População e resistência: povos indígenas do RN
População indígena. Livro paradidático. Lugar. Território.
O presente trabalho tem por objetivo a elaboração de um livro paradidático que trata a respeito da população indígena do RN, voltado para alunos do Ensino Médio. A preocupação com estudos populacionais remonta a tempos bastante longínquos na história da humanidade. Há registros de recenseamento ocorrido em antigas civilizações como China em 2238 a.C., em textos bíblicos, e atualmente esse tipo de estudo ainda é usado como método de contagem da população. Com o advento do capitalismo e, consequentemente, de todas as transformações socioeconômicas inerentes a esse sistema, se tornou visível os espaços construídos se diferenciam a partir das necessidades e do contexto de produção da vida e, com isso, novas maneiras de pensar a população. O estudo da população abrange grupos heterogêneos, seja no que se refere às condições socioeconômicas ou culturais. Nesse conjunto, destacam-se as populações tradicionais, que apesar de inseridas em contexto histórico atual, buscam a preservação das raízes culturais de seus antepassados, representando pontos de resistência ao sistema social vigente. Dentre as populações tradicionais, destaca-se a população indígena representada pelas comunidades remanescentes, bem como pela população que no censo do IBGE, se autodeclara como indígena, mesmo estando dispersa pelo Estado do RN, sem pertencer a organizações ou grupos específicos. Dessa forma, é importante pesquisar sobre esse grupo populacional que por vezes tem sua existência ignorada pela sociedade ou resumida a estereótipos e preconceitos oriundos do senso comum. Dessa forma, espera-se que o aluno de posse desse material possa também analisar a realidade em que vive, comparando e contextualizando situações, percebendo as relações entre diferentes contextos, entendendo que o espaço geográfico se reproduz a partir da maneira como a sociedade se apropria dos lugares, tornando-os reflexos das intervenções econômicas, sociopolíticas, ambientais e culturais.