Banca de DEFESA: VALESKA DALIANE SOUTO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALESKA DALIANE SOUTO DE SOUZA
DATA: 18/10/2011
HORA: 14:30
LOCAL: Centro de Biociências
TÍTULO:

Análise de cDNAs identificados em bibliotecas de cDNA subtrativas para  floração de variedades de cana-de-açúcar cultivadas no RN: NAC, Calmodulina e Fosfatidiltransferase - SEC14.


PALAVRAS-CHAVES:

floração, cana-de-açúcar, in silico, superexpressão.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

A floração é um processo fisiológico que demanda um alto gasto energético, e é vital para a planta, pois é dela que depende sua propagação genética. Este processo fisiológico tem sido bem estudado no modelo vegetal Arabidopsis, mas em cana-de-açúcar tal processo não é muito conhecido. A transição do meristema apical no processo de floração é um fator crítico no ciclo de desenvolvimento da planta. No nordeste brasileiro, a transição para a floração na cana-de-açúcar tem um efeito dramático, pois pode reduzir em até 60% a produção de açúcar ou etanol. Isso porque o florescimento da cana resulta na isoporização do colmo que é caracterizado pela translocação do açúcar presente no colmo para os ápices meristemáticos com a finalidade de suprir a necessidade energética durante o processo de floração. Portanto, o objetivo desse trabalho foi de prospectar e analisar cDNAs de cana-de-açúcar que possam estar associados à floração utilizando ferramentas de bioinformática e de transgênia. Os resultados mostraram os cDNAs em estudo apontaram perfil de expressão diferencial em variedades de cana-de-açúcar. As análises in silico sugeriram que os cDNAs estudados apresentam homologia para calmodulina, fator de transcrição NAC e fosfatidilinositol, uma SEC14, as quais foram descritas na literatura como tempo um papel no processo de desenvolvimento floral. Para entender melhor o papel do cDNA homólogo à calmodulina, plantas de tabaco foram transformadas com cassetes de superexpressão nas orientações senso e antissenso contendo o promotor 35S. Plantas superexpressando o cassete na orientação senso não floresceram, enquanto que plantas superexpressando o cassete na orientação antissenso apresentaram o desenvolvimento reprodutivo.             Os dados obtidos nesse trabalho apontam para o possível papel de CAM, NAC e SEC14 na via de indução/desenvolvimento floral em cana-de-açúcar, sendo um dos primeiros trabalhos a estudar esses genes no processo de floração nesse organismo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1453487 - KATIA CASTANHO SCORTECCI
Externo ao Programa - 1513597 - JOAO PAULO MATOS SANTOS LIMA
Externo à Instituição - NATHALIA DE SETTA - USP
Notícia cadastrada em: 14/10/2011 19:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao