Banca de DEFESA: LIÉDJA LIRA DA SILVA CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIÉDJA LIRA DA SILVA CUNHA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Plataforma de webconferência (online) e Auditório 01 do NEPSA II

Um experimento formativo para ensinar a ler compreensivamente em língua portuguesa

Experimento formativo. Leitura compreensiva. Língua Portuguesa. Aprendizagens autorreguladas. Metacognição.

O estudo diz respeito a uma tese de doutorado que versa sobre a aplicabilidade de um experimento formativo junto a uma professora de Língua Portuguesa da Educação Básica, que leciona em turmas de 6os anos, do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede municipal de Natal/RN. A pesquisa consiste na elaboração de uma Base Orientadora da Atividade para ler compreensivamente, considerando, para esse feito, o ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas em interface com aprendizagens autorreguladas. É uma pesquisa colaborativa e teve como objetivo geral, a partir da aplicabilidade de um experimento formativo, elaborar uma Base Orientadora da Atividade ler compreensivamente como estratégia didático-pedagógica para ensinar estudantes dos 6os anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Natal/RN a leitura compreensiva em Língua Portuguesa. O objeto em pauta elege o seguinte problema: um experimento formativo, mediante um sistema didático, consiste em uma estratégia didático-pedagógica para uma professora de língua portuguesa elaborar uma orientação e atividades para ensinar leitura compreensiva para estudantes de 6os anos? Para responder ao problema de pesquisa, o referido estudo seguiu um percurso metodológico que visou responder aos objetivos geral e específicos descritos no trabalho para que fosse possível sustentar a seguinte tese: um experimento formativo, mediante um sistema didático consiste em uma estratégia didático-pedagógica para uma professora de Língua Portuguesa elaborar uma orientação e atividades para ensinar leitura compreensiva para estudantes de 6os anos. A fundamentação teórica tem como base autores como Alexei Leontiev (1988, 1989); Lev Vygotsky (1996, 2005); Piotr Galperin (1979); Nina Talízina (2001); Betania Ramalho, Isauro Núñez e Clermont Gauthier (2003); Clermont Gauthier, Steve Bissonnett, Mario Richard (2014); José Libâneo (2007); Davydov (1988); John Flavell (1976); Àngel Pérez (1999); Philippe Perrenoud (1999); Betania Ramalho et al. (2004); Rozicleide Carvalho e Ismenia Barbosa (2017); Alessandra Bezerra e Rozicleide Carvalho (2019); Rozicleide Carvalho e Liédja Cunha (2010, 2021); Donald Schön (2000); Evely Boruchovitch; Maria Aparecida Mezzalira Gomes (2019); Mirza Majmutov (1983); Llantada M. Martinez e Majmutov (1984); Annette Garret (1988); Daniel P. Gil (1993); Gaston Bachelard (1996); Maria Del Puy Pérez Echeverria e Juan Ignacio Pozo (1998); Frank Smith (1989); Wilson Leffa (1996); Isabel Solé (1998); Ingedore Koch (2015); Ângela Kleiman (2022); Valentin Volóchinov (2017); Mikhail Bakhtin (2003), entre outros. Para a metodologia da pesquisa, traz os pressupostos da pesquisa colaborativa a partir dos estudos de Maria Cecília Camargo Magalhães (2002); nas ideias de Jean-Claude Kaufmann (2013) para a realização da entrevista compreensiva e nos pressupostos bakhtinianos para a análise dos dados. As abordagens qualitativa e quantitativa têm fundamento a partir da utilização de instrumentos de coleta de dados como: questionários, entrevista compreensiva, observações, atividades de estudo, uma Base Orientadora da Atividade elaborada pela colaboradora da pesquisa com a pesquisadora e uma Base Orientadora da Atividade produzida pela colaboradora da pesquisa. As análises dos resultados evidenciam que é fundamental o professor permanecer em constante processo formativo para ser capaz de perceber-se no processo de ensino-aprendizagem, mediante a autorregulação da sua atividade docente, a partir de suas experiências em sala de aula e de seu processo contínuo de formação e desenvolvimento, como um sujeito preparado para elaborar estratégias didático-pedagógicas a partir de movimentos cognitivos e metacognitivos que possibilitam o desenvolvimento profissional, de modo a contribuir com a sua profissionalização e com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes,  no tocante à leitura compreensiva, não apenas em língua portuguesa mas também nas diferentes áreas de conhecimento.

Presidente - ***.047.594-** - BETANIA LEITE RAMALHO - UFRN
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa ao Programa - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES - UFRNExterno à Instituição - GUILHERME MENDES TOMAZ DOS SANTOS - UNIR