SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LUGAR EM GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA PERSPECTIVA DA MULTISSENSORIALIDADE
Lugar; multissensorialidade; sequências didáticas; ensino de Geografia; anos finais do Ensino Fundamental.
Para a compreensão ampla e experiencial da realidade pelo ser humano é necessário o uso dos sentidos, fato que realça a multissensorialidade como uma alternativa para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, especificamente quanto ao ensino de Geografia, que é matéria escolar na qual é estudado o espaço vivenciado pelos agentes sociais envolvidos na Educação. Assim, neste trabalho o objetivo é desenvolver sequências didáticas para o ensino e aprendizagem do conceito de lugar em Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da multissensorialidade. A justificativa para a realização da pesquisa é a reduzida produção de trabalhos acerca do objeto em questão e a importância de se propor horizontes que estimulem os canais sensoriais dos estudantes no que concerne ao entendimento do seu espaço vivido e a definição do conceito de lugar. Para alcançar o objetivo do trabalho, faz-se opção pela pesquisa-ação, com destaque para a abordagem qualitativa e para a utilização de técnicas de pesquisa que possibilitem reflexões teóricas e análises de dados primários. O campo da pesquisa é a escola pública localizada na cidade de Ipueira (RN), por ser o lugar de vivências e de trabalho da pesquisadora. É nesta escola que será analisado o ensino e aprendizagem de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e testadas as sequências didáticas propostas para o processo educacional acerca do conceito de lugar. Espera-se que tais sequências contribuam para a aprendizagem em Geografia de modo contextualizado e motivante, tendo-se em vista a compreensão do espaço vivido e da realização ou não do mundo no lugar. Para tal, é sublinhada a multissensorialidade mirando um processo de ensino e aprendizagem não restritivo, ou seja, alicerçado nos sentidos e que tenha significados.