Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAM GAMA DE OLIVEIRA

DISCENTE : WILLIAM GAMA DE OLIVEIRA
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Sala 1- Prédio da pós-graduação

NÍVEIS DE INTERCEPTAÇÃO DE LUZ COMO FERRAMENTA DE MANEJO DO CAPIM BUFFEL Cenchrus ciliaris cv. Aridus.

Pastagem. Efeito da luz. Forragem. Índice de área foliar.

No contexto da produção pecuária mundial, pesquisadores têm focado nos sistemas de produção animal utilizando plantas forrageiras como alternativa econômica para compor a dieta do rebanho visando a melhoria da qualidade dos produtos gerados, redução nos custos de produção e aumento na qualidade de vida dos animais. Nesse trabalho objetivou-se identificar a melhor altura de interrupção do dossel forrageiro do Capim Buffel utilizando a Interceptação Luminosa - IL. A pesquisa foi realizada na unidade agrícola escola do Campus Apodi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Os tratamentos corresponderam a três variáveis (T1 – corte com 85% de IL; T2 – corte com 90% de IL; T3 – corte com 95% de IL, respectivamente, o monitoramento foi realizado a partir do sétimo dia do corte, à medida que as parcelas atingiram IL% de acordo com o tratamento atribuído. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados (DBC) em um esquema de parcelas, com 6 repetições para cada tratamento e 3 blocos. As variáveis estudadas foram: índice de área foliar (IAF), massa de forragem, interceptação de luz, massa de componente (colmo, folhas e material morto), taxa de acúmulo de forragem e altura de entrada e altura de saída. A relação folha/colmo apresentou significância para os tratamentos (25,22%), destacando os tratamentos T1 e T2 os que apresentaram a melhor relação. Tanto a quantidade de massa de folha quanto a quantidade de massa de colmo foram maiores para os tratamentos T3 e T2, respectivamente. A produção de Matéria Seca apresentou significância de (15,49%), onde o tratamento com corte de 95% de IL obteve o melhor quantitativo de produção de matéria seca - PMS. A altura do dossel com significância (10,23%) apontou para médias de 55 cm para o tratamento T3; 39 cm para o tratamento T2 e 35 cm para T1. A produção de material morto não diferiu entre os tratamentos. Os tratamentos com maior percentual de IL no momento do corte apresentaram uma quantidade maior de massa de forragem, entre tanto, um maior número de dias para atingir o dia do corte.

Externo à Instituição - Genildo Fonseca Pereira
Presidente - 1233988 - JOAO VIRGINIO EMERENCIANO NETO