O ENSINO DA GEOGRAFIA URBANA: proposta de um livro paradidático para o estudo de Parelhas/RN
Espaço Urbano, Cidade, Ensino de Geografia, Livro Paradidático de Geografia, Parelhas/RN.
Sabendo que a Geografia Urbana tem como objeto de estudo a Cidade, pode-se perceber que o Espaço Urbano é entendido como resultado da forma como a sociedade se organiza em seu Lugar, compreendido como espaço vivido, no qual as relações de subjetividade são construídas ao longo das vivências. Esta pesquisa, enveredada pela Geografia Humanista e apoiada em pressupostos da Fenomenologia, considera que a produção do espaço urbano se dá a partir de diferentes usos desencadeados por diferentes agentes sociais. Tendo em vista a escassez de informações atualizadas e contextualizadas para o estudo da cidade e com o intuito de contribuir com a prática pedagógica em relação ao ensino e ao estudo do espaço urbano na geografia em escala local, definiu-se como objetivo geral desenvolver uma pesquisa para a produção de um livro paradidático que aborde a Geografia Urbana da cidade de Parelhas/RN contemplando a formação socioespacial da mesma e direcionado para o 6º ano do Ensino Fundamental II. O tema espaço urbano, escolhido para a realização desta pesquisa, se justifica pela necessidade de um material complementar aos livros didáticos, por estes não abordarem de forma suficiente o conteúdo sobre o lugar no contexto local. A escrita deste material paradidático representa um esforço para enriquecer o ensino da Geografia Escolar, sendo um conteúdo que adquire relevância e significado para o aluno ao abordar a realidade do local onde ele vivencia suas experiências cotidianas.