A GEOGRAFIA ESCOLAR SOB A LENTE DO ESTUDANTE - MANUAL INSTRUCIONAL: APRENDENDO A GRAVAR VÍDEOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Ensino de Geografia; Produção de Vídeo; Aprendizagem; Anos Iniciais.
As instituições educativas têm a cada dia incorporado em sua prática as tecnologias, dentre elas, o uso de aparelho de celular smartphone.Este dispositivo processa informações com alta capacidade, concatenando imagens, sons e movimento. Nessa direção, a presença dos vídeos, na sociedade contemporânea e imagética, tem crescido, devido a sua capacidade de produção e reprodução. Identificado o impacto do audiovisual na formação dos estudantes, este trabalho busca investigar como a produção de vídeos elaborados por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contribui para a aprendizagem das temáticas da Geografia Escolar? Tendo definidos os objetivos de: a) Discutir os objetos do conhecimento e habilidades de Geografia à luz da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) para o 5o ano do Ensino Fundamental; b) Apresentar o vídeo como recurso de aprendizagem da Geografia nos Anos Inicias; e, c) Propor o designer instrucional orientador do manual. Vale destacar que esta pesquisa compreende, a produção de material didático com orientações sobre a produção de vídeos por alunos, como possibilidade de construção de narrativas geográficas, visando a consolidação de competências e habilidades referentes, não somente, ao domínio de conteúdo da geografia escolar, como a construção de roteiros e uso didático das tecnologias digitais para produção de audiovisuais educacionais. Este trabalho, portanto, propõe-se a apresentar um manual instrucional, orientador para a produção de vídeos por alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, considerando os objetos do conhecimento e habilidades da Geografia propostos pela BNCC (BRASIL, 2017). Na abordagem metodológica, utiliza as diretrizes da pesquisa aplicada, uma vez que busca contribuir para o campo prático da educação básica, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica, tendo como parâmetro os procedimentos da revisão sistemática e integrativa, em que buscou compreender os desafios do Ensino de Geografia, bem como entender o vídeo como estratégia de aprendizagem. Para isso, foi realizada uma busca em bancos de dados que versavam sobre o vídeo e a geografia escolar, acrescida de uma pesquisa documental, em que, com base nos documentos balizadores da educação brasileira compreendeu o cenário da Educação Geográfica no país. Ainda, no percurso metodológico, visando a validação da proposta, a partir de técnicas próprias à pesquisa exploratória, aplicou um questionário com os alunos do 5o ano da Escola Municipal José Félix da Silva Júnior, situada na zona rural de Santana do Matos/RN, no sentido de identificar o uso e presença de recursos tecnológicos no cotidiano de alunos. Em seguida, visando validar a questão norteadora da pesquisa, foi aplicada uma sequência didática, em que os alunos colaboradores do estudo, colocaram em prática, através do roteiro de atividades em versão preliminar do manual (produto do mestrado), seus conhecimentos, a partir do qual, produziram vídeos abordando um objeto do conhecimento da Geografia. As produções dos alunos foram analisados através de uma ficha de avaliação com base no método de análise descritiva, em que foi possível verificar que as narrativas produzidas, em audiovisual, evidenciam a sua potência para a construção dos saberes geográficos pelos estudantes, haja visto que, ao produzir o vídeo, o aluno move ativamente conhecimentos demonstrando domínio teórico-conceitual e prático, referente a aspectos relacionados aos seus locais de vivências, com aporte no conhecimento de temáticas da Geografia. Como resultado a pesquisa exploratória, comprova a validade da proposta de produção de vídeo por alunos como estratégia eficaz para a construção da aprendizagem da geografia escolar, demonstrando a potencialidade inovadora do Manual Instrucional: aprendendo a gravar vídeos nas aulas de Geografia.