O BIOMA CAATINGA EM CARTILHA DIDÁTICO PEDAGÓGICA: Uma abordagem fractal para o ensino fundamental
Caatinga, Ensino de Geografia, Fotografia no ensino
O problema que norteia o presente estudo partiu de reflexões sobre o ensino da Geografia, no contexto do bioma Caatinga, uma vez que não consegue identificar no material disponível para os docentes do ensino fundamental, uma seleção e organização de conteúdos significativos e socialmente relevantes para os discentes moradores do bioma. A questão norteadora da pesquisa é: o que fazer para que os discentes do ensino fundamental se interessem por um tema que é presente e concreto aos nossos sentidos? O objetivo geral é produzir uma cartilha com imagens e informações da paisagem do Bioma Caatinga, tecendo uma ponte entre as informações que se tem sobre a “mancha”, considerada um Fractal, e o que dizem os conceitos teóricos sobre o contexto geral do bioma, para que o conhecimento produzido possibilite ampliar conhecimentos que contribuam para o entendimento e preservação sustentável do Bioma Caatinga. Quanto aos objetivos específicos, têm-se: 1)Identificar a diversidade de espécies que habitam essa pequena mancha do Bioma Caatinga; 2)Investigar que elementos do local atraem tantas espécies; 3) Registrar por meio de fotografias, a paisagem e as espécies da fauna e flora encontradas no recorte espacial lócus pesquisa; 4) Coletar fotografias para descrição da paisagem; 5) Contribuir para o aumento das fontes de pesquisas sobre o assunto abordado para que os discentes possam enriquecer o conhecimento sobre a Caatinga. Os caminhos teórico-metodológicos são: pesquisas bibliográficas que terão como referências conceituais, com termos como sertão, lugar, paisagem, flora e fauna, a partir das discussões de Tricart (1982), Dardel, (1990), Relph, (1979)Santos e Chiapeti (2011) e a visita exploratória ao locus da pesquisa para a captação de fotografias, que comporão a pesquisa imagética, a qual associada à bibliográfica e documental, darão sustentação ao objeto de pesquisa e para a produção do material didático que é a cartilha sobre as espécies de fauna e flora locais. Atualmente, todas as coletas fotográficas foram realizadas, formando o banco de imagens da pesquisa.