Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA GALVAO DE LIMA

DISCENTE: ERIKA GALVAO DE LIMA
DATA: 12/12/2012
LOCAL: Centro de Biociências

ESTUDO DA PREVALÊNCIA DA INFECÇÃO GENITAL PELO VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO E DO PERFIL IMUNOLÓGICO APRESENTADO POR MULHERES GRÁVIDAS E NÃO GRÁVIDAS FRENTE À INFECÇÃO NA CIDADE DO NATAL-RN

HPV, infecção genital, HPV na gravidez, citologia, colposcopia, citocinas.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia

A infecção genital pelo HPV é muito frequente entre homens e mulheres em todo o mundo, afetando em especial mulheres jovens, se constituindo em grave problema de saúde pública nas regiões menos desenvolvidas, favorecida pelas condições precárias de vida da população. A citologia oncótica e a colposcopia têm notória importância no diagnóstico das lesões precursoras do câncer do colo uterino e, portanto, na sua prevenção. No entanto, mesmo com essas ferramentas diagnósticas o número de mulheres que desenvolvem câncer do colo do útero ainda é elevado. Esse estudo tem por objetivo estimar a prevalência de infecção do trato genital por HPV, em mulheres grávidas e não grávidas, avaliando o perfil da resposta imune apresentado pelas mulheres desses dois grupos, visando estabelecer correlações entre o perfil de resposta imune ao vírus e a ocorrência de leões da cérvice uterina. Foram analisados espécimes obtidos da cérvice uterina de 221 pacientes, com idade variando de 14 a 72 anos, as quais foram também submetidas a exames citomorfológicos, Foram coletadas amostras para PCR convencional visando a detecção do HPV e PCR em tempo real para detecção de RNA-m de INF-γ, TNF-α, IL-17, IL-10 e TGF-β, Nesse estudo, a prevalência global da infecção genital pelo HPV foi de 28,1%, sendo 31,9% em pacientes grávidas e 25,4% nas não grávidas. As mulheres jovens com até 30 anos e aquelas com baixa escolaridade apresentaram maior risco de ter infecção pelo HPV. A colposcopia apresentou melhor correlação com a detecção do DNA do HPV por PCR quando comparada a citologia. De um modo geral, as pacientes infectadas pelo HPV, grávidas ou não, apresentaram uma tendência de redução da expressão de RNAm tanto para as citocinas pró-inflamatórias quanto para as antinflamatórias em relação às pacientes não infectadas com HPV. As pacientes grávidas infectadas pelo HPV com ou sem alterações citomorfológicas apresentaram uma tendência de supressão da expressão de RNAm  das citocinas pró-inflamatórias (IFN-γ, TNF-α, IL-17) e da citocina antiflamatória (IL-10), principalmente, naquelas com lesão. No grupo das mulheres grávidas observou-se um aumento na expressão de TGF-β nas pacientes sem lesão e diminuição naquelas com lesão na cérvice uterina.

Presidente - 348473 - JOSE VERISSIMO FERNANDES
Interno - 1715230 - JOSELIO MARIA GALVAO DE ARAUJO
Interno - 1752367 - PAULO MARCOS DA MATTA GUEDES
Notícia cadastrada em: 12/12/2012 11:49