendo uma aprendizagem significativa.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to develop the educational game entitled “Exploradores de Sao Goncalo do Amarante” and analyze its contribution to Geography teaching in schools. The game is presented as a didactic resource with accessible language, especially designed for 6th and 7th-grade students in Elementary School - Final Years. Methodologically, the study was structured into three main stages: (1) literature review; (2) application of the game in two 6th-grade classes; and (3) analysis of this application based on a pre-established observation script. The theoretical framework supporting the study and game development is based on authors who discuss the concept of landscape and its application in Geography teaching, such as Callai (2013), Castellar (2013), Cavalcanti (2013), and Dantas (2007); on cartographic literacy, such as Abreu (2017), Azambuja (2012), and Cunha (2023); on the theories of Meaningful Learning, with Ausubel (2003) and Moreira (2006); on Multiple Intelligences, with Gardner (1994) and Antunes (2001); and on the construction and use of games as a pedagogical tool for teaching Geography, as discussed by Araujo (2017), Breda (2018), Lunarti (2020), and Nobrega (2019). The results indicate that the game Exploradores de Sao Goncalo do Amarante is an effective didactic resource for elementary school teachers, enhancing geographical reasoning and promoting meaningful learning.
|
|
|
6
|
-
MARIA HOSANA DA SILVA
-
ENSINO DE GEOGRAFIA, HORTA ESCOLAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: “TRILHANDO OS CANTEIROS DO SABER”
-
Orientador : CELSO DONIZETE LOCATEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
CELSO DONIZETE LOCATEL
-
ELIZABETE RODRIGUES GURGEL DOS SANTOS
-
Data: 28/08/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A falta de compreensão e de engajamento da sociedade em relação às questões ambientais têm sido um fator central na aceleração da degradação dos recursos naturais, ameaçando a sustentabilidade dos ecossistemas e a qualidade de vida da população. Nesse contexto, a implementação de práticas pedagógicas que visem à sensibilização e à internalização de comportamentos ecologicamente sustentáveis — incluindo a promoção de uma nutrição consciente e de qualidade — constitui uma estratégia fundamental. Essa abordagem educacional é um pilar para a formação de sujeitos críticos e proativos, aptos a atuar de forma consciente e responsável em prol do bem-estar coletivo e da preservação ambiental. Diante disso, esta dissertação tem como foco a análise da utilização da horta escolar como espaço pedagógico de estímulo à educação ambiental e como potencializador do processo de ensino e aprendizagem de competências e habilidades na Geografia, com ênfase na produção/transformação do espaço geográfico. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, aplicado um questionário de levantamento dos conhecimentos dos professores de Geografia sobre a utilização da horta em ambiente escolar, foi elaborado sequência didática e cartilha pedagógica como produtos dessa pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, revistas e periódicos da área, possibilitando o desenvolvimento dos capítulos referentes a fundamentação teórica, bem como a elaboração do questionário. A bibliografia destaca o papel crucial da Geografia na abordagem dos desafios contemporâneos da agricultura e do desenvolvimento sustentável, posicionando a horta escolar como um exemplo potente da agricultura urbana que transcende a mera produção de alimentos para se tornar um recurso educacional valioso. O questionário semiestruturado foi aplicado com professores de Geografia de escolas públicas para identificar suas experiências com horta em ambiente escolar. Ao analisar os conhecimentos e experiências de professores de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, o estudo revela um forte reconhecimento do potencial da horta escolar para a educação ambiental e alimentar, bem como para a integração de teoria e prática. Apesar de a maioria dos professores não ter experiência prévia com hortas e de sua utilização em sala de aula ainda ser limitada, o entusiasmo e o reconhecimento da relevância da agroecologia são evidentes. Tendo como base a experiência desta pesquisadora com a horta escolar Semear, desenvolvida na Escola Estadual Élia de Barros, no município de São Gonçalo do Amarante/RN, foi elaborado um relato de experiência com base nos seis anos em que a horta esteve ativa. Essa experiência demonstrou que a horta no ambiente escolar constitui um laboratório vivo, capaz de enriquecer as aulas de Geografia, permitindo aos alunos vivenciarem concretamente conceitos como uso do solo, relações socioambientais e impacto das atividades humanas. Com base nessa vivência, foram desenvolvidos a sequência didática “Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Horta Escolar de mãos dadas com o Saber” e a cartilha pedagógica “Trilhando os Canteiros do Saber”, materiais complementares que visam guiar a implantação de hortas escolares e potencializar o aprendizado geográfico.
-
Mostrar Abstract
-
The lack of understanding and involvement of society in environmental issues has been a central factor in accelerating the degradation of natural resources, endangering the sustainability of ecosystems and the quality of life of the population. In this context, it is essential to implement pedagogical strategies that aim to raise awareness and promote ecologically sustainable behaviors, including healthy and quality nutrition. This educational approach is essential for fostering critical and proactive individuals who can act consciously and responsibly for the collective well-being and environmental preservation. In this regard, the present study focuses on analyzing the use of school gardens as a pedagogical space to stimulate environmental education and as a potential enhancer of the teaching and learning process of skills and abilities in the geography discipline, with an emphasis on the production and transformation of the geographical space. To achieve this goal, a bibliographic research was conducted and a questionnaire was applied to evaluate the knowledge of geography teachers about the use of the school garden. As products of this investigation, a didactic sequence and a pedagogical handbook were developed. The bibliographic research was conducted in books, magazines, and periodicals in the field, enabling the development of the chapters related to the theoretical basis, as well as the elaboration of the questionnaire. The highlighted bibliography emphasizes the crucial role of geography in addressing contemporary challenges in agriculture and sustainable development, positioning the school garden as a powerful example of urban agriculture that goes beyond the mere production of food and becomes a valuable educational resource. The semi-structured questionnaire was administered to Geography teachers in public schools to identify their experiences with the school garden. Upon analyzing the knowledge and experiences of geography teachers in the final years of elementary school and high school, the study reveals a strong recognition of the potential of school gardens for environmental and nutritional education, as well as for the integration of theory and practice. Despite the fact that most teachers do not have prior experience with gardens and their use in the classroom is still limited, the enthusiasm and recognition of the importance of agroecology are evident. Based on the researcher's experience with the Semear school garden, developed at the Élia de Barros State School in São Gonçalo do Amarante (RN), a report was prepared on the six years that the garden was active. This experience demonstrated that a school garden constitutes a living laboratory, capable of enriching geography lessons and allowing students to experience concepts such as land use, socioenvironmental relations, and the impact of human activities firsthand. Based on this experience, the didactic sequence "Geography, Environmental Education, and School Garden Hand in Hand with Knowledge" and the pedagogical brochure "Treading the Paths of Knowledge" were developed. These supplementary materials aim to guide the implementation of school gardens and enhance geographical learning.
|
|
|
7
|
-
CARLA MIRELLY CAETANO DUARTE DOS SANTOS
-
AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTA DE GUIA DIDÁTICO
-
Orientador : HUGO ARRUDA DE MORAIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTÔNIO HÉLTON VASCONCELOS DOS SANTOS
-
DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
-
HUGO ARRUDA DE MORAIS
-
IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
-
Data: 26/09/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa aborada a relação entre a aula de campo e o ensino de geografia, partindo da compreensão de que a aula de campo é uma metodologia de ensino e aprendizagem eficaz para conectar teoria e prática através do contato direto com diversos fenômenos geográficos. Além de ampliar o envolvimento e interação dos estudantes em situações concretas, e quando realizadas em contexto local, influenciam no pertencimento e valorização do território. Nesse contexto, o questionamento que norteia a pesquisa é o seguinte: “em que medida o guia didático para aula de campo constitui-se eficiente no ensino de Geografia? O produto educacional oferece orientações sobre como planejar, conduzir e avaliar uma aula de campo, além de apresentar uma proposta direcionada à primeira série do ensino médio. Essa proposta foca na compreensão das feições geomorfológicas: planalto, planície e depressão, e como elas são influenciadas, assim como influenciam as ações antrópicas. A metodologia adotada inclui revisão de literatura, pesquisa documental e sistematização de conhecimentos adquiridos na prática, por meio da pesquisa participante. Diante disso, o guia didático fortalece as práticas pedagógicas, oferecendo instrumentos e orientações acerca de como planejar, conduzir e avaliar uma aula de campo, e propicia uma integração consistente entre teoria e prática. Assim, não apenas amplia a compreensão dos fenômenos geográficos, mas também estimula a reflexão crítica dos estudantes acerca das influências das ações antrópicas sobre o território, promovendo uma educação geográfica mais consciente e transformadora.
-
Mostrar Abstract
-
This research focused on the relationship between field trips and geography education, based on the understanding that field trips are an effective teaching and learning methodology for connecting theory and practice through direct contact with various geographical phenomena. In addition to enhancing student engagement and interaction in concrete situations, and when conducted in a local context, they influence the development of a sense of identity, belonging, and appreciation of the territory. In this context, driven by the central question "To what extent is the didactic guide for field trips effective in teaching Geography?", an effort was made to develop a didactic guide for field trips in Geography education. The educational product offers guidelines on how to plan, conduct, and assess a field trip, as well as proposing a plan aimed at the first year of high school. This plan focuses on understanding geomorphological features: plateau, plain, and depression, and how they are influenced by and, in turn, influence anthropic actions. The methodology adopted includes a literature review, documental research, and the systematization of knowledge acquired through participatory research. In this way, the didactic guide strengthens pedagogical practices by providing tools and directions on how to plan, conduct, and evaluate a field trip, and fosters a consistent integration of theory and practice. Thus, it not only broadens students' understanding of geographical phenomena but also encourages critical reflection on the influence of anthropic actions on the territory, promoting a more conscious and transformative geographical education.
|
|
|
8
|
-
KALIANE MARIA DA SILVA
-
Paisagens de Monte Alegre/RN: leituras e potencialidades na Geografia Escolar
-
Orientador : DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
-
IAPONY RODRIGUES GALVAO
-
JULIA DINIZ DE OLIVEIRA
-
Data: 29/09/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O ensino de Geografia envolve relacionar o conteúdo estudado em sala de aula e o cotidiano do aluno afim de aumentar sua percepção de mundo. Assim, a Geografia é entendida como um conjunto de teorias que se une as vivências do aluno permitindo associar a teoria com seu cotidiano. A compreensão do espaço ao qual o aluno está inserido se dá também por orientação do professor, visto que ele se torna guia para a compreender a realidade. Nesse sentido, surge a necessidade de buscar materiais didáticos que os leve a conhecer e compreender o que está próximo deles. O principal objetivo dessa pesquisa consiste em desenvolver um e-book de um Atlas Geomorfológico voltado para o estudo da Geografia local da cidade de Monte Alegre, Rio Grande do Norte, que possa ser utilizado por professores da cidade para incentivar seus alunos a desenvolverem conhecimentos acerca de aspectos geográficos físicos da cidade de Monte Alegre. A presente pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo, onde inicialmente, ocorreu a revisão bibliográfica a partir de leituras em obras acadêmicas impressas e/ou digitais disponíveis em espaços virtuais, produzidas por Geografia escolar, ensino de Geografia, cartografia escolar, atlas escolares municipais, incluindo também obras produzidas no GEOPROF ou em outros programas de pós-graduação em Geografia, bem como autores nacionais e internacionais que abordam as temáticas físico-naturais e socioculturais. O produto final, estará disponibilizado na versão digital, em forma de pranchas que contemplam temáticas específicas da Geografia e da área de estudo. No instante em que o aluno percorrer as páginas do material didático, irá contemplar mapas, gráficos, fotografias, textos explicativos etc.
-
Mostrar Abstract
-
Teaching Geography involves relating the content studied in the classroom to the students' daily lives in order to increase their perception of the world. Thus, Geography is understood as a set of theories that combine with the students' experiences, allowing them to associate theory with their daily lives. The understanding of the space in which the student is inserted also occurs through the guidance of the teacher, since the teacher becomes a guide to understanding reality. In this sense, there is a need to seek teaching materials that lead them to know and understand what is close to them. The main objective of this research is to develop an e-book of a Geomorphological Atlas aimed at the study of the local Geography of the city of Monte Alegre, Rio Grande do Norte, which can be used by teachers in the city to encourage their students to develop knowledge about physical geographic aspects of the city of Monte Alegre. This research has a qualitative and quantitative nature, where initially, a bibliographic review was carried out based on readings in printed and/or digital academic works available in virtual spaces, produced by school Geography, Geography teaching, school cartography, municipal school atlases, also including works produced in GEOPROF or in other postgraduate programs in Geography, as well as national and international authors who address physical-natural and sociocultural themes. The final product will be available in the digital version, in the form of boards that cover specific themes of Geography and the area of study. The moment the student goes through the pages of the teaching material, he will see maps, graphs, photographs, explanatory texts, etc.
|
|
|
9
|
-
JANAINA RAFIA DE BRITO
-
ENSINO DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA): UMA PROPOSTA DE GUIA PRÁTICO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE WILDNER THEVES
-
DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
-
FLÁVIA SPINELLI BRAGA
-
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
-
Data: 10/10/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O aumento da diversidade de perfis cognitivos nas salas de aula do Ensino Fundamental transmite à escola o desafio de assumir práticas pedagógicas que reconheçam as múltiplas formas de aprender. É nesse contexto que o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) se apresenta como uma possibilidade de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, devido às suas flexibilidades, que respeitam os diferentes modos de compreender e expressar o conhecimento. E, com a articulação entre Geografia e Ciências, sob o paradigma da educação inclusiva, amplia-se a compreensão sobre os diferentes aspectos a respeito dos tipos de poluição, alterando as paisagens. O presente estudo teve como objetivo desenvolver um material didático, em formato de e-book, para trabalhar os tipos de poluição, a partir do DUA, destinado aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, com características atípicas e típicas. Baseado nos princípios dessa abordagem, o trabalho propôs sequências didáticas organizadas em torno dos tipos de poluição (atmosférica, hídrica e do solo), com a utilização dos sentidos na compreensão das paisagens poluídas em atividades multissensoriais, assegurando assim o acesso e a aprendizagem dos estudantes. Metodologicamente, foi utilizada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, estando embasada na pesquisa bibliográfica e, para a compreensão do Desenho Universal para a Aprendizagem, utilizaram-se as obras de Zerbato (2016; 2018); Sebastián-Heredero (2020); Meyer, Rose e Gordon (2021); Borges e Schmidt (2021). Para a poluição ambiental, dialogamos com Mano, Pacheco e Bonelli (2005) e Matos (2020). Na categoria paisagem, as contribuições surgem com os autores Santos (1988, 1996); Santos (2019); Nunes Filho e Salvador (2020); e Felício (2021). A interface da Geografia e a inclusão escolar deram-se a partir dos trabalhos de Roquejani (2018), Ercolin (2013) e Rocco (2016). Já na perspectiva de Geografia Escolar, nos embasamos com Filizola (2009); Castellar (2016, 2010, 2011, 2022); Cavalcanti (2010, 2019). E, para o estudo das Ciências, na perspectiva do Ensino Fundamental temos Machado e Siqueira (2020); Silva, Menezes e Siqueira (2023); e Souza (2024). Também ocorreu a pesquisa documental, que consistiu na análise de documentos oficiais, tais como Constituição Federal (1988), BNCC (2017), DCRN (2018) e dados do Ministério da Saúde (2023). Conclui-se que o material elaborado ressalta a viabilidade da integração entre o DUA, o ensino de Geografia e Ciências e a temática ambiental, favorecendo práticas inclusivas e multissensoriais. Além de promover maior engajamento e diversidade de expressão da aprendizagem, o estudo reforça a necessidade de continuidade das investigações, sobretudo no que se refere à avaliação de estratégias multissensoriais aplicadas a diferentes níveis da Educação Básica, consolidando um campo de pesquisa em expansão no ensino inclusivo de Geografia.
