Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO AMÉRICO MICUSSI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO AMÉRICO MICUSSI
DATA: 01/07/2013
HORA: 10:00
LOCAL: NESC
TÍTULO:

CUIDANDO DO NINHO DA CEGONHA: Uma proposta de qualificação do pré-natal na Unidade Básica de Saúde do Campo da Mangueira, município de Macaíba\RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Pré-Natal, Saúde da Família, gestão do cuidado, ciclo gravídico-puerperal, humanização.


PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

A gestação é um período singular na vida da mulher, demandando atenção especial da família e dos profissionais de saúde (BRASIL, 2006).  No Brasil, o Ministério da Saúde adotou o Cartão da Gestante para acompanhamento do Pré-natal, o que não tem se mostrado instrumento capaz de contribuir para a melhoria da qualidade dessa assistência, considerando que os registros são falhos, dificultando a compreensão dos mesmos por parte das gestantes. Este projeto de intervenção tem por objetivo implantar uma Caderneta da Gestante visando o aprimoramento ao atendimento à mulher no ciclo gravídico-puerperal. O local da intervenção será a Unidade Saúde da Família do Campo da Mangueira, no município de Macaíba/RN, Brasil. O modo de implantar a Caderneta a considera como ferramenta tecnológica da gestão do cuidado, e propõe-se incluir gestantes e equipe em todas as fases da implantação. Serão selecionadas e acompanhadas dez gestantes que receberão a referida caderneta e farão parte da amostra do projeto de intervenção. O registro do processo de implantação da caderneta dar-se-á por anotações em prontuários e relatórios dos momentos de encontros com gestantes e com equipe de saúde. Espera-se que a análise desses registros possa indicar diretrizes para a implantação da Caderneta da Gestante na referida Unidade de Saúde e rede municipal, e contribuir para mudanças nos modos de fazer a atenção materno-infantil na Estratégia de Saúde da Família desse município.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149598 - ELIZABETHE CRISTINA FAGUNDES DE SOUZA
Externo ao Programa - 3242546 - REGINALDO ANTONIO DE OLIVEIRA FREITAS JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA ANTERO SOUSA MACHADO - URCA
Notícia cadastrada em: 27/06/2013 16:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao