Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO

DISCENTE : CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO
DATA : 06/12/2016
LOCAL: Auditório do DGE/CCHLA

O TEMA DA ENERGIA EÓLICA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: proposta de um livro paradidático.

Ensino de Geografia; material paradidático; litoral semiárido; economia do RN; sal marinho.

Este projeto de qualificação segue como objetivo a construção de um livro paradidático sobre o tema da Energia Eólica para aplicação no Ensino de Geografia. Tem-se como metodologia: analisar como o tema é abordado em livros didáticos; averiguar junto aos professores como trabalham o tema em sala de aula, quais as dificuldades e estratégias; pesquisar o desenvolvimento do tema da Energia Eólica; e apreender os elementos que irão compor o livro paradidático. As análises realizadas até o momento revelam uma abordagem fragmentada e isolada do tema da Energia Eólica em relação aos saberes geográficos e aos outros temas da Geografia. A falta de contextualização também compõe este conjunto de problemas que tornam o assunto pouco explorado, apesar de ser uma das atividades em expansão, principalmente no Rio Grande do Norte. Tendo como base teórica os escritos de Edgar Morin, ao compreender o pensamento sistêmico na educação, encontra-se como ideia principal a religação dos saberes, onde se utiliza de princípios que apontam como via para o ensino a ação de religar, no sentido de tecer conhecimentos, fazer perceber a interdependências entre eles, entender a relação entre o global e o local, a fim de promover um conhecimento pertinente, ou seja, fazer com que o professor (mediador) proporcione ao aluno uma visão multidimensional sobre os temas, apresentando vários pontos de vista para provocar o diálogo e construção de novos conhecimentos. Neste processo a utilização das diversas linguagens e práticas é imprescindível. Nesta via, o livro paradidático está em processo de construção para ser aplicado em duas escolas públicas do Ensino Médio, nas cidades de Ceará-Mirim-RN e João Câmara-RN. Para isso, apresenta-se também uma Proposta de Aplicação.

Interno - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA
Presidente - 2966354 - DIÓGENES FÉLIX DA SILVA COSTA
Interno - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS
Notícia cadastrada em: 22/11/2016 08:34