PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 3342-2520 http://www.posgraduacao.ufrn.br/ppgdem
Apresentação

Objetivo

 

O PPGDEM (Programa de Pós-graduação em Demografia) tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da ciência e o avanço do conhecimento na área da demografia e as suas relações com outras esferas do conhecimento, quais sejam: saúde, educação, socioeconômica, territorial e ambiental.

Dentro dessa perspectiva, o PPGDEM pretende aprofundar os conhecimentos acadêmicos que contemplem os aspectos relacionados à temática da dinâmica demográfica, possibilitando a formação de pós-graduados, qualificando-os para a geração de relevantes conhecimentos teóricos voltados à prática, de tal forma que estejam aptos a atuarem em áreas estratégicas, visando o desenvolvimento científico-tecnológico da região Nordeste e do país.

Neste contexto, os objetivos específicos do PPGDEM são:

  • Formar recursos humanos em nível de pós-graduação para o ensino superior e para a produção científica aplicada à área de demografia.
  • Formar docentes e pesquisadores que atendam quantitativa e qualitativamente às necessidades do ensino superior na área de demografia, absorvendo uma demanda regional e também nacional, uma vez que os cursos de formação em Demografia no Brasil estão, atualmente, concentrados na Região Sudeste (Cedeplar/UFMG, Belo Horizonte; NEPO/UNICAMP, Campinas).
  • Formar recursos humanos para o uso adequado de técnicas e análises demográficas e estatísticas para a compreensão e resolução de problemas regionais;
  • Difundir o conhecimento científico em estudos populacionais para a sociedade, por meio de atividades de pesquisa e extensão;

Trata-se de um Programa que propicia ampliar o conhecimento em uma perspectiva multidisciplinar, favorecendo a aplicação desse mesmo conhecimento, atraindo candidatos egressos das ciências sociais, estatística, matemática, economia, geografia, ciências da saúde, entre outras. Além disso, o mesmo atenderá uma demanda que não se restringe ao ambiente da UFRN, mas compreende profissionais egressos de outras instituições de ensino do próprio estado do Rio Grande do Norte (Universidade Estadual, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, Universidade e Centros Universitários privados), da Região Nordeste e mesmo outras regiões do país. Assim, levando-se em conta tal objetivo, o Programa se propõe a incorporar candidatos com diferentes formações acadêmicas e diferentes origens na sua formação de graduação.

Perfil do profissional a ser formado

O pós-graduado a ser formado deve estar capacitado técnica e cientificamente para desenvolver estudos, pesquisas relacionadas às questões demográficas, em especial, focalizando a região Nordeste, com visão integrada e habilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares.

Ao concluir o seu mestrado, este profissional terá adquirido experiência na produção científica da temática relacionada aos estudos populacionais, estando apto a desenvolver abordagens teóricas, métodos e práticas para a produção, análise, interpretação e disseminação de informações que ampliem o conhecimento da realidade demográfica.

Assim, este profissional será capaz de:

  • Ter autonomia para realizar estudos e pesquisas na área da demografia;
  • Compreender as dimensões decorrentes das mudanças demográficas, no âmbito local, regional e nacional;
  • Desenvolver capacidade de liderança para formar novos grupos de pesquisa;
  • Disseminar os conhecimentos adquiridos nos diversos níveis do saber;
  • Contribuir para formação de novos recursos humanos no campo da demografia;
  • Atuar na difusão do conhecimento da informação demográfica para a sociedade;
  • Exercer suas atividades com responsabilidade e ética em todos os níveis do relacionamento humano.

São poucos os centros de excelência no ensino de demografia no Brasil. Apenas o Cedeplar/ UFMG, em Belo Horizonte, e o NEPO/UNICAMP, em Campinas, possuem Programas de Pós-graduação em Demografia no país. Diante deste cenário, cabe à UFRN exercer papel importante na formação de recursos humanos capacitados para atender à demanda local, regional e também nacional. Dentro dessa perspectiva, o Programa visa suprir boa parte das demandas na área de Demografia, surgindo como oportunidade de formação de acadêmicos.

Nesse sentido, a criação do Programa de Pós-Graduação em Demografia (Mestrado) vem atender a um anseio antigo da comunidade acadêmica da UFRN, de todo o Nordeste e do país, uma vez que representa uma descentralização do ensino da Demografia no Brasil e uma profícua necessidade de gerar produção de conhecimento e produção científica sobre demografia no Nordeste e no Brasil. A implantação desse Programa permitirá incrementar as atividades de pesquisa e a produção científica do grupo e deverá contribuir para a formação multidisciplinar de recursos humanos qualificados na área de demografia.

Este programa está estruturado na área de concentração em Demografia, com duas linhas de pesquisa: I) Dinâmica demográfica e II) Abordagens metodológicas em demografia. Trata-se de uma proposta multidisciplinar envolvendo professores que têm como principal interesse de pesquisa a demografia, como se pode constatar pelos projetos de pesquisa em andamento, bem como pelas publicações produzidas pelos docentes envolvidos no Programa.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - RICARDO OJIMA

    Telefone/Ramal: (84) 3342-2520

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: ricardo.ojima@gmail.com

  • - MARCOS ROBERTO GONZAGA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao