Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS MEIRA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS MEIRA RIBEIRO
DATA: 16/06/2015
HORA: 17:00
LOCAL: Sala de Reuniões do CB
TÍTULO:

Ecologia e História Natural de Lagartos Gymnophthalmidae em área serrana do semiárido brasileiro 


PALAVRAS-CHAVES:

Gymnophthalmidae da Caatinga, ecologia térmica e dieta de Vanzosaura e Anotosaura; distribuição de lagartos na Caatinga.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

A família Gymnophthalmidae está distribuída desde o sul do México ao norte da Argentina, ocorrendo também em regiões do Caribe e algumas ilhas continentais da América Central e do Sul; atualmente, 87 espécies desta família ocorrem no Brasil e 15 destas com distribuição conhecida para a Caatinga. Dentre as espécies da Caatinga, algumas têm ampla distribuição nas diferentes fitofisionomias, especialmente em ambientes mais rústicos, a exemplo de Vanzosaura multiscutata, enquanto outras são reconhecidas como tendo distribuição relictual em áreas de clima mais ameno, geralmente em ambientes serranos com predominância de vegetação arbórea, como é o caso de Anotosaura vanzolinia. Considerando que durante onze anos de estudos sobre herpetofauna de área de Caatinga stricto sensuda Depressão Sertaneja setentrional no Rio Grande do Norte foi registrada apenas V. multiscutata, e que, com ampliação desses trabalhos para áreas Serranas e/ou com vegetação arbórea e clima mais ameno (áreas de exceção ou Caatinga lato sensu) da Paraíba e Rio Grande do Norte, registraram-se A. vanzolinia, este trabalho buscou ampliar e aprofundar o conhecimento sobre a ecologia e história natural destas espécies para identificar possíveis fatores que justifiquem suas distribuições. Foram realizadas duas expedições, com duração de vinte dias cada, a área Serrana de Caatinga no Rio Grande do Norte, nos meses de março e setembro de 2014. Utilizando busca ativa e armadilhas de interceptação e queda, foram coletados 38 espécimes de V. multiscutata e 18 de Anotosaura vanzolinia. Considerando a diferença nas amostras, foram analisados o uso do espaço (habitat e microhábitats), ecologia térmica e dieta para cada espécie. A utilização do habitat foi similar, mas V. multiscutata foi encontrada em ambientes com solo exposto. Para ambas as espécies constataram-se correlações positivas entre as temperaturas corporais e as do substrato e do ar, enquanto correlações negativas entre as temperaturas corporais e as porcentagens de umidade relativa. Vanzosaura multiscutata e A. vanzolinia demonstraram similaridade quanto à dieta, com ambas se alimentando predominantemente de insetos, com maiores índices de importância para Hymenoptera/Formicidae (Ix= 29,6 e Ix= 40,1; respectivamente). Os maiores volumes das presas consumidas por V. multiscutata foi Blattaria (36,8%) e por A. vanzolinia foi Hymenoptera/Formicidae (22,8%). Os resultados deste trabalho confirmam parcialmente os padrões de distribuição conhecidos para estas espécies, além de ampliar e aprofundar o conhecimento sobre vários aspectos da ecologia e história natural de lagartos gimnoftalmídeos no semiárido brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1879211 - BRUNO CAVALCANTE BELLINI
Presidente - 1121066 - ELIZA MARIA XAVIER FREIRE
Externo ao Programa - 1569078 - RAFAEL CAMILO LAIA
Notícia cadastrada em: 15/06/2015 16:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao