A Geografia Escolar e o campo: o ensino de Geografia como possibilidade da formação cidadã
Ensino de Geografia Agrária; Formação Docente; Sequências didáticas
Desde a sua inserção como disciplina escolar, no início do século XIX, a Geografia tinha como principal objetivo, formar cidadãos. Ao longo da sua trajetória, novos direcionamentos foram tomados, e a mesma deixou de ser uma ciência meramente descritiva, assumindo uma postura critica e reflexiva. Os conteúdos trabalhados em sala de aula deveriam assumir um caráter transformador, permitindo a construção do raciocínio geográfico. As Diretrizes Nacionais estabeleceram parâmetros que norteariam a abordagem dos conteúdos da disciplina. A formação docente, juntamente com a prática de sala de aula, deverá aproximar a universidade e a escola, resinificando o processo de ensino e aprendizagem, assim como a formação cidadã. A presente dissertação tem por finalidade analisar a abordagem dos temas de Geografia Agrária no ensino básico de 6º ao 9º ano e ensino médio da rede pública de ensino na cidade do Natal/RN, assim como sua contribuição para construção do raciocínio geográfico e formação cidadã. A mesma está estruturada em quatro capítulos, os quais analisarão: Os temas de Geografia Agrária no ensino básico; A prática dos professores do ensino básico e o ensino de Geografia Agrária; A Geografia Agrária e a formação do professor e por fim sugerir sequências didáticas para o ensino da questão agrária.