FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN:PERÍODO DE 2007 A 2017
Geografia. Formação de professores. Educação a distância
Formação de professores tem se constituído um tema objeto de vários estudos e ações ligados ao campo das políticas públicas da Educação. Dentre os fatores que justificam a preocupação com o tema está o fato de que a formação inicial docente adquiriu expressiva notoriedade, quando se passou a atribuir a esse momento a possibilidade de ancorar saberes e experiências capazes de desencadear um conjunto de ações voltadas para a melhoria da qualidade da Educação, com vistas a atender um contexto social marcado pela competitividade e pelos avanços tecnológicos, no qual o conhecimento assume uma expressiva valorização. Considerando tais observações, o projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de formação de professores de Geografia na modalidade à distância na UFRN, sob uma perspectiva histórico-política e pedagógica. A escolha dessa temática justifica-se pela importância que a EaD vem assumindo no cenário da Educação brasileira, especialmente no que se refere a Formação de professores em diferentes áreas do conhecimento; sendo o contexto atual marcado pelo uso das tecnologias da informação e comunicação, torna-se importante investigar como a universidade vem se utilizando desses recursos para promover os pilares de sua atuação – o ensino, a pesquisa e a extensão, no âmbito da modalidade EaD na perspectiva da formação de professores de Geografia