-
Mostrar Abstract
-
The increase in the diversity of cognitive profiles in elementary school classrooms transmits to the school the challenge of assuming pedagogical practices that recognize the multiple ways of learning. It is in this context that Universal Design For Learning (UDL) presents itself as a collaborator, due to its flexible pedagogical practices, which respect the different ways of understanding and expressing knowledge. And, with the articulation between geography and Sciences, under the paradigm of inclusive education, the understanding of the different aspects regarding the types of pollution, altering the landscapes, is expanded. The present study aims to develop a didactic material, in e-book format, to work on the types of pollution, from the Universal Design For Learning (DUA), for students in the 6th grade of Elementary School, with atypical and typical characteristics. Based on the principles of this methodology, the work proposes didactic sequences organized around the types of pollution (atmospheric, water and soil); the use of the senses in the understanding of polluted landscapes with multisensory activities and the exploration of multiple content formats (visual, oral, auditory, tactile). With inclusive pedagogical practices that ensure student access and learning, through the flexibility of objectives, techniques, materials and forms of assessment. Methodologically, the investigation is based on bibliographic research and, for the understanding of Universal Design for learning, the works of Meyer, Rose and Gordon (2021), and authors such as Araújo (2021); Bettio; Miranda; Schmidt (2021); Borges and Schmidt (2021); Marin and Braun (2020) and Zerbato (2016; 2018) will be used. Also seeking to use the article by Sebastián-Heredero (2020) on the guidelines of the DUA and Costa-Renders, Amara and Oliveira (2020) when investigating the DUA in inclusive education. Environmental pollution, such as Mano, Pacheco and Bonelli (2005) and Matos (2020). The landscape category with the Holy authors(1988, 1996, 2008, 2014); Nunes Filho E Salvador (2020), and Felício (2021). The interface of geography and school inclusion will be treated from the works of Roquejani (2018), Ercolin (2013) and Rocco (2016). From the perspective of school geography, we dialogue with Castellar (2016, 2010, 2011, 2022); Cavalcanti (2010, 2019) and Filizola (2009). And for the study of Science in the perspective of elementary education we have Machado and Siqueira (2020); Talia and Fontoura (2022); Silva,
Menezes and Siqueira (2023); Machado and Duarte (2024) and Souza (2024). Documentary research was also carried out, which consisted of the analysis of documents such as the Federal Constitution of 1988, the BNCC, the DCRN and INEP. It is expected that the material will contribute to overcoming pedagogical and curricular barriers, valuing cognitive plurality and expanding students ' analytical understanding of the relationships between society, nature and the impacts of pollution in the lived geographical space.
|
|
|
10
|
-
ADRIANA ALEXANDRE DA SILVA
-
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA GEOGRÁFICA: UMA PROPOSTA DE CARTILHA NO ENSINO FUNDAMENTAL (6o ANO)
-
Orientador : Pablo Sebastian Moreira Fernandez
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
Pablo Sebastian Moreira Fernandez
-
DIOGO MARÇAL CIRQUEIRA
-
Data: 31/10/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma Cartilha Digital voltada para a Educação Antirracista no ensino de Geografia, com ênfase no estudo das relações (e desigualdades) étnico-raciais no espaço escolar. A proposta busca compreender e problematizar as práticas espaciais dos alunos dentro de um currículo predominante eurocêntrico, evidenciando os limites e fronteiras das políticas afirmativas diante dos padrões socioculturais hegemônicos. A partir desta contextualização, a pesquisa adota o conceito de Educação Antirracista como eixo central, analisando o racismo estrutural e seus impactos na construção e circulação do conhecimento geográfico. Além disso, são exploradas estratégias pedagógicas que possibilitem uma abordagem crítica e reflexiva sobre as relações étnico-raciais, incentivando a valorização da diversidade e a construção de um ambiente educacional cidadão e eticamente humano. A Cartilha Digital proposta deve servir como um recurso pedagógico digital acessível, oferecendo subsídios teóricos e práticos para professores e alunos na desconstrução de estereótipos e na promoção de uma educação geográfica antirracista, contribuindo e efetivando práticas educacionais que enfrentem o racismo e promovam a justiça social no contexto escolar. A fundamentação teórica baseia-se em referências da Educação Geográfica, articulados com pesquisas e autores que tem investigado uma Educação Antirracista como CIRQUEIRA (2017), MUNANGA (2013), QUIJANO (2005, 2023), PINHEIRO (2023), RATTS (2010, 2023), SANTOS (2013), autores do Ensino de Geografia, além dos documentos, diretrizes e leis que fundamentam e norteiam a educação brasileira. Como metodologia adotada, tem se utilizado a pesquisa qualitativa de base colaborativa, com vivências no espaço escolar, produção e escrita coautoral com grupos focais (professores e estudantes), entrevistas e aplicação de um questionário semiestruturado em contextos do Ensino Fundamental em escolas públicas de Parnamirim-Rn. De modo a identificar as potencialidades e fragilidades da Cartilha Digital (qualidade, design, funcionalidade) ocorrerá a análise das impressões e falas sobre este produto educacional para o Ensino de Geografia, buscando compreender se a mesma orienta e fundamenta a luta contra o racismo na escola e na sala de aula.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to develop a Digital Booklet focused on Anti-Racist Education in the teaching of Geography, with emphasis on the study of ethnic-racial relations (and inequalities) in the school environment. The proposal seeks to understand and problematize students' spatial practices within a predominantly Eurocentric curriculum, highlighting the limits and boundaries of affirmative policies in the face of hegemonic socio-cultural patterns. From this contextualization, the research adopts the concept of Anti-Racist Education as its central axis, analyzing structural racism and its impacts on the construction and circulation of geographical knowledge. In addition, pedagogical strategies are explored that enable a critical and reflective approach to ethnic-racial relations, encouraging the valorization of diversity and the construction of a citizen and ethically humane educational environment. The proposed Digital Primer should serve as an accessible digital teaching resource, offering theoretical and practical support for teachers and students in deconstructing stereotypes and promoting anti-racist geographical education, contributing to and implementing educational practices that tackle racism and promote social justice in the school context. The theoretical foundation is based on references from Geographical Education, articulated with research and authors who have investigated Antiracist Education, such as CIRQUEIRA (2017), MUNANGA (2013), QUIJANO (2005, 2023), PINHEIRO (2023), RATTS (2010, 2023), SANTOS (2013), authors of Geography Teaching, as well as the documents, guidelines and laws that underpin and guide Brazilian education. The methodology adopted has been collaborative qualitative research, with experiences in the school space, co-authored production and writing with focus groups (teachers and students), interviews and the application of a semi-structured questionnaire in elementary school contexts in public and private schools in Natal-RN. In order to identify the potential and weaknesses of the Digital Primer (quality, design, functionality), we will analyze the impressions and speeches about this educational product for Geography Teaching, seeking to understand whether it guides and underpins the fight against racism at school and in the classroom.
|
|
|
11
|
-
MARIA ROSÂNGELA COSTA CHAVES
-
EXPLORANDO A MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR: O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO.
-
Orientador : EUGENIA MARIA DANTAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
EUGENIA MARIA DANTAS
-
EVANEIDE MARIA DE MELO
-
Data: 10/11/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Na área da Geografia, os jogos digitais configuram-se como ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem, deixando de ser apenas meios de entretenimento e passando a contribuir para a construção do conhecimento. Desde que elaborados com intencionalidade pedagógica e objetivos específicos, claros e bem definidos, esses jogos podem estimular o aprendizado por meio da curiosidade e da superação de desafios. Com base nessas considerações, esta pesquisa tem como objetivo apresentar um jogo digital intitulado Explorando o Agreste Potiguar, voltado para a disciplina de Geografia do 6º ano do ensino básico. Como referencial teórico, citamos autores relevantes, dentre os quais destacam-se Kishimoto (1994), Grando (2011), Morais e Castellar (2018) e Santos (1998). O jogo, em formato de labirinto e hospedado na plataforma digital Wordwall, está organizado com conteúdo que explora a dimensão regional a partir dos aspectos ambientais e econômicos-culturais da Mesorregião do Agreste Potiguar. Baseado na estratégia de identificação por meio de perguntas objetivas, o jogo desafia o estudante a encontrar o melhor caminho no labirinto para responder às questões relacionadas à região. Durante o percurso, o aluno deve desviar-se de “monstrinhos” que tentam impedir sua chegada ao destino correto. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta investigação baseiam-se em autores que discutem a importância dos jogos no contexto escolar, bem como em geógrafos que abordam o conceito de região e suas especificidades. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi precedido por pesquisas realizadas inicialmente por alunos e pela professora do 6º ano do ensino básico do Ideal Colégio e Curso, localizado na cidade de Santo Antônio/RN. Além disso, foi aplicada uma enquete em formato online, utilizando o Google Forms, com professores de Geografia, além de levantamento de informações em fontes secundárias. Essas etapas serviram de base para a construção do conhecimento que orientou a elaboração deste produto de mestrado: o jogo digital. Dessa forma, propõe-se que o jogo funcione como uma ferramenta de ensino-aprendizagem na educação, auxiliando professores no ensino do conceito de Região, considerando a realidade onde se encontram a escola, os discentes e os docentes.
-
Mostrar Abstract
-
In the field of Geography, digital games are configured as tools for the teaching-learning process, moving beyond mere entertainment and contributing to the construction of knowledge. When designed with pedagogical intentionality and clear, well-defined objectives, these games can stimulate learning through curiosity and the overcoming of challenges. Based on these considerations, this research aims to present a digital game titled Exploring the Agreste Potiguar, aimed at the Geography subject for 6th grade of basic education. As a theoretical framework, we cite relevant authors, among whom Kishimoto (1994), Grando (2011), Morais and Castellar (2018), and Santos (1998) stand out. The game, in a maze format and hosted on the digital platform Wordwall, is organized with content that explores the regional dimension based on environmental and socio-economic-cultural aspects of the Mesoregion of Agreste Potiguar. Using an identification strategy through objective questions, the game challenges students to find the best path within the maze to answer questions related to the region. Along the way, the student must avoid “little monsters” that try to prevent them from reaching the correct destination. The theoretical assumptions underpinning this investigation are based on authors who discuss the importance of games in the school context, as well as geographers who address the concept of region and its specificities. Regarding the methodological procedures, the study was preceded by research initially conducted by students and the 6th-grade teacher at Ideal Colégio e Curso, located in the city of Santo Antônio/RN. Additionally, an online survey was conducted using Google Forms with Geography teachers, along with the collection of information from secondary sources. These steps served as the foundation for the knowledge that guided the development of this master's project: the digital game. Thus, it is proposed that the game functions as a teaching-learning tool in education, assisting teachers in teaching the concept of Region, considering the reality of the school, students, and teachers.
|
|
|
12
|
-
MERCIA CARLA DA SILVA PEREIRA
-
O JOGO “TRILHAS DE UM VAQUEIRO NO SERTÃO DE CAICÓ” NA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: possibilidades para uma aprendizagem interativa na geografia escolar do Ensino Fundamental – Anos Inicial.
-
Orientador : DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE WILDNER THEVES
-
DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
-
JADER JANER MOREIRA LOPES
-
Data: 10/12/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Na contemporaneidade, há a necessidade de que a Geografia Escolar seja abordada por meio de estratégias metodológicas e do uso de recursos didáticos que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades cartográficas, importantes para a construção do raciocínio geográfico durante o processo educativo. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver e validar um jogo educativo analógico que estimule a compreensão dos objetos de conhecimento relacionados à cartografia escolar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os objetivos específicos foram: (a) caracterizar a Geografia Escolar no contexto do Ensino Fundamental - Anos Iniciais; (b) analisar o conceito de lugar na Educação Básica; e (c) relacionar a alfabetização cartográfica ao jogo educativo “Trilhas de um Vaqueiro no Sertão de Caicó”, voltado para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Cavalcanti (2019), Passini (2012), Callai (2004), Castrogiovanni (2000), Oliveira (2023), Santos (2006), Tuan (2015), Kishimoto (1999), entre outros, que discutem o ensino da cartografia no início da Educação Básica, a alfabetização cartográfica, a categoria lugar e o uso de jogos como recurso didático. Além disso, também realizou-se uma análise documental dos documentos orientadores do currículo no Brasil, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e no estado do Rio Grande do Norte, pelo Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte (DCERN). A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, e para o desenvolvimento do jogo cartográfico foram seguidas cinco etapas: pesquisa, concepção, planificação, implementação e avaliação. A validação da pesquisa foi realizada com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, localizada na zona oeste da área urbana do município de Caicó/RN. Dentre os resultados, destaca-se o jogo educativo intitulado “Trilhas de um Vaqueiro no Sertão de Caicó” e a sequência didática que orienta as práticas docentes e deu suporte aos estudantes durante seu processo de aprendizagem, enriquecendo a prática pedagógica dos professores. Constatou-se que o recurso didático desenvolvido potencializa a aprendizagem de habilidades necessárias à alfabetização cartográfica e desperta o interesse, motivando os estudantes por meio da interatividade e da ludicidade proporcionadas.
-
Mostrar Abstract
-
In contemporary times, there is a need for School Geography to be addressed through methodological strategies and the use of teaching resources that can contribute to the development of cartographic skills, important for the construction of geographic reasoning during the educational process. In this sense, the present research aimed to develop and validate an analog educational game that stimulates the understanding of the objects of knowledge related to school cartography in Elementary Education – Early Years. The specific objectives were: (a) to characterize School Geography in the context of Elementary Education – Early Years; (b) to analyze the concept of place in Basic Education; and (c) to relate cartographic literacy to the educational game “Trilhas de um Vaqueiro no Sertão de Caicó,” aimed at students of the 5th grade of Elementary Education. Methodologically, the investigation consisted of bibliographic research based on authors such as Cavalcanti (2019), Passini (2012), Callai (2004), Castrogiovanni (2000), Oliveira (2023), Santos (2006), Tuan (2015), Kishimoto (1999), among others, who discuss the teaching of cartography at the beginning of Basic Education, cartographic literacy, the category of place, and the use of games as a didactic resource. In addition, a documentary analysis was also carried out of the curriculum guiding documents in Brazil, based on the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and in the state of Rio Grande do Norte, on the Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte (DCERN). The research was conducted through a qualitative, exploratory approach, and for the development of the cartographic game five stages were followed: research, conception, planification, implementation, and evaluation. The validation of the research was carried out with 5th grade students of the Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, located in the western zone of the urban area of the municipality of Caicó/RN. Among the results, the educational game entitled “Trilhas de um Vaqueiro no Sertão de Caicó” and the didactic sequence that guides teaching practices and supported the students during their learning process stand out, enriching the pedagogical practice of the teachers. It was found that the didactic resource developed enhances the learning of skills necessary for cartographic literacy and awakens interest, motivating the students through the interactivity and the playfulness provided
|
|
|
13
|
-
ANOAN DE ARAÚJO MEDEIROS
-
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: O USO DOS VIDEOCASTS PARA TRABALHAR AS TEMÁTICAS DA GLOBALIZAÇÃO NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
-
Orientador : DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
-
JUSSARA FRAGA PORTUGAL
-
LEANDRO VIEIRA CAVALCANTE
-
Data: 12/12/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Geografia Escolar evidencia a necessidade de transformações nas práticas pedagógicas que ultrapassem o uso meramente instrumental. No ensino de Geografia, essas tecnologias podem favorecer práticas conectadas às vivências digitais dos estudantes e ao desenvolvimento do raciocínio geográfico a partir de uma análise crítica do espaço, sobretudo quando articuladas à linguagem audiovisual. Esta pesquisa teve como objetivo elaborar um guia didático para a produção de videocasts sobre a temática da globalização, destinado às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de diretrizes da BNCC e do DCRN. Além disso, buscou-se aplicar o produto educacional em uma amostragem de estudantes do campo empírico da investigação. A problemática se relaciona à necessidade de aproximar o ensino de Geografia das experiências digitais dos estudantes, enfrentando desafios como a dispersão em sala de aula, a superação do uso meramente instrumental das TDICs e a carência de estudos sobre os impactos dos videocasts na construção dos conhecimentos geográficos. O uso desse recurso mostra-se promissor e potente, por integrar som, imagem e conteúdo, dialogando com diferentes perfis de estudantes e favorecendo tanto o protagonismo discente quanto o raciocínio geográfico. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em Minayo (2014), por considerar aspectos relacionados a significados, valores e práticas sociais no contexto educacional. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a documental. O embasamento teórico-conceitual contempla autores que discutem o ensino de Geografia e a Geografia Escolar (Cavalcanti, 2003, 2012, 2024; Callai, 2005; Castrogiovanni, 2007; Costa e Ianni, 2018, entre outros), tecnologias educacionais (Moran, 2007; Kenski, 2012; Silva e Canto, 2021), TDICs (Lévy, 1999; Couto, 2014; Pereira e Schuhmacher, 2021), globalização (Santos, 2010 e outros) e o uso de podcasts e videocasts na educação (Canavilhas, 2001; Foschini, 2018; Rosa, 2022). Em relação aos documentos, o estudo se apoia na BNCC (2018) e no DCRN/EF (2018), com foco nos objetos de conhecimento e nas habilidades relacionadas à globalização para o 9º ano. Os resultados indicam que o videocast se configura como uma possibilidade promissora e potente de práticas pedagógicas capazes de mediar aprendizagens significativas e contribuir para a construção de um raciocínio geográfico consistente. Nessa perspectiva, o produto educacional também se mostrou eficaz ao ampliar o repertório e as possibilidades pedagógicas dos docentes, oferecendo um material que auxilia a discussão da globalização no ensino fundamental, promove a integração das TDICs ao cotidiano escolar, rompe com o uso meramente instrumental das tecnologias e valoriza a autonomia e o protagonismo
-
Mostrar Abstract
-
The presence of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in School Geography highlights the need for transformations in pedagogical practices that go beyond merely instrumental use. In Geography teaching, these technologies can foster practices connected to students’ digital experiences and to the development of geographical reasoning through critical analysis of space, especially when articulated with audiovisual language. This research aimed to design a didactic guide for the production of videocasts on the theme of globalization, intended for 9th-grade classes in middle school, based on the guidelines of the BNCC and the DCRN. In addition, it sought to implement the educational product in a sample of students from the empirical field of the investigation. The problem addressed relates to the need to bring Geography teaching closer to students’ digital experiences, tackling challenges such as classroom distraction, the predominance of purely instrumental use of DICTs, and the lack of studies on the impacts of videocasts on the construction of geographical knowledge. The use of this resource proves to be promising and powerful, as it integrates sound, image, and content, engaging with different student profiles and fostering both student protagonism and geographical reasoning. The research adopts a qualitative approach, grounded in Minayo (2014), by considering aspects related to meanings, values, and social practices in the educational context. Methodologically, bibliographical and documentary research were carried out. The theoretical-conceptual framework includes authors who discuss Geography teaching and School Geography (Cavalcanti, 2003, 2012, 2024; Callai, 2005; Castrogiovanni, 2007; Costa & Ianni, 2018, among others), educational technologies (Moran, 2007; Kenski, 2012; Silva & Canto, 2021), DICTs (Lévy, 1999; Couto, 2014; Pereira & Schuhmacher, 2021), globalization (Santos, 2010, among others), and the use of podcasts and videocasts in education (Canavilhas, 2001; Foschini, 2018; Rosa, 2022). Regarding documents, the study draws on the BNCC (2018) and the DCRN/EF (2018), focusing on the knowledge objects and skills related to globalization for the 9th grade. The results indicate that the videocast represents a promising and powerful possibility for pedagogical practices capable of mediating meaningful learning and contributing to the construction of consistent geographical reasoning. From this perspective, the educational product also proved effective in broadening teachers’ repertoire and pedagogical possibilities, offering material that supports the discussion of globalization in middle school, promotes the integration of DICTs into the school routine, breaks with the merely instrumental use of technologies, and enhances students’ autonomy and protagonism, with Geography playing an indispensable role in civic education.
