ENSINO DE GEOGRAFIA E EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA COM A PRODUÇÃO DE LIVROS DIGITAIS: é com um clique que se vira a página?
Ensino de Geografia. Metodologia de ensino de Geografia. Livro Digital.
O ensino de Geografia na atualidade tem impelido o professor a práticas que aproximem o aluno do conhecimento através de uma aprendizagem em que ele seja o protagonista e haja valorização dos saberes e talentos individuais, assim como o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, a presente pesquisa visa aprimorar a prática docente pelo intermédio de uma metodologia para produção de livro digital no ensino da Geografia que propicie a aprendizagem significativa e colaborativa. Para tanto, o trabalho ora apresentado objetivou produzir um material pedagógico, para professores do Ensino Médio, que contém uma proposta metodológica de produção de livro digital para o ensino de Geografia e, para além disso, experienciar e avaliar suas contribuições no processo de ensino-aprendizado de Geografia. Enfocamos a aprendizagem dos conteúdos geográficos, em especial a cidade, em uma proposta interdisciplinar que utiliza as TICs assim como a leitura e a escrita para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas dos jovens na atualidade, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998). Entre elas, a compreensão ampla da realidade, o domínio de categorias, conceitos e procedimentos básicos e explicações do conhecimento geográfico sobre a realidade do aluno e global. A pesquisa foi realizada com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa, localizada na cidade de Tibau/RN. A metodologia se desenvolveu em três etapas: revisão bibliográfica e planejamento das ações; ações desenvolvidas com os alunos para a produção do livro digital; análise da metodologia de produção do livro digital no ensino de Geografia. Ao longo do desenvolvimento e da aplicação da metodologia, percebemos que a produção de livros digitais pode contribuir positivamente para o ensino da Geografia no contexto pesquisado já que o método prioriza o protagonismo do aluno, valoriza seus conhecimentos e a eles acrescenta novos conhecimentos geográficos, aperfeiçoa competências e habilidades e, sobretudo, torna a aprendizagem significativa.