Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO DA SILVA SANTOS
DATA : 10/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:
CARTOGRAFIA INCLUSIVA: o uso de mapas táteis no ensino de Geografia
PALAVRAS-CHAVES:
Cartografia Tátil, Mapas táteis, Educação inclusiva, Inclusão escolar, Ensino de Geografia.
PÁGINAS: 105
RESUMO:
A Geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico, que segundo Santos (1996, p. 26), “deve ser considerado como um conjunto indissociável, de que participam, de um lado, certo arranjo de objetos geográficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro, a vida que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento”. Isso faz com que o ensino de Geografia seja fundamental para formação cidadã dos nossos discentes, como afirmam Callai (2018), Castilho (2015) e Cavalcanti (2012). Docentes de Geografia, frequentemente fazem uso da linguagem cartográfica e de seus produtos para evidenciar fenômenos no espaço geográfico, promovendo a compreensão do espaço vivido pelos nossos discentes, além de ser uma determinação da nossa Base Nacional Comum Curricular - BNCC implementada em2018, a qual prevê a utilização da linguagem cartográfica nas aulas de Geografia. Reconhecendo a importância do ensino de Geografia, devemos considerar a afirmação de Martins (2011): "às transformações que ocorrem na sociedade acabam por provocar mudanças no pensamento científico que repercutem na educação como um todo." A mudança social que impactou diretamente no meio educacional que originou a problemática desta pesquisa, foi a conquista dos direitos das pessoas com deficiência. Nesse contexto, a presente pesquisa do tipo profissional, em nível mestrado tem o seguinte problema: Tendo em vista que a Cartografia é uma representação gráfica, como se pode usá-la no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia, para discentes com deficiência visual? Buscando solucionar essa problemática, a pesquisa tem como objetivo principal de construir uma metodologia de ensino, tendo como produto um manual técnico, teórico e prático capaz de auxiliar a produção e aplicação de mapas táteis. Para tal, foi preciso debruçar-se em análises bibliográficas para compreender os conceitos referentes às pessoas com deficiência e seus direitos, efetuar entrevistas estruturadas com profissionais da educação e graduandos dos cursos de licenciatura em Geografia. Ocorreram também várias oficinas para produção de mapas táteis, fazendo uso das técnicas da Cartografia Tátil com os mais diversos públicos, para se obter informações necessárias para construção de um livro, que reúne desde a parte conceitual sobre deficiência e questões técnicas da Geografia e Cartografia, e a parte prática de como produzir materiais táteis para auxiliar os professores do Rio Grande do Norte.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1172876 - SILVIO BRAZ DE SOUSA
Interno - 1486670 - CELSO DONIZETE LOCATEL
Externa à Instituição - ROSEMY DA SILVA NASCIMENTO - UFSC