Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE MARIA BATISTA UCHOA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOYCE MARIA BATISTA UCHOA
DATA: 09/08/2013
HORA: 10:30
LOCAL: Sala de aula 01 do PPGPA
TÍTULO:

Viabilidade Econômica dos Sistemas de Produção de Bovinos Leiteiros Dentro da Agricultura Familiar na Região do Seridó do Rio Grande do Norte. 


PALAVRAS-CHAVES:

associativismo, cooperativas, estatística descritiva, produção animal, questionários, sustentabilidade.


PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
RESUMO:

Este projeto tem como objetivo estabelecer uma avaliação da viabilidade econômica dos sistemas de produção de bovinos leiteiros dentro da agricultura familiar na Região do Seridó do Rio Grande do Norte, principal bacia leiteira do estado, para a composição de novas estratégias, em nível de campo, que ajudem a fornecer subsídios para os administradores desenvolverem ações que favoreçam a sustentabilidade desses sistemas. Para isso, levou-se em consideração indicadores socioeconômicos como: participação em cooperativas, associativismo, aspectos administrativos e de controle da produção, destino e preço dos produtos produzidos, custo da produção, principais problemas enfrentados pela atividade realizada, entre outros. A coleta de dados foi realizada durante o período da seca, através de aplicação de questionários com 30 produtores da região e os dados coletados foram analisados através da estatística descritiva. Espera-se promover a consolidação dessa metodologia, com a integração entre os outros indicadores de sustentabilidade para a avaliação dos sistemas de produção animal e a sua utilização para apoiar políticas públicas, além de promover um desenvolvimento rural sustentável e a compreensão de sua complexidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1219008 - MAGDA MARIA GUILHERMINO
Interno - 2313454 - ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL
Externo ao Programa - 00.066.467/1014-72 - JOSIMAR TORRES GOMES - UFPB
Notícia cadastrada em: 06/08/2013 13:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao