PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLY CHRISTINA DA SILVA MATOS

DISCENTE : KELLY CHRISTINA DA SILVA MATOS
DATA : 14/12/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA VIA GERÊNCIA DE REDES CCET/UFRN

FEMINICÍDIO CONTRA A MULHER POTIGUAR: UMA ANÁLISE DE 2011 A 2019

Mortalidade Feminina; Violência Contra a Mulher; Feminicídio

No Brasil, as leis Maria da Penha (2006) e do Feminicídio (2015) tratam de violências contra a mulher. Apesar de na legislação brasileira elas apresentarem textos distintos, são leis que se complementam. A primeira tem por objetivo a proteção da mulher vítima de violência doméstica, seja psicológica, física ou moral e, embora não defina penalidades para os agressores, propõe medidas protetivas para manter o agressor longe da vítima bem como a criação de rede de amparo à mulher. A segunda, do Feminicídio, passou a acrescentar um agravante ao crime de homicídio, transformando o assassinato de mulheres em homicídio qualificado. O feminicídio é um assassinato de mulheres devido à sua condição de gênero. Os números de registros de feminicídios e denúncias contra o agressor são importantes indicadores da segurança da mulher, retratando as condições de desigualdade nas relações homem-mulher que permeiam a sociedade brasileira. Nesse contexto, uma questão relevante é: em quais situações há mais riscos de a mulher ser vítima de crime violento no Rio Grande do Norte (RN)? O objetivo deste trabalho é explorar o cenário de crimes violentos contra mulheres e meninas potiguares que impliquem morte, identificar possíveis disparidades regionais e o perfil sociodemográfico das vítimas. Para tal, será feita uma revisão da literatura acerca do estado da arte e consensos sobre definição de violência contra a mulher; será utilizada uma pesquisa documental de dados da Rede e Instituto OBVIO. Espera-se que o RN apresente um padrão elevado em relação à taxa nacional de violência letal contra a mulher em decorrência de elementos culturais e de indicadores de desenvolvimento humano e educacionais relativamente inferiores em relação ao resto do país. Ademais, defende-se que uma sociedade munida de tais informações está um passo à frente para propor políticas voltadas à prevenção e enfrentamento desse problema.

Externa à Instituição - MAIRA COVRE SUSSAI SOARES - UERJ
Presidente - 1225734 - JORDANA CRISTINA DE JESUS
Interna - 1855608 - KARINA CARDOSO MEIRA
Notícia cadastrada em: 26/11/2020 15:12