Banca de DEFESA: FRANCISCA ELIZANGELA DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA ELIZANGELA DUARTE
DATA : 31/07/2023
HORA: 08:30
LOCAL: PLATAFORMA DE WEBCONFERÊNCIA
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA ACERCA DA INOVAÇÃO NO ENSINO.




PALAVRAS-CHAVES:

Inovação no ensino. Formação docente. Representações Sociais. Núcleo central. Sistema de Espiral Representacional (SER).


PÁGINAS: 196
RESUMO:

Ao longo das últimas décadas, estamos cada vez mais evidenciando a necessidade de inovação e
de inserção das novas tecnologias digitais na prática pedagógica dos docentes, tendo em vista as
demandas da sociedade contemporânea e, por conseguinte, dos nossos alunos. Esse cenário de
mudanças vem provocando grandes desafios aos docentes, os quais mesmo de forma tímida e sem
apoio relevante do poder público estão buscando formação para desenvolverem competências
capazes de atender essa nova geração de alunos. Diante desse cenário de mudanças que vêm
ocorrendo na educação, surgiu a necessidade de investigar as representações sociais de professores
da rede municipal de educação de Natal/RN e Parnamirim/RN, sobre formação continuada acerca
da inovação no ensino
. O estudo busca responder se os professores da rede municipal possuem
formação para utilização de novas tecnologias no ensino e para adoção de uma prática pedagógica
inovadora, para além dessa utilização das novas tecnologias. Ademais, buscamos compreender
como as representações sociais dos professores sobre formação continuada acerca da inovação no
ensino impactam no seu cotidiano profissional e orientam suas condutas e práticas pedagógicas.
Para tanto, utilizamos como procedimentos técnicos de recolha dos dados a Técnica de Associação
Livre de Palavras (TALP), um questionário e o diário de campo. As aplicações dos instrumentos
técnicos ocorreram em três escolas da rede municipal de Natal e Parnamirim e tiveram como
participantes pesquisados 53 professores. Os resultados desse estudo indicaram que os docentes
pesquisados têm uma representação social positiva sobre práticas pedagógicas inovadoras, e, com
isso, tendem a adotar uma postura mais aberta e receptiva à introdução de novas metodologias em
sua prática diária. Reconhecem que o mundo está em constante evolução e que os desafios da
atualidade exigem abordagens educacionais mais adequadas e alinhadas com as necessidades dos
alunos.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interna - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO
Presidente - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - JOÃO RICARDO FREIRE DE MELO - IFRN
Externa à Instituição - MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA - UFAC
Notícia cadastrada em: 17/07/2023 11:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao