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Dissertações |
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ELAINE CRISTINA DE MEDEIROS PEREIRA
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Avaliação de Aprendizagem em Geografia Escolar – DIÁRIO DE CLASSE.
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Orientador : TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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DENISE WILDNER THEVES
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DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
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MARIANNA FERNANDES MOREIRA
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TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
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Data: 21/01/2022
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A Geografia, tem realizado estudos que refletem as transformações sociais e as formas de organização do espaço. Os conceitos, métodos e teorias, próprios dessa ciência, constituem a base dos conhecimentos que integram o Ensino de Geografia e dos saberes discutidos nos conteúdos escolares, próprios da disciplina. De modo que os conhecimentos gerados pela ciência, recebem tratamento e são organizados dentro de uma estrutura de planejamento didático, conferindo organicidade às aulas, aos conteúdos e aos procedimentos de avaliação, construindo o campo de aplicação da Geografia Escolar. A avaliação da aprendizagem, um dos elementos dessa organicidade, está conectada à forma de ensinar, articulada ao planejamento didático, como uma das fases do processo de apresentação dos conteúdos e de construção do conhecimento. Mesmo sendo uma etapa significativa do processo de ensino, as abordagens e análises científicas sobre a avaliação ainda não são exaustivas, o que despertou interesse pelo estudo. Ao longo do processo de formação inicial e do exercício do magistério, surgiram algumas inquietações e questionamentos os quais deram origem a problemática abordada nesse estudo, por ocasião da entrada no Mestrado Profissional em Geografia, qual seja: Quais são as dúvidas, curiosidades e práticas de avaliação, desenvolvidas no Ensino de Geografia por professores no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental? Com base nisso, definimos como objetivo geral para o estudo agora apresentado: Produzir um material textual com orientações sobre elaboração de procedimentos de avaliação da aprendizagem em Geografia Escolar para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O enfoque metodológico se fundamenta na abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivo exploratório, organizado através das seguintes análises: a) estudo exploratório, apoiado na aplicação de enquete, que oportunizou conhecer as dúvidas e curiosidades dos professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental em relação à avaliação da aprendizagem; b) análise documental, para o levantamento de informações sobre os aspectos da avaliação da aprendizagem, a partir da exploração de documentos nacionais como a BNCC (2017), DCNs (2013) e as diretrizes municipais, dentre as quais, a Emenda às Diretrizes Operacionais para o funcionamento das escolas municipais de São Bento/2020, a Proposta avaliativa para o ensino remoto e o Plano estratégico para as aulas de 2021; c) revisão narrativa que possibilitou a seleção das obras que formam à base da reflexão teórica, que nos guiou nas discussões sobre o Ensino de Geografia, referenciado por Cavalcanti (2013), Gomes (2010), Vesentini (2004), Straforini (2004), Callai (2011), Thiesen (2011); Sacristán e Gómez (1998), Hadji (1994), Villas Boas (2008), Haydt (2008); d) e por fim, a revisão sistemática, fundamental para coletar informações a respeito da avaliação da aprendizagem. Dentre as constatações construídas com esse estudo, destacamos, a identificação de um conjunto de curiosidades e dificuldades didáticas e pedagógicas, de professores quanto ao emprego da avaliação da aprendizagem nesse componente curricular, o que levou a produção de um material textual instrucional, com resposta a estas dúvidas, acompanhado da descrição de estratégias de ensino exitosa e de um glossário, com a definição de termos e expressões comuns a prática docente, estando esta produção apoiada na firme constatação de que a avaliação da aprendizagem em Geografia, objetiva, colaborar para a construção do conhecimento geográfico do aluno e, para o desenvolvimento das competências e habilidades, sempre em atenção as características do aprender e aos objetivos de ensino. Como resultado destas constatações, propomos um material textual que pudesse contribuir para a prática pedagógica do professor e, consequentemente, para a organização de um processo de avaliação favorável para o educando e sua aprendizagem intitulado: Avaliação de Aprendizagem em Geografia Escolar – Diário de Classe. Esse material é resultante de estudos desenvolvidos no contexto do Mestrado Profissional em Geografia – GEOPROF/UFRN, Programa que oportunizou a organização de estudos, e reflexões sobre a prática do ensino e da avaliação da aprendizagem no âmbito da Geografia Escolar.
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Geography has carried out studies that reflect social transformations and ways of space organization. The concepts, methods, and theories, typical of this science, constitute the basis of the knowledge that integrates the Teaching of Geography and the knowledge discussed in the school contents, which are specific to the discipline. The knowledge generated by this science receives treatment and is organized within a didactic planning structure, giving organicity to classes, contents, and assessment procedures, building the field of School Geography’s application. The learning assessment, one of the elements of this organicity, is connected to the way of teaching, articulated to didactic planning, as one of the steps of the content presentation process and knowledge building. Even though it is a significant step in the teaching process, the approaches and scientific analyses upon the assessment are not exhaustive yet, which aroused interest in the study. Throughout the process of initial training and exercise of the magisterium, there were some concerns and questions, which gave rise to the problem addressed in this study, when entering the Professional Master’s Degree in Geography, for instance: what are the doubts, curiosities, and practices of assessment developed in the Teaching of Geography by teachers in the third and fourth grade of Elementary School? Based on this, we defined as the general objective for this study: to produce textual material with guidelines on the development of learning assessment procedures in School Geography for the third and fourth grade of Elementary School. The methodology is based on a qualitative approach of an applied nature, with an exploratory objective, organized through the following analyses: a) exploratory study, supported by the application of a survey that provided the opportunity to know the doubts and curiosities of teachers in the third and fourth grade of Elementary School in relation to learning assessment; b) documental analysis, to gather information about the aspects of learning assessment, from the exploration of national documents such as the Common National Curriculum Base (2017), National Curriculum Guidelines (2013), and the municipal guidelines, among which are the Amendment to the Operational Guidelines for the functioning of municipal schools in São Bento/2010, the evaluative proposal for remote education and the Strategic Plan for 2021’s classes; c) narrative review, which enabled the selection of works that form the basis of the theoretical reflection that guided us in discussions on the Teaching of Geography, referenced by Cavalcanti (2013), Gomes (2010), Vesentini (2004) Straforini (2004), Callai (2011), Thiesen (2011), Sacristán and Gómez (1998), Hadji (1994), Villas Boas (2008), Haydt (2008); d) and finally, the systematic review, essential to collect information about the learning assessment. Among the findings from this study, we can highlight the identification of a set of curiosities and didactic/pedagogical difficulties of teachers regarding the use of learning assessment in this curricular component, which led to the production of instructional textual material to answer those questions, accompanied by a description of successful teaching strategies and a glossary with the definition of terms and expressions common in the teaching practice. This production is supported by the firm observation that the learning assessment in Geography aims to contribute to the construction of the student’s geographic knowledge and for the development of skills and abilities, always bearing in mind the characteristics of learning and the teaching objectives. As a result of these findings, we propose a textual material that could contribute to the teacher's pedagogical practice and, consequently, to the organization of a favorable assessment process for the student and his/her learning, named: Learning Assessment in School Geography – Class Diary. This material is the result of studies developed in the context of the Professional Master's Degree in Geography – GEOPROF/UFRN, a program that has provided opportunities for the organization of studies and reflections upon the practice of teaching and learning assessment in the context of School Geography.
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BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO
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Desenhando Lugares na Geografia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Proposição de uma sequência didática em tempos pandêmicos
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Orientador : Pablo Sebastian Moreira Fernandez
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MEMBROS DA BANCA :
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DENISE WILDNER THEVES
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FRANCISCO CLAUDIO SOARES JR
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Pablo Sebastian Moreira Fernandez
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Data: 27/01/2022
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O presente estudo desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF/UFRN) se propõe a partir do conceito geográfico de lugar, empreender uma análise crítica da utilização do desenho enquanto linguagem que contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este pensamento, o presente trabalho assume o objetivo de elaborar e apresentar um produto educacional no formato de sequência didática contendo orientações teórico-metodológicas para o estudo do conceito de lugar, mediado pela linguagem do desenho, a fim de nortear professores em suas futuras atuações no âmbito da Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além desse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: evidenciar o conceito de lugar na perspectiva humanista fenomenológica e sua reverberação na Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); compreender as potencialidades da linguagem do desenho para a Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental; e identificar as percepções dos professores acerca do papel do desenho nas aulas de Geografia. Diante do exposto, a pesquisa alicerçou-se na utilização da abordagem qualitativa em educação de acordo com Bogdan e Biklen (1994), no que tange aos procedimentos metodológicos o estudo se baseia em três fontes: bibliográfica, documental e empírica. A informação coletada foi sistematizada e analisada através da análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico no âmbito do pensamento geográfico, evidencia o lugar a partir de Dardel (2011) e de Tuan (2013); a respeito do lugar enquanto conteúdo escolar buscamos subsídios nos PCNs (BRASIL, 1997) e na BNCC (BRASIL, 2018); a respeito do desenho infantil são explanados os estudos de Luquet (1969), Mèredieu (2006), Piaget (1975; 1994) e Vygotsky (1991; 2009) e no que se refere ao desenho como linguagem para o ensino da Geografia são tomados para análise os estudos de Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Almeida (2011), Miranda (2005), Oliveira Jr (1994; 2011) e Theves (2017; 2019). O aporte teórico auxilia na validação das potencialidades do desenho como linguagem e estratégia para o ensino da Geografia. Os desdobramentos das análises empreendidas e o contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), fundamentaram a elaboração do material textual, ou seja, da proposta de sequência didática, que contém orientações básicas para elaboração de planos de aulas (no formato remoto ou presencial). O produto educacional pensado para ser desenvolvido com turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, tem o enfoque no estudo dos lugares de vivências das crianças, servirá de elemento norteador da organização das aulas, podendo ser aplicado e adaptado pelo professor no decurso de sua práxis nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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The present study, developed in the scope of the Professional Master in Geography (GEOPROF/UFRN), proposes, based on the geographic concept of place, to undertake a critical analysis of the use of drawing as a language that contributes to the development of geographic reasoning in the early years of elementary education. With this thought, the present work aims to elaborate and present an educational product in the format of a didactic sequence containing theoretical and methodological guidelines for the study of the concept of place, mediated by the language of drawing, in order to guide teachers in their future work in Geography in the early years of elementary school. In addition to this general objective, three specific objectives were established: to highlight the concept of place from a humanistic phenomenological perspective and its reverberation in the Geography of the early years of elementary education based on the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1997) and the Common National Curricular Base (BRASIL, 2018); to understand the potential of the language of drawing for the Geography of the early years of elementary education; and to identify the perceptions of teachers about the role of drawing in Geography classes. Given the above, the research was based on the use of the qualitative approach in education according to Bogdan and Biklen (1994), regarding the methodological procedures the study is based on three sources: bibliographic, documentary and empirical. The information collected was systematized and analyzed through Bardin's content analysis (2011). The theoretical framework in the context of geographical thought, highlights the place from Dardel (2011) and Tuan (2013); regarding the place as school content we seek subsidies in the PCNs (BRASIL, 1997) and the BNCC (BRASIL, 2018); regarding the children's drawing are explained the studies of Luquet (1969), Mèredieu (2006), Piaget (1975; 1994) and Vygotsky (1991; 2009) and regarding drawing as a language for teaching Geography, the studies of Pontuschka, Paganelli and Cacete (2007), Almeida (2011), Miranda (2005), Oliveira Jr (1994; 2011) and Theves (2017; 2019) are taken for analysis. The theoretical contribution helps in the validation of the potential of drawing as a language and strategy for teaching Geography. The unfoldings of the analyses undertaken and the context of the pandemic caused by the new coronavirus (SARS-CoV-2), were the basis for the elaboration of the textual material, i.e., the proposal of didactic sequence, which contains basic guidelines for the elaboration of lesson plans (in remote or face-to-face format). The educational product, designed to be developed with 1st and 2nd grade classes of elementary school, is focused on the study of the places where children live, and will serve as a guiding element for the organization of classes, which can be applied and adapted by teachers during their practice in the early years of elementary school.
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REBECKA DE FRANÇA
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Cartografia dos ritmos: a regionalização do Brasil a partir da música
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Orientador : ALESSANDRO DOZENA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANO LIMA TROLEIS
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ALESSANDRO DOZENA
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FLAVIANA GASPAROTTI NUNES
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MARIA CRISTINA CAVALCANTI ARAÚJO
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Data: 17/02/2022
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As propostas de diferentes metodologias para ensinar Geografia, geralmente articuladas às Artes, costumam resultar em respostas positivas para a compreensão da ciência geográfica. Quando exploramos um assunto em contextos escolares, precisamos considerar essa prática como parte de um processo de construção do aprendizado. Por isso, é essencial dinamizar os mecanismos de assimilação dos conceitos tratados em diferentes temáticas ligadas à Geografia. Como proposta desta dissertação, pretende-se produzir uma cartografia que utilize como referência as músicas brasileiras, como uma ferramenta circunstancial atrelada a um jogo. Como objetivo central pretende-se descrever a estratégia pedagógica intitulada “Cartografia dos Ritmos Brasileiros: A Regionalização do Brasil a partir da Música”, aguçando a audição no sentido da percepção de temas entoados nos versos das músicas, tais como: relevo, clima, vegetação, hidrografia, população, regionalidades, multiculturalismos, gírias entre outros. Como recursos metodológicos, a pesquisa considerou uma abordagem qualitativa e bibliográfica em sua parte inicial, e se utilizou da pesquisa-ação, juntamente com o ensino lúdico, gerando a sensação de que a aprendizagem acontece de modo recreativo. Desse modo, abordamos experiências de uso dessa proposta no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, enquanto táticas de lecionar o conteúdo de regionalização do Brasil em diferentes níveis de instrução escolar. Para isso, utilizamos um referencial teórico aliado às concepções de uma geografia cultural-humanista, a exemplo dos autores VALLEGA (2006); CLAVAL (2007); DOZENA (2016), entre outros. Como resultados, a pesquisa demonstra possibilidades didáticas capazes de abordar dimensões geográficas sob o ato do “aprender-brincando” conteúdos geográficos, a exemplo da regionalização do Brasil a partir de músicas regionais.
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The proposals for different methodologies for teaching Geography, generally linked to the Arts, usually result in positive responses to the understanding of geographic science. When we explore a subject in school contexts, we need to consider this practice as part of a learning construction process. Therefore, it is essential to dynamize the mechanisms of assimilation of the concepts treated in different themes related to Geography. As a proposal of this dissertation, we intend to produce a cartography that uses Brazilian music as a reference, as a circumstantial tool linked to a game. As a central objective, we intend to describe the pedagogical strategy entitled "Cartography of Brazilian Rhythms: The Regionalization of Brazil from Music", sharpening the hearing in the sense of perceiving themes sung in the verses of the songs, such as: relief, climate, vegetation , hydrography, population, regionalities, multiculturalism, slang, among others. As methodological resources, the research considered a qualitative and bibliographic approach in its initial part, and used action research, together with playful teaching, generating the feeling that learning happens in a recreational way. In this way, we approach experiences of using this proposal in elementary, high school and higher education, as tactics of teaching the content of regionalization of Brazil at different levels of school instruction. For this, we use a theoretical framework allied to the conceptions of a cultural-humanist geography, following the example of the authors VALLEGA (2006); CLAVAL (2007); DOZENA (2016), among others. As a result, the research demonstrates didactic possibilities capable of approaching geographic dimensions under the act of "learning-playing" geographic contents, such as the regionalization of Brazil from regional songs.
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JOÃO EDUARDO AZEVEDO DA COSTA
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ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ-RN: o meu lugar no mundo
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Orientador : DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
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MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
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JACIMÁRIA FONSECA DE MEDEIROS
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Data: 29/03/2022
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O referido trabalho acadêmico tem como base empírica a Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas – EMRMD, enfocando o ensino de Geografia em turmas dos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Vale salientar que o livro didático disponibilizado pelo Ministério da Educação – MEC, através do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, é uma ferramenta bastante utilizada pelos professores da rede pública de ensino no cotidiano da sala de aula. O livro didático possui um caráter mais abrangente e geral, e portanto, não dá conta de contemplar conteúdos específicos de lugares distintos, como exemplo as temáticas físico-naturais e socioambientais do município de São José do Seridó - RN. A partir de uma investigação prévia na EMRMD e em bibliotecas do município, foi possível constatar que não existe nenhum material didático voltado para o ensino de Geografia em turmas dos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Assim, cabe indagar, quais características ou informações sobres essas temáticas em escala local que, os professores de Geografia da EMRMD desconhecem e que impactam na sua atividade docente? Para preencher essas lacunas no ensino de Geografia nas turmas específicas, será proposto a produção de um Atlas Geoambiental Escolar do Município de São José do Seridó – RN, no qual será abordado as temáticas físico-naturais e socioambientais, a partir das diversas paisagens presentes nos lugares de vivência do alunado. Também serão abordados conceitos chaves da Geografia, com ênfase na paisagem local e na alfabetização cartográfica. O estudo do meio será proposto como uma estratégia metodológica para fomentar o processo de ensino-aprendizagem em uma escala local, acerca das temáticas presentes no material didático. O Atlas Geoambiental Escolar, servirá para complementar o livro didático e estará disponível nas versões impressa e digital. Quanto aos resultados parciais da pesquisa, foi possível identificar através de análises e sugestões dos professores de Geografia da EMRMD, possíveis dificuldades de se trabalhar conteúdos específicos da geografia em turmas dos 6º e 7º anos em escala local. Foram produzidos mapas, fotografias e textos explicativos de diversos locais do município. Contudo, esperar-se-á que, o Atlas Geoambiental Escolar possa contribuir efetivamente no processo de ensino e aprendizagem do público alvo nas aulas de Geografia, a fim de preencher tais lacunas, e consequentemente contribuir também para outros cidadãos que desejem recorrer a este material, fomentando o conhecimento local e promoção do bem comum da sociedade contemporânea em diversas escalas.
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This academic work has as its empirical basis the Municipal School Raul de Medeiros Dantas - EMRMD, focusing on the teaching of Geography in classes of the 6th and 7th years of elementary school. It is worth mentioning that the textbook made available by the Ministry of Education - MEC, through the National Textbook Program - PNLD, is a tool widely used by public school teachers in the classroom. The textbook has a more comprehensive and general character, and therefore, it is unable to contemplate specific contents from different places, such as the physical-natural and socio-environmental themes of the municipality of São José do Seridó - RN. From a previous investigation in EMRMD and in libraries in the municipality, it was possible to verify that there is no didactic material aimed at teaching Geography in classes of the 6th and 7th years of elementary school. So, it is worth asking, what characteristics or information about these themes on a local scale that EMRMD Geography teachers are unaware of and which impact on their teaching activity? To fill these gaps in the teaching of Geography in specific classes, it will be proposed to produce a School Geo-Environmental Atlas of the Municipality of São José do Seridó - RN, in which physical-natural and socio-environmental themes will be addressed, based on the different landscapes present in student living places. Key concepts of Geography will also be addressed, with an emphasis on the local landscape and cartographic literacy. The study of the environment will be proposed as a methodological strategy to foster the teaching-learning process on a local scale, about the themes present in the didactic material. The School Geoenvironmental Atlas will serve to complement the textbook and will be available in print and digital versions. As for the partial results of the research, it was possible to identify, through analysis and suggestions from the teachers of Geography at EMRMD, possible difficulties in working with specific geography content in classes of the 6th and 7th years on a local scale. Maps, photographs and explanatory texts were produced from different locations in the municipality. However, it will be expected that the School Geoenvironmental Atlas can effectively contribute to the teaching and learning process of the target audience in Geography classes, in order to fill these gaps, and consequently also contribute to other citizens who wish to use this material , promoting local knowledge and promoting the common good of contemporary society at different scales.
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GEANNE ESTEVAM SILVANO
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
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Orientador : IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
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TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
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DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
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Data: 27/04/2022
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O ensino de Geografia tem se configurado um campo temático que requer melhor aplicabilidade de seus conhecimentos teóricos com uma prática vivenciada pelos alunos. Nesta vertente, considerando um ensino construtor e significativo, um dos elos se remete às estratégias metodológicas aliadas a produção de recursos didático pedagógicos. Para suposto alcance a pesquisa concluída contempla a Geografia escolar, cuja questão norteadora foi assim formulada: como delinear uma sequência didática para o ensino de Geografia considerando o Complexo Turístico - Ilha de Santana, na cidade de Caicó – RN, como espaço da ação docente? A investigação tem como objetivo geral a produção de uma sequência didática contendo uma proposição metodológica sob o escopo de aula de campo, voltada para o ensino de Geografia no 4º ano da Educação Básica, tendo como referência empírica o Complexo Turístico - Ilha de Santana (Caicó/RN). E, como objetivos específicos, evidenciar o ensino da Geografia como disciplina escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; reconhecer o lugar da Geografia nos documentos oficiais que regem a educação brasileira; identificar os objetos espaciais que compõem a aula de campo e construir o design didático pedagógico da sequência didática. Nessa perspectiva, foram discutidos aspectos da Geografia, enquanto componente curricular, num breve levantamento histórico, e sua inserção nos documentos oficiais educacionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem teórica contemplou os conceitos de sequência didática, aula de campo, os conceitos geográficos. Além disso, apresenta-se O produto final da pesquisa correspondente a um material textual no formato de Sequência Didática para realização de uma aula de campo de Geografia. Espera-se que este material sirva de subsídios a ação docente e potencialize o ensino e a aprendizagem da Geografia na perspectiva da relação entre conceitos e empiria e da aplicação das fases necessárias para se pensar a aula de campo enquanto estratégia metodológica e a elaboração de sequência didática enquanto organização da mediação didático-pedagógica.
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The teaching of Geography has configured a thematic field that requires the best applicability of its theoretical knowledge with a practice experienced by students. In this aspect, considering a constructive and meaningful teaching, one of the links refers to the methodological strategies for the production of didactic-pedagogical resources. In order to achieve this, the complete research includes school Geography, whose guiding question was formulated as follows: how to outline a didactic sequence for the teaching of Geography considering the Tourist Complex -Ilha de Santana, in the city of Caicó - RN, as a space for teaching action? The general objective is the production of a didactic methodological proposition containing a sequence of scope of investigation field class, involving the teaching of Geography 4th year of Basic Education, having as empirical reference the Tur-Ilha de Santana Complex (Caicó) / RN). And, as specific objectives, to highlight the teaching of Geography as a school subject in the early years of Elementary School; recognize the place of Geography in the official documents that govern Brazilian education. identify the spatial objects that make up the field class and build the didactic-pedagogical design of the didactic sequence. In this perspective, aspects of Geography were discussed, as a curricular component, in a brief historical survey, and its insertion in official educational documents in the early years of Elementary School. The theoretical approach included the concepts of didactic sequence, field class, geographic concepts. In addition, the final product of the research is presented, corresponding to a textual material in the Didactic Sequence format for carrying out a Geography field class. It is expected that this material will support teaching action and enhance the teaching and learning of Geography from the perspective of the relationship between concepts and empiricism and the application of the necessary phases to think about the field class as a methodological strategy and the elaboration of a sequence didactics as an organization of didactic-pedagogical mediation.
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GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS
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A GEOGRAFIA ESCOLAR SOB A LENTE DO ESTUDANTE - MANUAL INSTRUCIONAL: APRENDENDO A GRAVAR VÍDEOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
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Orientador : TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
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MEMBROS DA BANCA :
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HUGO ARRUDA DE MORAIS
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MARIA REILTA DANTAS CIRINO
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MARIANA MARTINS DE MEIRELES
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TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
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Data: 29/04/2022
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As instituições educativas têm a cada dia incorporado em sua prática as tecnologias, dentre elas, o uso de aparelho de celular smartphone. Este dispositivo processa informações com alta capacidade, concatenando imagens, sons e movimentos. Nessa direção, a presença dos vídeos, na sociedade contemporânea e imagética, tem crescido, devido a sua capacidade de produção e reprodução. Identificado o impacto do audiovisual na formação dos estudantes, este trabalho busca investigar como a produção de vídeos elaborados por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contribui para a aprendizagem das temáticas da Geografia Escolar? Tendo definidos os objetivos de: a) Discutir os objetos do conhecimento e habilidades de Geografia à luz da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) para o 5º ano do Ensino Fundamental; b) Apresentar o vídeo como recurso de aprendizagem da Geografia nos Anos Inicias; c) Avaliar o processo de ensino-aprendizagem acerca dos conteúdos da Geografia por meio da produção audiovisual; e d) Propor o design instrucional orientador do manual. Vale destacar que esta pesquisa compreende a produção de material didático com orientações sobre a produção de vídeos por alunos, como possibilidade de construção de narrativas geográficas, visando a consolidação de competências e habilidades referentes, não somente, ao domínio de conteúdo da geografia escolar, como à construção de roteiros e uso didático das tecnologias digitais para produção de audiovisuais educacionais. Este trabalho, portanto, propõe-se a apresentar um manual instrucional, orientador para a produção de vídeos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, considerando os objetos do conhecimento e habilidades da Geografia propostos pela BNCC (BRASIL, 2017). Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo aplicada, uma vez que busca contribuir para o campo prático da educação básica, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica, tendo como parâmetro os procedimentos da revisão sistemática e integrativa, em que buscou compreender os desafios do Ensino de Geografia, bem como entender o vídeo como estratégia de aprendizagem. Para isso, como procedimentos da pesquisa foi realizada: a) uma busca em bancos de dados que versavam sobre o vídeo e a geografia escolar; acrescida de b) uma pesquisa documental que, com base nos documentos balizadores da educação brasileira, compreendeu o cenário da Educação Geográfica no país. Ainda, no percurso metodológico, visando a validação da proposta, a partir de técnicas próprias à pesquisa exploratória, c) aplicou um questionário com os alunos do 5º ano da uma escola situada na zona rural de Santana do Matos/RN, no sentido de identificar o uso e presença de recursos tecnológicos no cotidiano de alunos. Em seguida, visando validar a questão norteadora da pesquisa, d) foi aplicada uma sequência didática, em que os alunos colaboradores do estudo, colocaram em prática, através do roteiro de atividades em versão preliminar do manual (produto do mestrado), seus conhecimentos, a partir dos quais, produziram vídeos abordando um objeto do conhecimento da Geografia. As produções dos alunos foram analisados através de e) uma ficha de avaliação com base no método de análise descritiva, em que foi possível verificar que as narrativas produzidas, em audiovisual, evidenciam a sua potência para a construção dos saberes geográficos pelos estudantes, haja vista que, ao produzir o vídeo, o aluno move ativamente conhecimentos, demonstrando domínio teórico-conceitual e prático, referente a aspectos relacionados aos seus locais de vivências, com aporte no conhecimento de temáticas da Geografia. Como resultado, a pesquisa exploratória comprova a validade da proposta de produção de vídeo por alunos como estratégia eficaz para a construção da aprendizagem da geografia escolar, demonstrando a potencialidade do Manual Instrucional: aprendendo a gravar vídeos nas aulas de Geografia.
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Every day, educational institutions have incorporated technologies into their practice, including the use of cell phones and smartphones. This device processes information with high capacity, concatenating images, sounds and movement. In this direction, the presence of videos, in contemporary society and imagery, has grown, due to their production and reproduction capacity. Having identified the impact of audiovisual on the education of students, this work seeks to investigate how the production of videos made by students from the Early Years of Elementary School contributes to the learning of the themes of School Geography? Defined the objectives of: a) Discuss the objects of knowledge and skills of Geography in the light of the Common National Curriculum Base (BRAZIL, 2017). for the 5th year of elementary school; b) Presenting the video as a resource for learning Geography in the Early Years; and, c) Propose the instructional designer to guide the manual. It should be noted that this research comprises the production of teaching material with guidance on the production of videos by students, as a possibility of building geographical narratives, aiming at the consolidation of skills and abilities related not only to the domain of content in school geography, as the construction of scripts and the didactic use of digital technologies for the production of educational audiovisuals. This work, therefore, proposes to present an instructional manual, guiding the production of videos by students in the 5th year of elementary school, considering the objects of knowledge and skills of geography proposed by the BNCC (BRAZIL, 2017). In the methodological approach, it uses the guidelines of applied research, as it seeks to contribute to the practical field of basic education, making use of bibliographical research, having as a parameter the procedures of systematic and integrative review, in which it sought to understand the challenges of teaching Geography, as well as understanding video as a learning strategy. For this, a search was carried out in databases that dealt with video and school geography, in addition to a documental research, in which, based on the guiding documents of Brazilian education, the scenario of Geographic Education in the country was understood. Also, in the methodological path, aiming at validating the proposal, using techniques specific to exploratory research, a questionnaire was applied to 5th grade students at the José Félix da Silva Júnior Municipal School, located in the rural area of Santana do Matos/RN, in order to identify the use and presence of technological resources in the daily lives of students. In sequence, in order to validate the guiding question of the research, a didactic sequence was applied, in which the collaborating students of the study put into practice an activity script in a preliminary version of the manual (master's product), from which they produced videos addressing an object of knowledge in Geography. The students' productions were analyzed through an evaluation form based on the descriptive analysis method, in which it was possible to verify that the narratives produced, in audiovisual, show their power for the construction of geographic knowledge by the students, given that, when producing the video, the student actively moves knowledge demonstrating theoretical-conceptual and practical domain, referring to aspects related to their places of experience, with contribution to the knowledge of Geography themes. As a result, exploratory research proves the validity of the proposal of video production by students as an effective strategy for the construction of learning in school geography, demonstrating the innovative potential of the Instructional Manual: learning to record videos in Geography classes.
