Banca de DEFESA: ROSELI SANTOS DA SILVA FLORENCIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELI SANTOS DA SILVA FLORENCIO
DATA : 17/11/2023
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO 2 DO NEPSA 2
TÍTULO:

ESTADO DO CONHECIMENTO: PRODUÇÕES ACADÊMICAS ACERCA DO ACESSO DE EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ENSINO SUPERIOR (2002 – 2022)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos; EJA; Egressos da EJA; Acesso; Educação superior.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Este trabalho de dissertação tem como objetivo principal analisar o acesso de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação superior, na perspectiva de teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 1996 – 2022. Para buscar respostas para a problemática desta pesquisa, a qual consistiu em compreender como o ingresso acadêmico de egressos da Educação de Jovens e Adultos tem sido concebido mediante estudos e pesquisas na área da educação no âmbito nacional, foi utilizado a metodologia do Estado do Conhecimento, que teve como aporte teórico e instrumental o livro Estado do Conhecimento: teoria e prática, escrito pelas autoras Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt. Os resultados obtidos neste estudo revelaram que a temática acerca do acesso de egressos da EJA ao ensino superior se mostrou pouco estudada no país, haja vista que, além dos poucos trabalhos encontrados e analisados serem, em sua maioria, dissertações de mestrado, eles são, apenas, de instituições de ensino superior originárias das regiões Centrooeste, Sudeste e Sul, não aparecendo, assim, instituições originárias das regiões Norte e Nordeste. Também foi constatado que esses trabalhos trouxeram aprofundamentos teóricos em diferentes dimensões sociais e educacionais quando discutido a possibilidade de egressos da EJA acessarem o ensino superior, uma vez que a EJA abrange uma extensa diversidade no que tange o seu público-alvo. Este estudo chegou à conclusão de que, ao ingressarem na educação superior, o público egresso da EJA enfrentará desafios ocasionados pelo ambiente acadêmico, os quais são encontrados desde o processo de acesso até a permanência nesse nível educacional. Posto isto, para superar esses desafios e conseguir atingir a formação acadêmica, é necessário contar com incentivos provenientes de processos individuais, interpessoais e governamentais.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 6396421 - ANDREIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA
Interna - 347594 - MARIA GORETTI CABRAL BARBALHO
Externa ao Programa - 3321654 - RUTE ALVES DE SOUSA - UFRNExterna à Instituição - ZORAIA AGUIAR BITTENCOURT - UFFS
Notícia cadastrada em: 26/10/2023 09:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao