GEODIVERSIDADE DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE (RIO GRANDE DO NORTE): GUIA DE ORIENTAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Geodiversidade. Ebook. Aprendizagem significativa. Docentes. Geografia.
Dentre as temáticas que emergiram no ambiente acadêmico recentemente, encontra-se a
geodiversidade, que corresponde à variedade de elementos e processos integrados ao ambiente abiótico
(diversidade geológica, geomorfodiversidade, pedodiversidade, hidrodiversidade, climodiversidade),
em quaisquer formas, escalas espaciais e temporais e modos de interação. Desse modo, a presente
pesquisa teve como objetivo desenvolver um material digital (guia de orientação), por meio do qual os
professores compreenderão o conceito de geodiversidade e a sua relação com o currículo de Geografia
para os anos finais do ensino fundamental. Além disso, verão como abordar tal temática em sala de
aula, por meio de propostas de atividades que são evidenciadas ao longo do material, dando ênfase ao
município de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte). Para tanto, foram delimitados os
seguintes objetivos específicos: expressar a importância da geodiversidade para o ensino de Geografia
nos anos finais do ensino fundamental; analisar como a geodiversidade está inserida no currículo do
ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental; discutir como a geodiversidade
compreende um conteúdo que contribui para a aprendizagem significativa dos alunos; caracterizar, do
ponto de vista ambiental, o município de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte); e
exemplificar propostas didáticas que possam ser construídas em sala de aula ao abordar a
geodiversidade nos anos finais do ensino fundamental. Algumas das atividades foram aplicadas em
turmas da Escola Municipal Genésio Cabral de Macêdo, localizada no bairro Golandim (São Gonçalo
do Amarante). Espera-se que o material desenvolvido possa contribuir para a melhoria da qualidade do
ensino de Geografia, fornecendo subsídios teóricos e práticos para os professores no que diz respeito à
abordagem da geodiversidade nos anos finais do ensino fundamental.