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LEILA CRISTINA SAMPAIO MELO NUNES
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POR UM ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALÉM DO REPRODUTIVISMO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
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Orientador : CELSO DONIZETE LOCATEL
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MEMBROS DA BANCA :
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CELSO DONIZETE LOCATEL
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JEANE MEDEIROS SILVA
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SEDEVAL NARDOQUE
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Data: 10/05/2022
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A política educacional brasileira refletida em leis, normas, documentos e projetos obedece aos pressupostos da educação como forma de reprodução da sociedade, normatizando e direcionando conteúdos e atitudes que corroboram com a formação de sujeitos alheios à realidade vivida, alienados. Por meio da educação, as classes dominantes encontram um caminho para difundir suas ideologias, reproduzir seus discursos e manter a dominação sobre as classes dominadas. Dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das avaliações internas e externas até projetos nascidos na sociedade civil, verifica-se a existência, explícita ou implícita, de orientações moldadas aos interesses hegemônicos, sendo os sujeitos dessas classes atuantes diretos na elaboração desses documentos, aliados aos agentes políticos. Na tentativa de contrapor a essa realidade, parte dos professores atua de maneira crítica diante das determinações verticalizadas que pouco ou em nada agregam à formação de sujeitos conscientes da sua própria realidade, para que possam, então, lutar por transformá-la. Essa atuação de ensino pressupõe o conhecimento do seu público e de sua realidade, assim como a estruturação teórico-metodológica que tenha como objetivo a preparação dos sujeitos para interpretarem e questionarem o cotidiano, entendendo a realidade como é. Nesta pesquisa, além dessa discussão teórica, propõe-se uma Sequência Didática que destaca a relação entre o ensino de Geografia e a realidade desigual que subordina a classe trabalhadora aos interesses das classes dominantes. Tendo como público-alvo turmas da 3ª série do Ensino Médio, a Sequência busca manter a participação ativa dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, para isso, orienta-se a construção teórica do material de ensino para embasar as ações dos professores em sala de aula, incentivando a reflexão crítica das práticas de ensino, movidas pelo desejo de transformar a sociedade.
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MARIA DO SOCORRO DE MOURA PEREIRA
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Sequência Didática para o estudo da Paisagem no Contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
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Orientador : Pablo Sebastian Moreira Fernandez
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE DA SILVA AGUIAR
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GABRIEL SIQUEIRA CORREA
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IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
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Pablo Sebastian Moreira Fernandez
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Data: 17/05/2022
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Esta dissertação tem como objetivo construir uma sequência didática para o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfatizando o estudo da paisagem, dos espaços e lugares de vivência dos estudantes. Parte-se aqui de um contexto de fragilidade de políticas públicas e efetivação de ações voltadas à modalidade, a qual é formada por estudantes jovens e adultos com suas trajetórias e vivências, que constituem-se nos elementos a serem significados e reconhecidos com esta sequência didática. O estudo se desenvolveu a partir de uma revisão bibliográfica e documental que desembocou em sua análise, da coleta de dados que ocorreu por meio de um questionário virtual com perguntas semiestruturadas, além da observação e do desenvolvimento da intervenção em sala de aula. A proposta da sequência didática possibilitou discutir o conceito de espaço e de paisagem, a elaboração de narrativas que versavam sobre experiências em suportes diversos: como a leitura, a escrita e a fotografia. Estas narrativas foram objeto de análise a posteriori, compreendendo que estas “falas” revelam os espaços cotidianos e oportunizam ao aluno a reflexão sobre a constituição das paisagens, suas transformações, dinâmicas, bem como a ação transformadora do Homem. Como contribuição, entende-se que esta proposta visa desconstruir uma ideia de fragilidade e precariedade atribuídas ao público e à modalidade, oportunizando a criação de práticas e metodologias próprias às salas de aula da EJA. Por fim, constatou-se que por meio do estudo da paisagem geográfica, os alunos expressaram um conhecimento geográfico que ultrapassa os componentes curriculares, visto que partem de sua realidades na tentativa de compreender os diferentes aspectos que a constituem (culturais, naturais, sociais), reverberando na tomada de consciência e de sentido que são sujeitos produtores e transformadores do espaço.
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Throughout its trajectory, Youth and Adult Education has sought to overcome the deficit of public policies that makes it difficult to recognize it as a modality that serves a specific audience, marked by a marked deficit in its learning process. The reflection of this deficit directly influences the school and consequently the pedagogical practices of teachers. Conceiving Landscape as everything that our sight reaches and can be perceived by the senses (sight, smell, hearing), it is also Geography understood as what surrounds man, like the terrestrial environment, at the same time as configures itself as a product of men's culture. Thus, the general objective of the study is to propose a didactic sequence of Geography for EJA, emphasizing, through the study of the landscape, the reflection about the places where students live, thus contributing to a meaningful teaching and development of its autonomy as a subject. For this study, a theoretical foundation was organized regarding the concept of Landscape and a Didactic Sequence based on photography, using it as a reference language. The experience of the Didactic Sequence and analysis of what was built with students in the classroom will become the final product of this study.
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MOISÉS SANSÃO PEREIRA
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ATLAS DA GEODIVERSIDADE DA COSTA BRANCA POTIGUAR
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Orientador : MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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GLEYDSON PINHEIRO ALBANO
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JOSÉ FALCÃO SOBRINHO
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MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
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Data: 30/05/2022
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Nosso trabalho apresentou por objetivo, o estudo da Geodiversidade da Costa Branca Potiguar, através do Atlas Geográfico. Esse produto é exigência do Geoprof (Mestrado Profissional em Geografia), com o intuito de se ter como resultado, algo que possa ser disponibilizado para uso em sala de aula, assim contribuindo para o ensinoaprendizagem em Geografia. O Atlas como recurso didático, vem auxiliar nesse prisma, pois a construção, fixação e pratica, são meios de ajudar o aluno entender conceitos, temas, assuntos, fazendo com que ele alcance o conhecimento e aprendizado, podendo ser um valioso método de constatação de uma boa aula. Assim sendo, também nos focamos na transposição didática, para que a linguagem fosse acessível não somente para os alunos do ensino médio, mas também dos outros níveis do ensino, buscando aproximar o conhecimento acadêmico cientifico ao escolar. Buscamos regatar o uso de mapas, tentando de uma maneira pratica e linguagem compreensível as informações expostas nos mesmos, trazendo para professores e alunos um material, produto, com mapas explicativos e exercícios direcionados, buscando um entendimento acerca do tema da Geodiversidade regional e local. Ao final dos seis primeiros capítulos, se encontram exercícios com perguntas sobre o tema abordado, tendo por título, recordando o assunto, além de um texto extra com perguntas por título, aprimorando habilidades e dicas de sites com assuntos sobre o tema abordado em cada capitulo, por título, sites para pesquisa, tentado fazer o aluno se aprofundar no assunto. Por fim, no sétimo capitulo e no item 7.1 são explicitados e mostrados um pouco do que seria os elementos da Geodiversidade de cada município da Costa Branca potiguar. Começamos relembrando a origem do nome de cada município e sua formação territorial, desmembramento até sua emancipação, depois discorremos sobre a Geodiversidade do município, destacando o principal local de importância natural e turística a ser conhecido e visitado. Ao final do item 7.1, disponibilizamos um exercício de fixação sobre a Costa Branca Potiguar, com pergunta relacionadas com os municípios da região e sobre a Geodiversidade local. O produto Atlas da Geodiversidade da Costa Branca Potiguar, pode ser de grande contribuição ao ensino de Geografia, de modo que, pode ajudar na divulgação do conceito de Geodiversidade que aborda praticamente todos os ramos da Geografia, além de buscar mostrar a importância das belezas naturais de cada município, tentando mostrar o valor das mesmas, fazendo uso sustentável, trazendo emprego e renda.
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Our work presented as objective, the study of the Geodiversity of the Costa Branca Potiguar, through the Geographical Atlas. This product is a requirement of Geoprof (Professional Master's in Geography), in order to have as a result, something that can be made available for use in the classroom, thus contributing to teaching and learning in Geography. The Atlas as a didactic resource, helps in this prism, because the construction, fixation and practice, are means of helping the student to understand concepts, themes, subjects, making him reach knowledge and learning, and can be a valuable method of verifying a good class. Therefore, we also focused on the didactic transposition, so that the language was accessible not only for high school students, but also for other levels of education, seeking to bring scientific academic knowledge closer to school. We seek to rescue the use of maps, trying in a practical and understandable way the information exposed in them, bringing to teachers and students a material, product, with explanatory maps and directed exercises, seeking an understanding about the theme of regional and local Geodiversity. At the end of the first six chapters, there are exercises with questions about the topic addressed, having as a title, remembering the subject, as well as an extra text with questions by title, improving skills and tips from websites with subjects on the topic covered in each chapter. , by title, sites for research, trying to make the student delve into the subject. Finally, in the seventh chapter and in item 7.1, a little of what would be the elements of Geodiversity of each municipality in Costa Branca Potiguar are explained and shown. We start by recalling the origin of the name of each municipality and its territorial formation, dismemberment until its emancipation, then we discuss the Geodiversity of the municipality, highlighting the main place of natural and tourist importance to be known and visited. At the end of item 7.1, we provide a fixation exercise on the Costa Branca Potiguar, with questions related to the municipalities in the region and on local Geodiversity. The Atlas of Geodiversity of Costa Branca Potiguar product can be of great contribution to the teaching of Geography, so that it can help in the dissemination of the concept of Geodiversity that addresses practically all branches of Geography, in addition to seeking to show the importance of natural beauties. of each municipality, trying to show their value, making sustainable use, bringing jobs and income.
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LUCIANA CRISTINA BRANDÃO DE ARAÚJO
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GEOGRAFIA DE CEARÁ-MIRIM/RN: PRODUÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO CURRICULAR
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Orientador : RAIMUNDO NONATO JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO CLAUDIO SOARES JR
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MARQUIANA DE FREITAS VILAS BOAS GOMES
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RAIMUNDO NONATO JUNIOR
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Data: 31/05/2022
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Trata-se de uma pesquisa sobre o Ensino da Geografia na escala do lugar, abordando o exemplo da disciplina "Geografia de Ceara-Mirim", componente curricular do ensino fundamental no Município de Ceará-Mirim, no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. A pesquisa aborda a problemática da existência desta disciplina no currículo escolar, sem que exista um currículo escolar, nem materiais didáticos orientadores da prática docente. Para tanto, a referida dissertação de mestrado propõe um material didático para a disciplina em questão, baseado em levantamento realizado junto a gestores, professores e alunos do Município, bem como em estudos teórico-metodológicos sobre o currículo mínimo a ser seguido para o ensino da geografia do lugar.
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This is a research about the Teaching of Geography on a local scale, addressing the example of the discipline "Geography of Ceara-Mirim", a curricular component of elementary education in the Municipality of Ceará-Mirim, in the State of Rio Grande do Norte, Brazil . The research addresses the problem of the existence of this discipline without a school curriculum, or didactic materials guiding the teaching practice. To this end, the aforementioned master's thesis proposes didactic material for the subject in question, based on a survey carried out with managers, teachers and students of the Municipality, as well as on theoretical and methodological studies about curriculum and teaching geography.
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OBÉDIA OLIVEIRA DA SILVA
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Sequência Didática mediada pela pesquisa discente: construindo conhecimentos geográficos locais
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Orientador : JEANE MEDEIROS SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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JEANE MEDEIROS SILVA
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IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
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DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
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Data: 22/06/2022
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Esta pesquisa apresenta uma sequência didática mediada numa turma do 6º ano da Escola Municipal José Targino da Silva, localizada no município de Serra do Mel/RN, cujo objetivo foi compreender como o uso do YouTube contribui para a formação do conhecimento geográfico. Metodologicamente, propô-se uma sequência de atividades que possibilitem a pesquisa com vídeos. Essa sequência situou-se na temática curricular acompanhada do livro didático que os mesmos fazem uso, direcionando o trabalho para a reflexão da realidade dos alunos; especificamente, O Espaço geográfico e as atividades econômicas do município de Serra do Mel (RN). Indicamos que o YouTube pode ter um papel de potencializar o aprendizado das crianças e dar autonomia ao desenvolvimento delas. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizada uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo descritivo e utilizando procedimentos bibliográficos, documental e de campo.
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This research presents a didactic sequence mediated in a 6th grade class at the José Targino da Silva Municipal School, located in the municipality of Serra do Mel/RN (Rio Grande do Norte State, Brazil), whose objective was to understand how the use of YouTube contributes to the formation of geographic knowledge. Methodologically, a sequence of activities was proposed to enable research with videos. This sequence was situated in the curricular theme accompanied by the textbook that they use, directing the work to the reflection of the students' reality; specifically, the geographic space and the economic activities of the municipality of Serra do Mel (RN). We indicate that YouTube can play a role in enhancing children's learning and empowering their development. For the development of the work, a qualitative approach was used, of an applied nature, with a descriptive objective and using bibliographic, documentary and field procedures.
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ANDRÉ LEONE FACUNDO
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LIVRO PARADIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: A PAISAGEM LOCAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM
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Orientador : IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
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ADRIANO LIMA TROLEIS
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JULIANA FELIPE FARIAS
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DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
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Data: 21/09/2022
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A paisagem, a partir de uma abordagem que integra aspectos físicos e humanos, constitui um conteúdo da área que engloba a Geografia na Educação Básica. Esse conteúdo é abordado no livro didático no âmbito de tópicos que tratam de Biomas, Domínios Morfoclimáticos, Paisagem vegetal, dentre outros. Considerando que o livro didático de Geografia aborda conteúdos em escalas macrorregionais, nacional e mundial, os conhecimentos sobre a paisagem em escala microrregional e local não são contemplados. Reconhecendo essa problemática e a necessidade de correlacionar os conteúdos curriculares ao espaço vivido do estudante, a pesquisa em fase de realização objetiva produzir um livro paradidático para os Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da paisagem, considerando as Unidades Fitoecológicas de Horizonte-Ceará. O percurso metodológico correspondeu a pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico acerca do ensino de Geografia, livro paradidático e paisagem integrada; pesquisa documental com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira e do Estado do Ceará e pesquisa de campo para fins de coleta de imagens das paisagens retratadas no livro paradidático. Os resultados desta investigação foram sistematizados no Relatório Técnico-Científico, no qual se apresenta o arcabouço teórico-metodológico que fundamenta o produto, sendo este formatado na perspectiva de um livro paradidático designado “Conhecendo a paisagem das Unidades Fitoecológicas de Horizonte/CE”. Mediante o exposto, conclui-se que a abordagem sobre paisagem é um conteúdo que está inserido na Base Nacional Comum Curricular -BNCC, no Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC e nas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN. Espera-se que o livro paradidático, em formato impresso ou digital, contribua para a aprendizagem sobre a paisagem das Unidades Fitoecológicas do município, servindo de referência para estudantes, professores e demais pessoas interessadas no assunto.
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The landscape, from an approach that integrates physical and human aspects, constitutes a content of the area that encompasses Geography in Basic Education. This content is addressed in the textbook within the scope of topics that deal with Biomes, Morphoclimatic Domains, Plant Landscape, among others. Considering that the Geography textbook addresses content at macro-regional, national and global scales, knowledge about the landscape at a micro-regional and local scale is not covered. Recognizing this problem and the need to correlate curricular contents to the student's lived space, the research in progress aims to produce a paradidactic book for the Final Years of Elementary School about the landscape, considering the phytoecological units of Horizonte-Ceará. The methodological course corresponded to bibliographic research from the theoretical framework about the teaching of Geography, paradidactic book and integrated landscape; documentary research based on official sources that guide Brazilian education and the State of Ceará and field research for the purpose of collecting images of the landscapes portrayed in the paradidactic book. The results of this investigation were systematized in the Technical-Scientific Report, which presents the theoretical-methodological framework that underlies the product, which is formatted in the perspective of a paradidactic book called “Knowing the landscape of the Phytoecological Units of Horizonte/CE”. Based on the above, it is concluded that the approach to landscape is a content that is included in the National Common Curricular Base - NCCB, in the Ceará Referential Curriculum Document - CRCD and in the National Curricular Guidelines - NCG. It is expected that the paradidactic book, in printed or digital format, will contribute to the learning about the landscape of the Phytoecological Units of the municipality, serving as a reference for students, teachers and other people interested in the subject.
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BRUNO DA SILVA SANTOS
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CARTOGRAFIA INCLUSIVA: o uso de mapas táteis no ensino de Geografia
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Orientador : SILVIO BRAZ DE SOUSA
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MEMBROS DA BANCA :
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CELSO DONIZETE LOCATEL
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ROSEMY DA SILVA NASCIMENTO
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SILVIO BRAZ DE SOUSA
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Data: 10/10/2022
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A Geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico, que segundo Santos (1996, p. 26), “deve ser considerado como um conjunto indissociável, de que participam, de um lado, certo arranjo de objetos geográficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro, a vida que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento”. Isso faz com que o ensino de Geografia seja fundamental para formação cidadã dos nossos discentes, como afirmam Callai (2018), Castilho (2015) e Cavalcanti (2012). Docentes de Geografia, frequentemente fazem uso da linguagem cartográfica e de seus produtos para evidenciar fenômenos no espaço geográfico, promovendo a compreensão do espaço vivido pelos nossos discentes, além de ser uma determinação da nossa Base Nacional Comum Curricular - BNCC implementada em2018, a qual prevê a utilização da linguagem cartográfica nas aulas de Geografia. Reconhecendo a importância do ensino de Geografia, devemos considerar a afirmação de Martins (2011): "às transformações que ocorrem na sociedade acabam por provocar mudanças no pensamento científico que repercutem na educação como um todo." A mudança social que impactou diretamente no meio educacional que originou a problemática desta pesquisa, foi a conquista dos direitos das pessoas com deficiência. Nesse contexto, a presente pesquisa do tipo profissional, em nível mestrado tem o seguinte problema: Tendo em vista que a Cartografia é uma representação gráfica, como se pode usá-la no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia, para discentes com deficiência visual? Buscando solucionar essa problemática, a pesquisa tem como objetivo principal de construir uma metodologia de ensino, tendo como produto um manual técnico, teórico e prático capaz de auxiliar a produção e aplicação de mapas táteis. Para tal, foi preciso debruçar-se em análises bibliográficas para compreender os conceitos referentes às pessoas com deficiência e seus direitos, efetuar entrevistas estruturadas com profissionais da educação e graduandos dos cursos de licenciatura em Geografia. Ocorreram também várias oficinas para produção de mapas táteis, fazendo uso das técnicas da Cartografia Tátil com os mais diversos públicos, para se obter informações necessárias para construção de um livro, que reúne desde a parte conceitual sobre deficiência e questões técnicas da Geografia e Cartografia, e a parte prática de como produzir materiais táteis para auxiliar os professores do Rio Grande do Norte.
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Geography has as its object of study the geographic space, which according to Santos (1996, p. 26), “should be considered as an inseparable set, in which the participants, on the one hand, a certain arrangement of geographical objects, natural objects and objects , and, on the other hand, the life that fills and animates them, that is, society in motion”. This makes the teaching of Geography essential for the citizenship education of our students, as translated by Callai (2018), Castilho (2015) and Cavalcanti (2012). Geography teachers often make use of the cartographic space and its products for phenomena in the geographic space, promoting the understanding of the lived disk, in addition to being an expression of our National Community Community Base in 2018, to understand the use of cartographic language in classes of Geography. Recognizing the importance of teaching Geography, we must consider the transformation of transformation Martins (2011): "those that happen in society that end up changing scientific thinking affect education as a whole." The social change that directly impacted the educational environment that gave rise to a problem for this research was the achievement of the rights of people with disabilities. In this context, the present professional-level research has the following problem: Having in master's degree that Cartography is a graphic representation, how can it be used in the teaching-learning process in Geography classes, for students with visual impairments ? Seeking to build this problem, a research has as main objective a teaching methodology, having as a product a technical, practical and practical manual capable of helping the production and application of maps. References were structured with bibliographic references for the understanding of people with disabilities and their education references, structuring themselves as reference structures for licensure courses. There are also several tasks for the production of tactile maps, making use of the techniques of Tactile Cartography with the different audiences, to obtain more detailed information for the construction of a book, which gather from the conceptual part on deficiencies and techniques of Geography and Cartography, and the practical part of how to produce tactile materials to help teachers in Rio Grande do Norte.
