|
Dissertações |
|
1
|
-
KUERÔNSO KLÉVESSON RÊGO DE QUEIROZ
-
A GEOGRAFIA ESCOLAR E O AGRÁRIO: O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DA FORMAÇÃO CIDADÃ
-
Orientador : CELSO DONIZETE LOCATEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CELSO DONIZETE LOCATEL
-
EUGENIA MARIA DANTAS
-
NÚBIA DIAS DOS SANTOS
-
Data: 27/03/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Desde a sua inserção como disciplina escolar, no início do século XIX, a Geografia tinha como principal objetivo, formar cidadãos. Ao longo da sua trajetória, novos direcionamentos foram tomados, e a mesma deixou de ser uma ciência meramente descritiva, assumindo uma postura crítica e reflexiva. Os conteúdos trabalhados em sala de aula deveriam assumir um caráter transformador, permitindo a construção do pensamento geográfico. Diretrizes Nacionais estabeleceram parâmetros que norteariam a abordagem dos conteúdos da disciplina. A formação docente, juntamente com a prática de sala de aula, deverá aproximar a universidade e a escola, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem, assim como a formação cidadã. A presente dissertação tem por finalidade analisar a abordagem dos temas de Geografia Agrária no ensino básico de 6º ao 9º ano e ensino médio da rede pública de ensino na cidade do Natal/RN, assim como sua contribuição para construção do pensamento geográfico e formação cidadã. Para atingir esse objetivo, adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, análise de documentos oficiais que norteiam o ensino no país como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, análise do livro didático e entrevista com os docentes da rede pública de ensino. A mesma está estruturada em três capítulos, os quais analisam: Os temas de Geografia Agrária no ensino básico; Os professores de geografia do ensino básico da rede pública de Natal e suas relações com os PCNs, a Base Nacional Comum Curricular e o Programa Nacional do Livro Didático, e por fim, o ensino de geografia agrária na rede pública de ensino básico de Natal: práticas e possibilidades, que além de tratar dos temas da Geografia Agrária, irá propor um conjunto de sequências didáticas para o ensino de Geografia. Com a realização desse trabalho constatou-se que mesmo com as diretrizes e reformas para o ensino no país, ainda persistem algumas lacunas no ensino da Geografia Agrária, exigindo do professor a atenção necessária em fomentar a problematização e reflexão das questões que envolvem o campo, assim como a construção de uma postura e mentalidade cidadã e reflexiva por parte dos alunos.
-
Mostrar Abstract
-
Since its insertion as a school discipline, at the beginning of the nineteenth century, the Geography had as its main objective, to form citizens. Throughout its trajectory, new directions have been taken, and it has ceased to be a merely descriptive science, assuming a critical and reflective posture. The contents worked in the classroom should take on a transforming character, allowing the construction of geographic thought. National Guidelines established parameters that would guide the content of the subject. Teacher training, together with classroom practice, should join the university with the school, resorting the teaching and learning process, as well as the citizen training. The purpose of this dissertation is to analyze the approach of the themes of Agrarian Geography in primary education from 6th to 9th grade and high school in Natal, in Rio Grande do Norte, as well as its contribution to the construction of geographic thought and citizen education. In order to reach this objective, methodological procedures were adopted for bibliographical research, analysis of official documents that guide the teaching in the country as the National Curricular Parameters (NCPs) and the National Curricular Common Base (NCCB), analysis of the didactic book and interview with the teachers of the public network of teaching. It is structured in three chapters, which will analyze: The themes of Agrarian Geography in basic education; The teachers of basic education geography from the public Natal network and its relations with NCPs, NCCB and the National Didatic Book Program; and finally, the teaching of agrarian geography in the public basic education network from Natal: practices and possibilities, which besides addressing the themes of Agrarian Geography, will propose a set of didactic sequences for the teaching of Geography. With the realization of this work, it was observed that even with the guidelines and reforms for education in the country, there are still some gaps in the teaching of Agrarian Geography, demanding from the teacher the necessary attention in fomenting the problematization and reflection of the questions that involve the field, as well as the construction of a posture and citizen mentality and reflexive on the part of the students.
|
|
2
|
-
MARIA DA CONCEIÇÃO DA PAZ SILVA
-
PROPOSIÇÕES DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: A TEMÁTICA INDÍGENA NA GEOGRAFIA ESCOLAR.
-
Orientador : IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CÍCERO NILTON MOREIRA DA SILVA
-
HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
-
IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
-
Data: 29/03/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O ensino da Geografia, acompanhando a trajetória da Educação, absorve demandas propostas pelo sistema de ensino e pela sociedade, direta ou indiretamente, tornando necessário pensar e discutir sobre a inclusão, sistematização e operacionalização de temáticas que se evidenciam importantes, cuja inserção no currículo se efetiva por exigência da legislação vigente. Nessa tessitura, destaca-se a temática indígena, que embora já seja contemplada no currículo da disciplina Geografia, reivindica uma maior atenção, sobretudo na área das Ciências Humanas e Linguagens. Neste trabalho, buscou-se investigar como a temática indígena se insere no ensino da disciplina Geografia no Ensino Médio. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada objetivou analisar o contexto no qual a temática em pauta se inseriu como tópico de conteúdo da disciplina Geografia; evidenciar os principais marcos normativos da Educação brasileira - LDB, PCNs, BNCC, bem como o novo Documento Curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Norte e os editais do PNLD antes e depois da promulgação da Lei 11.645/2008; examinar as coleções de Geografia aprovadas no edital do PNLD 2018, verificando o conteúdo dos livros a luz dos critérios de avaliação do referido edital, e elaborar proposições de sequências didáticas, contemplando a temática indígena, voltadas para o ensino de Geografia no Ensino Médio, sendo este material didático o produto resultante desse esforço de produção técnica e intelectual. Portanto, os resultados desse itinerário de pesquisa estão expostos no Relatório Técnico-Científico e no material didático textual, em anexo, o qual sistematiza uma visão da temática indígena para além do livro didático, sugerindo sequências didáticas que podem ser adaptadas pelo professor no decurso de sua práxis. A Geografia visa a compreensão das transformações do espaço geográfico como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. Sendo assim, se destaca como uma disciplina que tem amplo potencial para o ensino da temática indígena, discutindo aspectos de diferentes naturezas, desde subtemas que versam sobre etnia, distribuição no território, demarcação de terras, relação com o meio, modo de vida, bem como os processos conflituosos envolvidos na luta pela terra e na reivindicação de seus direitos.
-
Mostrar Abstract
-
The teaching of Geography, accompanying the Education trajectory, absorbs demands proposed by the education system and society, directly or indirectly, making it necessary to think about and discuss the inclusion, systematization and operationalization of themes that are important, whose insertion in the curriculum effective as required by current legislation. In this tessitura, the indigenous theme is highlighted, although it is already contemplated in the curriculum of the Geography discipline, it demands a greater attention, especially in the area of Human Sciences and Languages. In this work, we sought to investigate how the indigenous theme is inserted in the teaching of the discipline Geography in High School. From this perspective, the research carried out was aimed at analyzing the context in which the subject matter was inserted as a topic of content of the discipline Geography; to highlight the main normative milestones of the Brazilian Education - LDB, PCNs, BNCC, as well as the new Curriculum Document of the High School of Rio Grande do Norte and the edicts of PNLD before and after the promulgation of Law 11.645 / 2008; to examine the collections of Geography approved in the 201LD PNLD, verifying the contents of the books in light of the evaluation criteria of the mentioned bid, and elaborating propositions of didactic sequences, contemplating the indigenous theme, geography teaching in the High School, being this didactic material the product resulting from this effort of technical and intellectual production. Therefore, the results of this research itinerary are set out in the Technical-Scientific Report and in the accompanying text-based textbook, which systematizes a vision of the indigenous theme in addition to the textbook, suggesting didactic sequences that can be adapted by the teacher in the course of his praxis. Geography aims at understanding the transformations of geographic space as a product of socioeconomic and cultural relations of power. Therefore, it stands out as a discipline that has ample potential for teaching indigenous subjects, discussing aspects of different natures, from sub-themes that deal with ethnicity, distribution in the territory, land demarcation, relation with the environment, way of life, well such as the conflictive processes involved in the struggle for land and the claim of their rights.
|
|
3
|
-
ANDRÉ ELIAS DE OLIVEIRA NÓBREGA
-
A CONSTRUÇÃO E A APLICAÇÃO DO JOGO “EXPEDIÇÃO PELO RELEVO POTIGUAR”: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA ESCOLAR
-
Orientador : ADRIANO LIMA TROLEIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ
-
MARIA CRISTINA CAVALCANTI ARAÚJO
-
Data: 21/06/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos.
-
Mostrar Abstract
-
The present study aims to present and analyze the process of construction and application of the game "Expedition by the Potiguar Relief", as well as its contributions to the development of skills and abilities that facilitate the teaching and learning of Geography in High School. The proposal of construction and application of said game, developed as a didactic resource, to approach the theme related to the relief of Rio Grande do Norte, comes from observations and practices experienced teachers and was based on the theoretical and methodological conceptions of Significant Learning Theory and by the experiences of other theorists who discuss the teaching-learning process, the use of didactic games and the teaching of Geography. In relation to the methodological procedures, the structuring and the applications of the game were preceded and subsidized by bibliographical researches and the realization of observations and expositive dialogues classes in two high school classes of a state public school in the city of Natal/RN. After the applications, the data obtained were systematized according to the impressions of the teacher and the students, allowing to verify and analyze the potential contributions of the game to the teaching-learning process in Geography. Thus, based on results and experiences during the applications, we consider that the game "Expedition through the Potiguar Relief" has shown to be a collaborative and immersive didactic resource, which enables the teacher to direct the learning process and to measure, through the development of skills and skills, the assimilation of the geographical knowledge by the students.
|
|
4
|
-
NEIMARA COSTA DE LIMA SANTOS
-
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO CONCEITO DE PAISAGEM EM GEOGRAFIA ATRAVÉS DO DESENHO: Manual de Desenho para o Ensino de Paisagem e Caderno Pedagógico com Orientações ao Professor.
-
Orientador : TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLAVIA SPINELLI BRAGA
-
SANDRA KELLY DE ARAUJO
-
TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
-
Data: 19/11/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Constatações resultantes da experiência profissional revelam que estudantes do Ensino Fundamental apresentam dificuldades em assimilar conceitos-chave da Geografia e, especificamente, aquele relativo à paisagem. Com base nesse antecedente definimos como problema de investigação responder: a representação gráfica através do desenho constitui estratégia eficaz para o ensino do conceito de paisagem para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental? Como objetivo geral definimos: apresentar a proposta de um manual instrucional de desenho acompanhado de um caderno para o professor, ambos contendo orientações teórico-metodológicas sobre o conceito de paisagem para utilização no 6° ano do Ensino Fundamental, que contemple aspectos do ensino e da aprendizagem escolar desta categoria geográfica. A investigação teve aporte em três procedimentos: a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa exploratória. A pesquisa bibliográfica tentou dar conta do estado da arte acerca dos estudos sobre categorias geográfica e de análise, a paisagem e o desenho, tomando como referência Santos (1997), Callai (2010), Miranda (2005), Pillar (2012), Almeida (2014) e Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009). A análise documental encampou o Projeto Político Pedagógico da escola campo de investigação e documentos do arquivo da Escola Municipal Raimundo Pelópidas de Araújo, localizada na cidade de Russas-CE, o que possibilitou a organização de informações que levaram a caracterização da instituição educativa, e a definição do perfil dos alunos participantes desse estudo. A pesquisa exploratória, a partir da estratégia de diagnóstico de domínio de conhecimentos, Mapa Falado, possibilitou validar o desenho como estratégia para o ensino de paisagem. Os dados coletados, sistematizados e analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977), apresentaram a paisagem do cotidiano do aluno, expressa através da linguagem gráfica, possibilitando constatar a potencialidade do desenho como recurso para o ensino. Os resultados nos permitiram responder afirmativamente a questão de pesquisa proposta, ao demonstrar a eficácia da estratégia do desenho como procedimento didático-pedagógico eficaz, o que nos direcionou para a elaboração do Manual de Desenho para o Ensino de Paisagem, acompanhado do Caderno Pedagógico com Orientações ao Professor. Esse estudo, ancorado na investigação e elaboração de produtos educacionais construídos como produto final de trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional, coloca em evidência o GEOPROF como um programa de pós-graduação que oportuniza o professor que está no ensino básico a diversificar a sua prática através do contato com novas metodologias de ensino.
-
Mostrar Abstract
-
Findings resulting from professional experience reveal that students of Elementary School have difficulties in assimilating key concepts of Geography, and specifically the one related to the landscape. Based on this antecedent, we defined as a research problem to answer: Is the graphic representation through drawing an effective strategy for the teaching of the landscape concept for 6th grade students? As a general objective we define: Present the proposal of an instructional manual of drawing, accompanied by a notebook for the teacher, both containing theoretical and methodological guidelines on the concept of landscape for use in the 6th year of elementary education, which includes aspects of teaching and school learning of this geographical category. The research has contributions in three procedures: the bibliographical research, the documentary analysis and the exploratory research. The bibliographical research tries to give an account of the state of the art about the studies on geographic categories and of analysis, landscape and drawing, taking as reference Santos (1997), Callai (2010), Miranda (2005), Pillar (2012), Almeida (2014) and Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009). The documentary analysis, embarked on the Pedagogical Political Project of the research field school and documents of the archive of the Raimundo Pelópidas de Araújo Municipal School, located in the city of Russas-CE, which allowed the organization of information that led to the characterization of the educational institution, and the definition of the profile. of the students participating in this study. Exploratory research, based on the knowledge domain diagnostic strategy, Mapa Falado, made it possible to validate design as a strategy for landscape teaching. The data collected, systematized and analyzed through content analysis by Bardin (1977), presented the student's daily landscape, expressed through graphic language, making it possible to verify the potentiality of drawing as a resource for teaching. The results allowed us to answer the proposed research question in the affirmative, by demonstrating the effectiveness of the design strategy as an effective didactic-pedagogical procedure, which led us to the elaboration of the Drawing Manual for Landscape Teaching, accompanied by the Pedagogical Notebook with Orientations. to the teacher. This study, anchored in the research and development of educational products built as the final product of the professional master's degree completion work, highlights GEOPROF as a postgraduate program that enables the teacher in elementary school to diversify his / her practice through contact with new teaching methodologies.
|
|
5
|
-
MARCELO RODRIGUES ROBERTO
-
O VÍDEO COMO LINGUAGEM NO ESTUDO DA PAISAGEM: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BAIRRO DO ALECRIM – NATAL/RN
-
Orientador : PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
EUGENIA MARIA DANTAS
-
FLAVIANA GASPAROTTI NUNES
-
Data: 05/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A paisagem é um dos conceitos fundamentais da Geografia, e no que concerne à Educação, trata-se de um conteúdo que se amplia ao longo da trajetória escolar, dado que potencializa desdobramento de sentidos e significados, participando da construção de saberes e conhecimentos geográficos dos alunos. Asim, como forma de consolidar processos de ensino-aprendizagem acerca da paisagem, nos valemos neste trabalho da linguagem videográfica, tão presente no cotidiano de alunos e professores visto seu acelerado avanço técnico e alcance dado a popularização do cinema, e que permitem hoje em dia, sobretudo aos jovens, um protagonismo nessa linguagem como produtor, editor e difusor de produtos audiovisuais. Diante deste cenário, nos indagamos sobre de que modo os telefones celulares (e suas câmeras digitais) vêm transformando os hábitos, a cultura e os modos de aprender-ensinar tanto da escola, quanto das culturas jovens. Assim, uma questão nos orienta. De que modo a linguagem videográfica pode possibilitar ao professor de Geografia a promoção de caminhos educativos, na construção e compartilhamento de saberes espaciais? Tomando por base esse questionamentos o presente trabalho,se organiza da seguinte maneira: primeiramente, realiza um estudo sobre o conceito de paisagem na Geografia, e assim suas reverberações no Ensino de Geografia, em um contexto educacional estabelecido: o Instituto Padre Miguelinho, instituição pública de Ensino Médio centenária, localizada no bairro do Alecrim, Natal/RN. Um segundo passo se deu com a realização de um estudo teórico e técnico acerca da linguagem videográfica, que deu aporte para a realização de oficinas de vídeos (poéticas e técnicas) e de experimentações audiovisuais com grupos de alunos da 3ª série desta instituição, direcionadas para o estudo da paisagem em Geografia: a escolha se deu pelo Alecrim, bairro da cidade que configura o “entorno” da escola e um dos locais mais antigos da cidade, povoado por memórias, histórias, marcas da cultura, lugares de cotidianos e trajetórias de vida relevantes para o estudo das paisagens pelos alunos. O terceiro momento, se dá como a análise crítica do processo de ensino-aprendizagem a partir dos dados coletados na aplicação de questionários, entrevistas e conversas acerca dos processos de experimentação, além das impressões dos alunos acerca da compreensão do conceito de paisagem e da exibição do vídeo em uma mostra de Artes na escola. Como produtos finais que ampliam o estudo teórico, a dissertação traz a Oficina de Linguagem Videográfica (com os planos de aula e orientações didáticas), o roteiro e ficha técnica do mini-documentário, além do vídeo produzido pelos alunos, intitulado "Praça Gentil Ferreira".
-
Mostrar Abstract
-
The landscape is one of the fundamental concepts of geography and also present in other areas of knowledge, such as architecture and art, as far as Education is concerned, it is a concept that is linked to various contents and themes, thus being trajectory, a term of potential unfolding in other senses and tends to inspire diverse interpretations helping in the construction of knowledge and knowledge. On the other hand, in addition to the languages already used in the school as the writing, the image, especially from the use of the videographic language, starts to stand out more and more in the daily life of students and teachers mainly through the accelerated technical advance that has the poorest classes, especially the young populations, of objects that not long ago only the audiovisual industry and socially privileged groups among the populations had access, that is, videographic language through the popularization of mobile phones and digital cameras have been transforming in what way habits, culture and above all, ways of learning and teaching both in school space and beyond? In what ways can the geography teacher use this language to promote learning and guide the construction of knowledge? How can conceptual learning, especially with regard to landscape, occur from the use and its relations with videographic language? Based on these questions the present work presents a brief study about the concept of landscape in geography, the emergence, presence and influence of videographic language in society and especially in the educational sphere and how the language was used in a public institution in the city of Natal / RN, namely the Padre Miguelinho Institute, based on a brief theoretical study, the execution of workshops (practical application) and the use of this language from experiments by groups of students of a class of the third series of this institution, in particular emphasizing the study of landscapes and learning outside the school space, namely, Alecrim, the old quarter of the city and where the school unit is located.
|
|
6
|
-
ROSEANE RICHELE DE MEDEIROS
-
TESSITURAS E PERSPECTIVAS DO SABER RELIGIÃO NO ENSINO ESCOLAR DE GEOGRAFIA
-
Orientador : DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
-
ROSALVO NOBRE CARNEIRO
-
SANDRA KELLY DE ARAUJO
-
Data: 05/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O ensino de Geografia busca constantemente promover a produção de conhecimentos e o debate acerca de diversos saberes, dentre estes o da religião. Entretanto, o saber religião não é destacadamente tratado em aulas de Geografia, enquanto fator importante para o entendimento da produção do espaço geográfico. Assim, objetivamos apreender a abordagem do saber religião no ensino escolar de Geografia, propondo estratégias metodológicas para se trabalhar a relação entre espaço e religião. Toda a discussão que realizamos é fundamentada nos caminhos da interdisciplinaridade, considerando conhecimentos de outras disciplinas, como a História e a Sociologia. Dessa maneira, refletimos teoricamente sobre o saber religião em Geografia, atentando para a abordagem desse saber em livros didáticos utilizados pelos professores de Geografia do Ensino Médio das escolas públicas na cidade de Caicó (RN). Além disso, analisamos a abordagem desse saber desenvolvida pelos referidos professores de Geografia, por meio da realização de entrevistas com esses profissionais, com a aplicação de questionário semiestruturado afim de entender melhor sobre a prática docente e conhecer a realidade em que esta é desenvolvida. Por fim, propomos estratégias metodológicas para se trabalhar o saber religião no ensino escolar de Geografia. Portanto, com esta pesquisa buscamos colaborar com a continuidade dos estudos acerca da Geografia da religião, trazendo à tona reflexões, análises e estratégias metodológicas mirando o melhor entendimento desse saber na Geografia escolar.
-
Mostrar Abstract
-
The teaching of Geography constantly seeks to promote the production of knowledge and the debate about various knowledge, including religion. However, knowing religion is not prominently addressed in Geography classes, as an important factor for understanding the production of geographic space. Thus, we aim to apprehend the approach of knowing religion in the school teaching of Geography, proposing methodological strategies to work the relationship between space and religion. All our discussion is based on the paths of interdisciplinarity, considering knowledge of other disciplines, such as history and sociology. Thus, we reflect theoretically on the knowledge religion in Geography, paying attention to the approach of this knowledge in textbooks used by teachers of high school Geography of public schools in the city of Caicó (RN). In addition, we analyze the approach of this knowledge developed by the Geography teachers, through interviews with these professionals, with the application of a semi-structured questionnaire in order to better understand the teaching practice and to know the reality in which it is developed. Finally, we propose methodological strategies to work religion knowledge in the school teaching of Geography. Therefore, with this research we seek to collaborate with the continuity of studies on the Geography of religion, bringing to light reflections, analyzes and methodological strategies aiming at a better understanding of this knowledge in school geography.
|
|
7
|
-
JOÁRIA DE ARAÚJO VIEIRA
-
O ATLAS MUNICIPAL DE RIO DO FOGO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA DO LUGAR.
-
Orientador : SAULO ROBERTO DE OLIVEIRA VITAL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELO DE OLIVEIRA MOURA
-
MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
-
SAULO ROBERTO DE OLIVEIRA VITAL
-
Data: 12/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem a proposta de produzir um “Atlas Municipal”, da cidade de Rio do Fogo/RN, para proporcionar aos estudantes e professores do Ensino Fundamental I, em especial aos alunos do 4º e 5º ano, subsídio para o estudo do lugar. Ele contribuirá para atingir as competências e habilidades, propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e que os alunos deverão ter acesso, conforme cada faixa etária, comtemplando unidades temáticas: o sujeito e o seu lugar no mundo, formas de representação e pensamento espacial. Neste contexto perpassa o aprofundamento de conteúdos, que a partir do local, serão base para o entendimento global. Com objetivo de diagnosticar os materiais utilizados propor atividades pedagógicas para o estudo geográfico da cidade, realizando um mapeamento de Rio do Fogo/RN, desenvolvendo por meio da alfabetização cartográfica, o processo de aprendizagem da cartografia como linguagem. Explorando a categoria lugar na geografia. Como fundamentação teórica, foi realizada pesquisa bibliográfica, acerca das categorias geográficas como lugar, cotidiano, cidade; alfabetização cartográfica e ensino de geografia; algumas referências utilizadas foram: Almeida (1989 ), Almeida; Passini (2010), Callai (2005 e 2010), Cavalcanti (1998 e 2008), Costella (2012), Gomes (1996), Guerrero (2012), Kaercher (2003 e 2007), Libaneo (2002), Lima (2010), Lopes (1991), Passini (2012), Martinelli (2009), Santos (1978), Tuan (2013). Estas serviram de embasamento para realização da pesquisa bibliográfica. Foi realizado entrevista com professores o que possibilitou, um diagnóstico do ensino de geografia no município, em especial a utilização da cartografia em sala de aula e recursos didáticos disponíveis no município. Houve uma primeira intervenção da Escola Municipal Maria Paiva Fagundes, com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental II, observando o nível ao qual se encontravam os alunos. A partir desse contexto foi proposto a o “Atlas Municipal de Rio do Fogo”, para servir de subsídio nas aulas de geografia das referidas séries, como material de apoio ao professor e que será o produto final do mestrado profissional de ensino em geografia.
-
Mostrar Abstract
-
The present work has the proposal to produce a "Municipal Atlas", from the city of Rio do Fogo / RN, to provide students and teachers of Elementary School I, especially to the students of the 4th and 5th year, subsidy for the study of the place . It will contribute to reach the skills and abilities proposed by BNCC (National Curricular Common Base), and that students should have access, according to each age group, contemplating thematic units: the subject and his place in the world, forms of representation and thought space. In this context, the deepening of contents, which from the local, will be the basis for global understanding. In order to diagnose the materials used, we propose pedagogical activities for the geographic study of the city, performing a mapping of Rio do Fogo / RN, developing through cartographic literacy, the process of learning cartography as language. Exploring the place category in geography. As a theoretical basis, a bibliographical research was carried out on the geographical categories such as place, daily life, city; cartographic literacy and geography teaching; some references used were: Almeida (1989), Almeida; (2010), Callini (2005 and 2010), Cavalcanti (1998 and 2008), Costella (2012), Gomes (1996), Guerrero (2012), Kaercher (2003 and 2007), Libaneo , Lopes (1991), Passini (2012), Martinelli (2009), Santos (1978), Tuan (2013). These were used as bases for carrying out the bibliographic research. An interview was conducted with teachers, which made possible a diagnosis of geography teaching in the municipality, especially the use of classroom cartography and didactic resources available in the municipality. There was a first intervention of the Municipal School Maria Paiva Fagundes, with the students of the 4th and 5th year of Elementary School II, observing the level to which the students were. From this context, the "Municipal Atlas of Rio do Fogo" was proposed to serve as a subsidy in the geography classes of the referred series, as a support material for the teacher and that will be the final product of the professional master's degree in geography teaching.
|
|
8
|
-
FRANCISCO HERMÍNIO RAMALHO DE ARAÚJO
-
ELABORAÇÃO DE UM LIVRO DIDÁTICO “GEOGRAFIA DO SERIDÓ POTIGUAR”
-
Orientador : MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO LIMA TROLEIS
-
MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
-
RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
-
Data: 16/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade sendo baseado na observação e na experiência. Essa forma de conhecimento antecede a chamada Geografia científica que só se tornou um conhecimento sistematizado no século XIX com os trabalhos de de Humboldt e Ritter. No Brasil, a Geografia já era parte integrante dos currículos da educação básica antes da sua institucionalização como ciência. Sua consolidação como disciplina ocorreu no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837 e so veio tornar caráter científico com a criação do primeiro Departamento de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e letras da Universidade de São Paulo em 1934. Uma das primeiras formas de institucionalização do saber geográfico no Brasil é o livro didático que se apresenta como o material mais utilizado pelos professores e alunos nas escolas de ensino básico do Brasil, especialmente nas escolas da rede pública. Percebe-se que os livros didáticos de Geografia utilizados no Brasil abordam conteúdos generalizados que, na maioria das vezes, não abordam os conteúdos específicos de algumas regiões. Nesse sentindo, os livros regionais surgem com o intuito de servir de auxiliares aos livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação nas escolas públicas. Diante a bibliografia analisada, percebe-se a importância de trabalhar a geografia regional com exemplos locais em sala de aula. Foi constatado que no Rio Grande do Norte existem poucos exemplares de materiais didáticos regionais de Geografia e quando se trata do Seridó Potiguar, não existem um material didático que reproduzem todas as características peculiares da região em um livro didático de Geografia. A partir dessa afirmativa, o presente trabalho objetiva elaborar um material textual que verse sobre a Geografia do Seridó Potiguar voltado para os estudantes do ensino fundamental. Do ponto de vista metodológico essa pesquisa está trabalhando com método indutivo utilizando a abdução, trabalhando com temas locais para que o aluno possa entender os conhecimentos gerais estrutura-se nas seguintes fases: observações empíricas dos fenômenos, pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e produção do material. Com base nos dados dessa pesquisa, está sendo elaborado o livro didático intitulado “Geografia do Seridó Potiguar” que apresenta os aspectos físico-naturais e sociais da região buscando reproduzir conteúdos locais voltados para o ensino fundamental.
-
Mostrar Abstract
-
Geographical knowledge arises in the beginnings of mankind being based on observation and experience. This form of knowledge predates the so-called scientific geography that only became a systematized knowledge in the nineteenth century with the works of de Humboldt and Ritter. In Brazil, geography was already an integral part of basic education curricula before its institutionalization as a science. Its consolidation as a discipline took place in Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, in 1837 and came to become scientific with the creation of the first Department of Geography at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the University of São Paulo in 1934. One of the first forms of institutionalization of geographic knowledge in Brazil is the didactic book that presents itself as the material most used by teachers and students in primary schools in Brazil, especially in public schools. It can be noticed that the Geography textbooks used in Brazil deal with generalized contents that, in most cases, do not address the specific contents of some regions. In this sense, the regional books appear with the intention of serving as auxiliary to the textbooks made available by the Ministry of Education in public schools. In view of the bibliography analyzed, one can see the importance of working in regional geography with local examples in the classroom. It was found that in Rio Grande do Norte there are few copies of regional didactic material of Geography and when it comes to Seridó Potiguar, there is no didactic material that reproduces all the peculiar characteristics of the region in a textbook of Geography. Based on this assertion, the present work aims to elaborate a textual material about the Geography of Seridó Potiguar geared towards students of elementary school. From the methodological point of view, this research is working with an inductive method using the abduction, working with local themes so that the student can understand the general knowledge, is structured in the following phases: empirical observations of the phenomena, bibliographical research, field work and material. Based on the data of this research, the textbook entitled "Geography of Seridó Potiguar", which presents the physical-natural and social aspects of the region seeking to reproduce local contents aimed at primary education, is being prepared.
|
|
9
|
-
AURINO ALVES NUNES FILHO
-
GeoGame: jogo didático para a interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico
-
Orientador : DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
-
FRANKLIN ROBERTO DA COSTA
-
SANDRA KELLY DE ARAUJO
-
Data: 20/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Considerando-se que o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, afirmamos ser imprescindível que o ensino escolar de Geografia seja capaz de possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades e competências necessárias para ler e compreender o espaço e suas dimensões analíticas, como a paisagem – cujo conteúdo destacado é o da morfologia – e o território – com destaque para as relações de poder. Desse modo, saber ler paisagens, entender as contradições do território e, assim, interpretar a representação cartográfica do espaço com essa perspectiva é um caminho para a apreensão da realidade de modo atualizado, crítico e contextualizado. Assim, o presente trabalho objetiva produzir jogo didático acerca da interpretação crítica de representação cartográfica do espaço geográfico, para ser utilizado por estudantes do Ensino Fundamental no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. O jogo produzido se caracteriza por ser digital e compatível com uma das plataformas mais utilizadas no mundo para o funcionamento de smartphones – Android. Destarte, a pesquisa foi estruturada a partir de investigação bibliográfica sobre espaço geográfico, paisagem, território, representação cartográfica do espaço, jogo didático e ensino de Geografia. Outrossim, foram realizadas aulas expositivas e dialogadas acerca do conteúdo do jogo desenvolvido, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública estadual da cidade de Santa Cruz (RN), por ser este o espaço da práxis profissional do autor do trabalho; aplicação de questionário com esses estudantes, sobre o ensino de Geografia; e aplicação do jogo desenvolvido no mesmo espaço escolar, com a análise dos dados decorrentes dessa aplicação. Sendo assim, concluímos que o jogo proposto é um importante recurso didático, pois, oferece ao professor de Geografia alternativas metodológicas interessantes para o desenvolvimento de habilidades e competências definidas nos documentos oficiais do país, possibilitando, assim, aos estudantes a leitura crítica da representação cartográfica do espaço geográfico.
-
Mostrar Abstract
-
Considering that the object of study of Geography is the geographical space, we affirm that it is essential that the school teaching of Geography be able to enable students to develop skills and competences necessary to read and understand space and its analytical dimensions, such as landscape. - whose prominent content is that of morphology - and the territory - with emphasis on power relations. Thus, knowing how to read landscapes, understanding the contradictions of the territory and thus interpreting the cartographic representation of space with this perspective is a way to grasp reality in an updated, critical and contextualized way. Thus, the present work aims to produce a didactic game about the critical interpretation of cartographic representation of geographical space, to be used by elementary school students in the process of teaching and learning in Geography. The game produced is characterized by being digital and compatible with one of the most used platforms in the world for the operation of smartphones – Android. Thus, the research was structured from bibliographical research on geographical space, landscape, territory, cartographic representation of space, didactic game and teaching of Geography. Also, lectures were held and dialogued about the content of the game developed, with students of the 9th grade of elementary school of state public school of Santa Cruz (RN), as this is the space of professional praxis of the author of the work; application of a questionnaire with these students about the teaching of Geography; and application of the game developed in the same school space, with the analysis of the data resulting from this application. Thus, we conclude that the proposed game is an important didactic resource, as it offers the Geography teacher interesting methodological alternatives for the development of skills and competences defined in the official documents of the country, thus enabling students to read critically the cartographic representation. of geographical space.
|
|