|
|
|
14
|
-
GIRLANE DE LIMA SANTOS
-
ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES COM TDAH NAS ESCOLAS DE MARACANAÚ: GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : IAPONY RODRIGUES GALVAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
-
IAPONY RODRIGUES GALVAO
-
TANIA VICENTE VIANA
-
Data: 15/12/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O princípio da inclusão no processo de ensino-aprendizagem apresenta-se como um elemento fundamental das práticas educacionais contemporâneas. Incluir pressupõe considerar a diversidade e as particularidades dos sujeitos no ambiente escolar, realizando ações que facilitem a aprendizagem de todos, sobretudo daqueles que possuem necessidades educacionais especiais, como os alunos com TDAH. O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico, caracterizado por sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade, podendo ocasionar prejuízos de âmbito emocional, interpessoal, acadêmico, profissional entre outros. Sob esse enfoque, ao situar a discussão no campo do ensino da Geografia Escolar, este trabalho tem como objetivo a elaboração de um guia didático-pedagógico com orientações e estratégias de ensino, considerando a aprendizagem desse público discente nos sextos anos do Ensino Fundamental. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, por entender que a construção do conhecimento sobre o objeto de estudo ocorre durante todo o processo de investigação, promovendo maior familiaridade com o fenômeno investigado (Gil, 2002; Marconi e Lakatos, 2003). Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica visou o levantamento de informações acerca dos temas norteadores da investigação: a) TDAH (Barkley, 2024; Braga, 2023; DuPaul e Storner, 2007); b) Inclusão Escolar (Mantoan, 2011 e 2015; Correia, 2008; Glat e Oliveira, 2003), c) Ensino de Geografia e a Geografia Escolar (Castellar e Vilhena, 2023; Cavalcanti, 2012, 2013, 2019; Pontuscha, Paganelli e Cacete, 2009); d) interseção entre o ensino de Geografia e Inclusão (Silva e Alves, 2023; Montenegro e Ribeiro, 2016); e) orientações técnicas e pedagógicas para elaboração do guia (Libâneo, 2013; Oliveira, 2013; Zaballa,1998; Rangel, Delcarro e Oliveira, 2019). Além disso, foi realizado o estado da arte sobre o ensino de Geografia para alunos com TDAH, tomando como referência as produções acadêmicas sobre o assunto nos últimos dez anos (2015-2024). Com relação à pesquisa documental, buscou-se interpretar os documentos oficiais que versam sobre inclusão escolar no Brasil (Brasil, 1988, 1996, 2008, 2015, 2021), e ainda sobre o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017) e a Base Curricular de Maracanaú – BCM (Maracanaú, 2019). A etapa da pesquisa de campo consistiu na aplicação de entrevistas com seis professores de Geografia e com representante da Secretaria de Educação de Maracanaú. Os dados foram interpretados seguindo o método de análise de conteúdo de Bardin (2015), com pré-análise, exploração do material e tratamento e interpretação dos resultados. Os aportes da pesquisa ofereceram embasamento para a elaboração do material textual TDAH: Guia didático-pedagógico para professores de Geografia. O produto da investigação ancorou-se em situações reais do cotidiano pedagógico, oferecendo subsídios teórico-metodológicos capazes de ampliar as possibilidades do ensino inclusivo da Geografia Escolar. O recurso contempla esclarecimentos sobre as características comportamentais e cognitivas do TDAH, aliados a sugestões de estratégias de mediação pedagógica e situações didáticas, de caráter referencial. Configura-se, assim, como um apoio ao professor, com vistas a contribuir para a dinamização do processo de ensino- aprendizagem de Geografia para todos os estudantes, essencialmente para aqueles diagnosticados com TDAH.
-
Mostrar Abstract
-
The principle of inclusion in the teaching-learning process is a fundamental element of contemporary educational practices. Inclusion presupposes considering the diversity and particularities of individuals in the school environment, implementing actions that facilitate learning for all, especially those with special educational needs, such as students with ADHD. ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder) is a neurobiological disorder characterized by symptoms of inattention, impulsivity, and hyperactivity, which can lead to emotional, interpersonal, academic, and professional impairments, among other things. From this perspective, by situating the discussion within the field of school geography teaching, this work aims to develop a didactic-pedagogical guide with guidelines and teaching strategies, considering the learning of this population of students in the sixth grade of elementary school. For this purpose, a qualitative and exploratory research approach was conducted, understanding that the construction of knowledge about the object of study occurs throughout the research process, promoting greater familiarity with the phenomenon under investigation (Gil, 2002; Marconi and Lakatos, 2003). The methodological procedures involved bibliographic, documentary, and field research. The bibliographic research aimed to gather information about the guiding themes of the investigation: a) ADHD (Barkley, 2024; Braga, 2023; DuPaul and Storner, 2007); b) School Inclusion (Mantoan, 2011 and 2015; Correia, 2008; Glat and Oliveira, 2003), c) Teaching Geography and School Geography (Castellar and Vilhena, 2023; Cavalcanti, 2012, 2013, 2019; Pontuscha, Paganelli and Cacete, 2009); d) intersection between the teaching of Geography and Inclusion (Silva and Alves, 2023; Montenegro and Ribeiro, 2016); e) technical and pedagogical guidelines for preparing the guide (Libâneo, 2013; Oliveira, 2013; Zaballa, 1998; Rangel, Delcarro and Oliveira, 2019). Furthermore, a state-of-the-art study was conducted on teaching Geography to students with ADHD, taking as a reference the academic productions on the subject over the last ten years (2015-2024). Regarding documentary research, we sought to interpret official documents dealing with school inclusion in Brazil (Brazil, 1988, 1996, 2008, 2015, 2021), as well as on the teaching of Geography in the final years of Elementary School, such as the National Common Curricular Base - BNCC (Brazil, 2017) and the Maracanaú Curricular Base - BCM (Maracanaú, 2019). The field research stage consisted of interviews with six Geography teachers and a representative of the Maracanaú Department of Education. The data were interpreted following Bardin's (2015) content analysis method, with pre-analysis, exploration of the material, and treatment and interpretation of the results. The research findings provided the basis for the development of the text "ADHD: A Didactic- Pedagogical Guide for Geography Teachers." The research product was anchored in real-life situations from everyday teaching, offering theoretical and methodological insights capable of expanding the possibilities for inclusive teaching of School Geography. The resource includes clarification on the behavioral and cognitive characteristics of ADHD, along with suggestions for pedagogical mediation strategies and teaching situations, all of which are referential in nature. It thus serves as a support resource for teachers, aiming to contribute to the dynamization of the Geography teaching-learning process for all students, especially those diagnosed with ADHD.
|
|