Banca de DEFESA: REBECA OLIVEIRA SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REBECA OLIVEIRA SOUSA
DATA : 01/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA DE WEBCONFERÊNCIA
TÍTULO:
INTERESSE E PERMANÊNCIA DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS CURSOS E DA COMUNIDADE DE ESTUDANTES DO CENTRO DE ARTES DA URCA-CE.

PALAVRAS-CHAVES:
Interesse e permanência Discente no Ensino Superior; Sociologia da Educação; Vida estudantil universitária; Socialização acadêmica no Ensino Superior; Centro de Artes da URCA.

PÁGINAS: 244
RESUMO:
A presente pesquisa teve como objeto de estudo, na perspectiva sociológica e educacional,
o interesse e a permanência dos estudantes dos cursos de licenciatura em Artes Visuais e em
Teatro, do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri-URCA, situada na região do
Cariri no sul do estado do Ceará. O interesse e o desinteresse discente, como pontes
dinâmicas entre o sujeito e o meio que o cerca, são questões que afetam diretamente a
permanência dos estudos no Ensino Superior. Tendo em vista que a especificidade de cada
contexto educacional é capaz de revelar suas próprias particularidades, o objetivo geral foi
o de investigar os fatores que incidiram sobre o interesse e a permanência discente nesses
cursos, com o olhar da sociologia da educação, e contou com diversos procedimentos
metodológicos: foi elaborado um referencial teórico que inclui a fenomenologia proposta
por Husserl e por Schütz, a etnografia na perspectiva de Garfinkel, Geertz e Goffman e os
contributos da etnometodologia no contexto da Educação Superior de Coulon e Paivandi;
para a elaboração de algumas demarcações históricas, foram realizadas pesquisas
bibliográfica, documental e legislativa, bem como consultas a portais institucionais e de
notícias, redes sociais e registros fotográficos; a pesquisa de campo foi amparada na
etnografia em educação, tendo contado com observação participante, com a sociobiografia
(incluindo a própria vivência da pesquisadora), a pesquisa documental em arquivos e
aplicação de entrevista semiestruturada; entre outras abordagens para análise e
sistematização de dados. As análises das entrevistas foram agrupadas em eixos temáticos
que abordaram desde os processos de escolha dos cursos pelos discentes, passando pela
relação da sociedade com a formação ofertada, pelo desprestígio da profissão docente, pelos
processos de socialização, e até por questões da estrutura física da instituição. Dentre os
resultados da pesquisa se destacam: os processos de prolongamento consciente da formação,
por parte de discentes que viam benefícios na manutenção de seu vínculo com a instituição;
a revelação de fatores que interferiram no interesse estudantil e na permanência na trajetória
acadêmica, como o contexto de escolha dos cursos, a limitação da oferta curricular das
formações, as vulnerabilidades (estudantis e institucionais), os preconceitos com a formação
em Artes, as grandes fragilidades comunicacionais institucionais (internas e externas),
eventos que geraram “quebra de ritmo” para os estudantes (pandemia da Covid-19, mudança
de prédio), etc. Também se apresentam sugestões de ações que poderiam contribuir com a
reversão ou minimização dos desinteresses e da evasão nos estudos, tais como a otimização
da comunicação interna e externa, o aprimoramento de políticas assistencialistas, a reforma
e manutenção estrutural, entre outras medidas. Por fim, entendemos que a pesquisa
contribuiu tanto para a compreensão e para o uso de teorias e metodologias para a pesquisa
educacional sobre o Ensino Superior, em geral; como quanto se mostrou significativa e
produtiva para uma pesquisa qualitativa crítica sobre as condições empíricas do mundo
social discente relacionadas com o ensino e a formação no Centro de Artes da URCA.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREIA APARECIDA PARIS
Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 21/03/2024 11:38
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