Banca de DEFESA: ADAILSON TAVARES DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADAILSON TAVARES DE MACEDO
DATA: 29/03/2012
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN
TÍTULO:

 

A TEORIA DE DIENES NO ENSINO DE TRANSFORMAÇÃO DE
MEDIDAS DE COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME NO CURSO DE
PEDAGOGIA
NATAL/

A TEORIA DE DIENES NO ENSINO DE TRANSFORMAÇÃO DEMEDIDAS DE COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME NO CURSO DEPEDAGOGIANATAL/

 


PALAVRAS-CHAVES:

Zoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências Cognitivas.


PÁGINAS: 282
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

A pesquisa teve como objetivo geral testar um módulo de ensino baseado na teoria de Dienes, focalizando o conteúdo de transformação de medidas de comprimento, área e volume. O estudo – baseado na teoria de Zoltan Paul Dienes – consistiu numa intervenção metodológica com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um estudo preliminar com 40 alunos – denominado avaliação diagnóstica – verificou que os alunos não compreendiam o conceito de transformação de medida, mas somente aplicar a tabela de conversão de medidas. A intervenção metodológica foi levada a efeito na turma de Pedagogia do 7º período da UFRN. Aplicou-se um pré-teste, um conjunto de atividades de ensino e um pós-teste. Este último foi utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem dos alunos. As respostas dos alunos foram avaliadas segundo o conceito de abstração reflexionante de Jean Piaget, um dos autores que influenciou a teoria de Zoltan Paul Dienes.
Palavras–chaves: Zoltan Paul Dienes. Jogos. Transformação de medidas. Abstração reflexionante. Ciências Cognitivas.

A pesquisa teve como objetivo geral testar um módulo de ensino baseado na teoria de Dienes, focalizando o conteúdo de transformação de medidas de comprimento, área e volume. O estudo – baseado na teoria de Zoltan Paul Dienes – consistiu numa intervenção metodológica com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um estudo preliminar com 40 alunos – denominado avaliação diagnóstica – verificou que os alunos não compreendiam o conceito de transformação de medida, mas somente aplicar a tabela de conversão de medidas. A intervenção metodológica foi levada a efeito na turma de Pedagogia do 7º período da UFRN. Aplicou-se um pré-teste, um conjunto de atividades de ensino e um pós-teste. Este último foi utilizado como instrumento de avaliação da aprendizagem dos alunos. As respostas dos alunos foram avaliadas segundo o conceito de abstração reflexionante de Jean Piaget, um dos autores que influenciou a teoria de Zoltan Paul Dienes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1161650 - FRANCISCO PEREGRINO RODRIGUES NETO
Interno - 347394 - FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Interno - 6346565 - JOHN ANDREW FOSSA
Interno - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA GILVANISE DE OLIVEIRA PONTES - UECE
Externo à Instituição - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO - UFPB
Notícia cadastrada em: 21/03/2012 15:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao