A CONSTRUÇÃO E A APLICAÇÃO DO JOGO “EXPEDIÇÃO PELO RELEVO POTIGUAR”: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA ESCOLAR
Jogo; Competências; Habilidades; Ensino; Aprendizagem.
O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo relevo potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e a aplicação do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogas em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após a aplicação, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia, bem como as suas fragilidades. Assim, consideramos que o jogo “Expedição pelo relevo potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos.