59ª QD - Mortalidade por COVID-19 no Brasil: uma análise de causas múltiplas - 30/11/2022

Neste dia 30/11/2022, no Anfiteatro "B" do CCET/UFRN, às 14h30min, ocorrerá a 59ª edição das Quartas Demográficas, com o título: Mortalidade por COVID-19 no Brasil: uma análise de causas múltiplas. 

A palestra será apresentada pela professora e pesquisadora Ana Maria Nogales (PPGDSCI/CEAM/UNB).

 

As inscrições poderão ser feitas através deste link

 

A importância das estatísticas vitais para apoiar o planejamento, avaliação e monitoramento de programas e políticas de saúde é amplamente reconhecida. No cenário atual da pandemia de covid-19, a disponibilidade de dados sobre morbidade e mortalidade tem sido fundamental para acompanhar a evolução e características dos casos e óbitos. Uma informação de extrema relevância para os estudos de mortalidade é a causa da morte. Desde o século XIX, convencionou-se, para fins estatísticos, selecionar apenas uma causa entre as mencionadas no atestado de óbito. Essa causa selecionada deve ser a causa básica do óbito. No entanto, com o processo de envelhecimento da população, e com a pandemia de covid-19, fica evidente que é necessário ampliar o conhecimento sobre o processo que leva um indivíduo ao óbito por uma determinada causa básica. Quais as outras causas associadas a esse processo? Com a análise de todas as causas mencionadas no atestado de óbito, ou seja, as causas múltiplas, é possível identificar as causas associadas, sejam elas parte da cadeia de eventos que levou ao óbito, ou causas contribuintes, as chamadas comorbidades.

Notícia cadastrada em: 28/11/2022 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa15-producao.info.ufrn.br.sigaa15-producao