Desenhando Lugares na Geografia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Proposição de uma sequência didática em tempos pandêmicos
Ensino. Geografia. Lugar. Desenho.
O presente estudo desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF/UFRN) se propõe a partir do conceito geográfico de lugar, empreender uma análise crítica da utilização do desenho enquanto linguagem que contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este pensamento, o presente trabalho assume o objetivo de elaborar e apresentar um produto educacional no formato de sequência didática contendo orientações teórico-metodológicas para o estudo do conceito de lugar, mediado pela linguagem do desenho, a fim de nortear professores em suas futuras atuações no âmbito da Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além desse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: evidenciar o conceito de lugar na perspectiva humanista fenomenológica e sua reverberação na Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); compreender as potencialidades da linguagem do desenho para a Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental; e identificar as percepções dos professores acerca do papel do desenho nas aulas de Geografia. Diante do exposto, a pesquisa alicerçou-se na utilização da abordagem qualitativa em educação de acordo com Bogdan e Biklen (1994), no que tange aos procedimentos metodológicos o estudo se baseia em três fontes: bibliográfica, documental e empírica. A informação coletada foi sistematizada e analisada através da análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico no âmbito do pensamento geográfico, evidencia o lugar a partir de Dardel (2011) e de Tuan (2013); a respeito do lugar enquanto conteúdo escolar buscamos subsídios nos PCNs (BRASIL, 1997) e na BNCC (BRASIL, 2018); a respeito do desenho infantil são explanados os estudos de Luquet (1969), Mèredieu (2006), Piaget (1975; 1994) e Vygotsky (1991; 2009) e no que se refere ao desenho como linguagem para o ensino da Geografia são tomados para análise os estudos de Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Almeida (2011), Miranda (2005), Oliveira Jr (1994; 2011) e Theves (2017; 2019). O aporte teórico auxilia na validação das potencialidades do desenho como linguagem e estratégia para o ensino da Geografia. Os desdobramentos das análises empreendidas e o contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), fundamentaram a elaboração do material textual, ou seja, da proposta de sequência didática, que contém orientações básicas para elaboração de planos de aulas (no formato remoto ou presencial). O produto educacional pensado para ser desenvolvido com turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, tem o enfoque no estudo dos lugares de vivências das crianças, servirá de elemento norteador da organização das aulas, podendo ser aplicado e adaptado pelo professor no decurso de sua práxis nos anos iniciais do Ensino Fundamental.