Banca de DEFESA: FERNANDA CAVALCANTE SILVA

DISCENTE: FERNANDA CAVALCANTE SILVA
DATA: 27/02/2016
LOCAL: Instituto Metrópole Digital - IMD/UFRN - Sala A401

RESPOSTA DE OVINOS ÀS INFECÇÕES NATURAIS POR NEMATOIDES GASTRINTESTINAIS EM PASTOS DE CAPIM-MASSAI EM DIFERENTES ALTURAS

Capim Massai, Haemonchus sp., ovinocultura, pós-pastejo, pré-pastejo, Trichostrongylus sp.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
Difundida em todo território brasileiro, a ovinocultura é uma atividade economicamente relevante para o Nordeste, pois é a principal fonte de proteína animal da população de baixa renda. No entanto, tem a helmintose gastrintestinal como principal entrave neste sistema, devido aos prejuízos com queda na produção, aumento dos custos pela aquisição de anti-helmínticos e perda de animais. Métodos alternativos de controle de parasitos, como o manejo da pastagem e a escolha da espécie forrageira, visam controlar a contaminação do ambiente e consequentemente diminuir a infecção dos animais, além de reduzir a aquisição de fármacos, bem como a resistência adquirida pelos helmintos. Sabendo que a forragem é via de contaminação, faz-se necessário identificar a altura que proporciona um menor risco de infecção para os animais. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta de ovinos mestiços Santa Inês às infecções naturais por nematoides gastrintestinais em pastos de Panicum maximum cv. Massai em diferentes alturas de pastejo. Para isso foram utilizados 36 ovinos mestiços Santa Inês, divididos em quatro grupos e distribuídos aleatoriamente nos piquetes de capim-massai naturalmente contaminados por nematoides gastrintestinais. Dentre o período de outubro de 2013 a maio de 2014, os animais foram acompanhados semanalmente por exames hematológico (volume globular) e parasitológicos (contagem de ovos por grama de fezes e coprocultura), a fim de monitorar o nível da infecção dos ovinos, bem como foram avaliados quanto ao peso, escore de condição corporal e coloração da mucosa ocular pelo método FAMACHA©. Além disso, houve a recuperação de larvas infectantes no pasto nos momentos de pré-pastejo e pós-pastejo.  Aos 35 Kg de peso vivo, os animais foram abatidos e necropsiados, para a coleta dos conteúdos do abomaso e intestinos delgado e grosso para recuperação dos parasitos adultos, realização da contagem e identificação dos mesmos. Os animais mantidos em pastos com altura de 40 cm de pré-pastejo obtiveram valor inferior de ovos de nematoides nas fezes (1.608 ovos/g) e aqueles em 33 cm de pré-pastejo, a maior média (2.539 ovos/g). Os animais nos diferentes grupos apresentaram valores médios de volume globular inferiores a 23% (P>0,05). Quanto ao FAMACHA, os animais pertencentes aos grupos 40 e 50 cm de pré-pastejo permaneceram com mais de 50% dos indivíduos entre os FAMACHA 1 e 2 e os animais dos grupos de 33 e 45 cm de pré-pastejo apresentaram sua maioria entre os FAMACHA 3, 4 e 5 (69,06% e 58,93%, respectivamente). Na cultura de larvas em fezes e na recuperação de larvas do pasto no pré e pós-pastejo foram encontrados os seguintes gêneros, em ordem de prevalência, HaemonchusTrichostrongylusOesophagostomum e Strongyloides. O pasto com 33 cm de pré-pastejo proporcionou o maior número de larvas recuperadas tanto no pré quanto no pós-pastejo (1.081 e 715 L3/100g de matéria verde, respectivamente). Dentre os diferentes grupos, os ovinos apresentaram média de peso entre 23 e 26 Kg e variação entre os escores corporal 1 e 3, com maior frequência dos escores 1,5 e 2. Pode-se observar que os animais mantidos em diferentes alturas de pastejo obtiveram respostas distintas diante da carga parasitária. Os animais mantidos em 40 cm de pré-pastejo expressaram uma resposta satisfatória em relação aos demais grupos (33, 45 e 50 cm), suportando melhor a ação dos endoparasitos. Além disso, nesta mesma altura, foi recuperado um menor número de larvas infectantes no pasto nos momentos de pré e pós-pastejo.

Interno - 986835 - GELSON DOS SANTOS DIFANTE
Interno - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS