PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO NAZARENO BASÍLIO JÚNIOR

DISCENTE : LEANDRO NAZARENO BASÍLIO JÚNIOR
DATA : 29/08/2018
LOCAL: Sala 04 do DDCA

Interiorização Educacional e Redistribuição de Capital Humano no Seridó Potiguar entre 2000 e 2016

Seridó Potiguar; Interiorização; Expansão do Ensino; Capital Humano

Os fluxos populacionais por motivos educacionais são apontados por estudos internacionais como possuidores de importante relevância quanto à consideração de temas como urbanização, políticas públicas, e desenvolvimento econômico e cultural. Todavia, a relação entre deslocamentos e o capital humano tem recebido pouco enfoque pela literatura brasileira. Quando se considera o semiárido nordestino a escassez de referências que consideram esse tipo de relação aumenta. A Região do Seridó Potiguar encontra-se no semiárido nordestino e é o recorte territorial deste trabalho por conter especificidades como secas recorrentes, escassez de chuvas e uma população significativa para o contexto do Rio Grande do Norte. Além disso, essa região faz parte do contexto da política de expansão e interiorização do ensino superior e técnico, de modo que Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas surgiram e passaram a fornecer maiores números de vagas na localidade, assim como, os Institutos Federais (IF) fornecendo cursos superiores e técnicos de nível médio. A literatura afirma que diferentes índices educacionais influenciam componentes demográficas como a fecundidade, a mortalidade e a migração, contudo, esse trabalho debate esses efeitos na migração, por esta estar ganhando uma importância crescente no debate que trata da dinâmica demográfica. Assim, o objetivo geral do trabalho é identificar se a interiorização e o aumento de vagas em instituições de ensino superior e técnico contribuíram com o processo de retenção populacional e redistribuição de capital humano no Seridó Potiguar entre os anos de 2000 e 2016. Para tal se utilizará dados do Censos Demográficos de 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos Censos Escolares e da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e do Survey realizado no âmbito do projeto de pesquisa Vulnerabilidade e Adaptação no Nordeste Brasileiro: Perspectivas Locais e Regionais sobre a Urbanização no Seridó Potiguar. Em busca do objetivo principal será realizada uma análise descritiva dos dados levantados, assim como, será realizado um comparativo de características sociodemográficas em variáveis sensíveis às mudanças provocadas por a expansão e interiorização do ensino.

Externo ao Programa - 2330704 - CASSIANO JOSE BEZERRA MARQUES TROVAO
Interno - 1880578 - RICARDO OJIMA
Interno - 167.649.538-05 - SILVANA NUNES DE QUEIROZ - URCA
Presidente - 102.396.358-25 - WILSON FUSCO - FJN