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ELLANO JONH DA SILVA MATIAS
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GEOTECH: O ENSINO HÍBRIDO EM GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)
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Orientador : DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
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MEMBROS DA BANCA :
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REGINA SANTOS YOUNG
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DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
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MARIA CRISTINA CAVALCANTI ARAÚJO
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Data: 15/12/2022
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No atual estágio da Globalização, a sociedade passa por constantes transformações em vários ramos das atividades humanas e sociais, tendo em vista a inovação e utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Dentre estes ramos, destacamos a Educação, no qual se busca o incremento do ensino-aprendizagem por intermédio da utilização destas tecnologias como estratégias para o desenvolvimento de metodologias para melhorar o processo educacional. A metodologia do ensino híbrido mescla o ensino presencial e o ensino remoto ou a distância, apresentando-se como uma tendência destacada após o período da pandemia da Covid-19. Assim, este trabalho tem como objetivo geral produzir uma cartilha acerca do ensino híbrido em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, conforme as competências e habilidades orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com propostas de utilização das TDIC no ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Os objetivos específicos são: refletir sobre o processo educacional em Geografia com a utilização das TDIC, na perspectiva do ensino híbrido; analisar o desenvolvimento de ensino híbrido em Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Mossoró (RN); e elaborar cartilha sobre o ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental por meio da utilização das TDIC. Para alcançar estes objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica para a realização de reflexões teóricas sobre o ensino híbrido e as TDIC no ensino-aprendizagem de Geografia. Ademais, buscou-se e analisou-se os documentos oficiais de orientação da Educação nacional, mirando para as competências e habilidades condizentes com o objeto de estudo da pesquisa. Foi realizada pesquisa de campo com a aplicação de questionário junto a docentes da rede municipal de Educação da cidade de Mossoró, a fim de compreender as suas compreensões e práticas no que tange à temática em questão. Os resultados alcançados fundamentaram a produção de cartilha didática acerca do ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental por intermédio da utilização das TDIC para viabilizar o ensino híbrido.
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JESSIANE DANTAS FERNANDES
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O JOGO DE TABULEIRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma sequência didática sobre o meio ambiente do Seridó Potiguar para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais
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Orientador : JEANE MEDEIROS SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANO LIMA TROLEIS
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ADRIANY DE ÁVILA MELO SAMPAIO
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DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO
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JEANE MEDEIROS SILVA
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Data: 16/12/2022
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Se somos uma totalidade integrada, o estudante necessita conhecer seu papel neste planeta considerando que a fauna e a flora não são os únicos componentes do meio ambiente. Essa premissa implica a sensibilização do aluno para a construção de um saber geográfico que ultrapasse os muros escolares e perpasse a vida em sociedade. Nesse sentido, o ponto de partida será o lugar de vivência, do qual o estudante poderá chegar a uma percepção sustentável do planeta e de sua própria existência. Considerando essa concepção de realidade, questionamos: que possibilidades metodológicas, para além das abordagens usuais, podemos ensinar e aprender lugar, região e percepção ambiental no 4º ano do Ensino Fundamental? Como trabalhar didaticamente essas categorias no Seridó Potiguar em aulas de Geografia? Qual a importância do lúdico no ensino-aprendizagem de Geografia? Como o lúdico contribui para a compreensão do bioma da Caatinga a partir de seu lugar de vivência? Esta pesquisa, a propósito, objetivou elaborar dois produtos, denominado Sequência Didática com um jogo de tabuleiro: o meio ambiente do Seridó Potiguar no Ensino Fundamental de Geografia – Anos Iniciais e o outro, Jogo de Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. A proposta produziu um jogo de tabuleiro analógico voltado para a leitura espacial do Seridó Potiguar, priorizando os problemas do desmatamento, poluição ambiental, e a aprendizagem da fauna e da flora caantigueira. Recuperamos características em construção da Geografia Escolar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, previstas como objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte (DCRN), aplicáveis à região do Seridó Potiguar, como projeção para o desenvolvimento do produto. Esses fundamentos foram aliados à sondagem do nível de conhecimento dos estudantes-sujeito da pesquisa (matriculados na rede pública estadual de ensino no município de Caicó/RN), junto aos quais aplicamos a sequência e o jogo de tabuleiro. As abordagens temáticas trabalhadas foram relacionadas a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização de lugares. Percebemos que jogos proporcionam ludicidade e participação do discente no ambiente de ensino-aprendizagem, potencializando a coletividade como forma de aprender e socializar essa aprendizagem. Constatando que todas as nossas ações causam reações e impactos, sejam positivos ou negativos, estamos perante um novo olhar para a Terra, diante de indivíduos que farão a diferença a partir de sua localidade, com pequenas ações do dia a dia, construindo um espaço geográfico mais equilibrado ambientalmente. Conhecer e compreender seu lugar de vivência é também compreender a complexidade do todo (cidade, estado, país, continente e o planeta Terra).
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If we are an integrated totality, the student needs to know his role on this planet, considering that the fauna and flora are not the only environment components. This premise implies the student's awareness of the geographic knowledge construction that goes beyond school walls and permeates life in society. In this sense, the starting point will be the living place, from which the student will be able to reach a sustainable perception of the planet and of his own existence. Considering this reality conception we question: what methodological possibilities, in addition to the usual approaches, can we teach and learn place, region and environmental perception in the 4th year of Elementary School? How to work didactically these categories Geography classes of Seridó Potiguar? What is the ludic importance in the teaching-learning of Geography? How does the ludic contribute to the understanding of the Caatinga biome from where you live? This research, by the way, aimed to develop two products, called Didactic Sequence with a board game: the environment of Seridó Potiguar in Geography Elementary School - Initial Years and the other, Geographical Board Game of Seridó Potiguar. The proposal produced an analog board game aimed at the spatial reading of the Seridó Potiguar, prioritizing the problems of deforestation, environmental pollution, and learning about the caantigueira (Caatinga Biome) fauna and flora. We recover characteristics under construction of School Geography in Elementary Education - Initial Years, foreseen as objects of knowledge of the Base Nacional Comum Curricular (National Common Curricular Base BNCC) and the Documento Curricular do Rio Grande do Norte (Curricular Document of the State of Rio Grande do Norte DCRN), applicable to the Seridó Potiguar region, as projection for product development. These fundamentals were combined with the survey of the knowledge level of the research subject students (enrolled in the state public education network in Caicó/RN), with whom we applied the sequence and the board game. The thematic approaches worked were related to preservation, degradation, landscapes, relief, vegetation cover and places characterization. We noticed that games provide playfulness and student participation in the teaching-learning environment, enhancing the community to learn and socialize this learning. Realizing that all our actions cause reactions and impacts, whether positive or negative, we are facing a new look at the Earth, in front of individuals who will make the difference from their locality, with small actions of the day to day, building a geographic space more environmentally balanced. Knowing and understanding your place of living is also understanding the complexity of the whole (city, state, country, continent and planet Earth).
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