O PODCAST COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: Caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura.
Ensino de Geografia. Espaço Geográfico Contemporâneo. Ciberespaço. Cibercultura. Podcast.
O Espaço Geográfico contemporâneo é compreendido como o resultado/reflexo das transformações e evoluções técnicas das sociedades humanas na Terra. Sendo este espaço um produto das relações mútuas entre a materialidade e o virtual, considera-se que a partir dele derivam-se conceitos como o ciberespaço, dado pela interconexão de computadores no meio virtual, e a cibercultura, enquanto uma cultura do mundo digital. Com a revolução técnica, científica e informacional e com o advento da globalização, somos expostos a um mundo de “transformações aceleradas” sejam nas esferas econômicas, políticas, sociais e sobretudo educacionais. Tais mudanças se materializam e se intensificaram com o contexto pandêmico do SARS-CoV-2 (COVID-19), cuja “reprogramação” da vida passou a ser realizada e mediada pelo uso de dispositivos tecnológicos. Nesse entendimento, a escola, a sala de aula, os sujeitos que as ocupam e as práticas educativas foram movidas para uma realidade híbrida, mesclando as perspectivas do ensino com as tecnologias digitais. Sendo assim, essa pesquisa propõe a reflexão e a experimentação por meio do podcast como metodologia no Ensino de Geografia, enquanto espaço de diálogos e de difusão de narrativas escolares sobre o Espaço Geográfico contemporâneo, o ciberespaço e a cibercultura. Para tal esta dissertação propõe a elaboração de um arcabouço teórico sobre os conceitos abordados e suas relações com o Ensino de Geografia e o aluno tecnológico, a produção de uma sequência didática com o uso da mídia podcast, e como produto final a aplicação desta sequência e uma reflexão sobre sua a experimentação, a partir da correlação entre prática pedagógica e objeto de estudo na Geografia.