Banca de DEFESA: LAVÍNIA MARIA SILVA QUEIROZ

DATA : 24/02/2022
LOCAL: Webconferência

DISCURSOS CURRICULARES E PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL

Projeto de Vida. Currículo. Discurso. Políticas. Ensino Médio em Tempo Integral.

Trabalho que analisa o conteúdo da disciplina Projeto de Vida desenvolvida pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) em uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, considerando os interesses e relações de saber e poder presentes no âmbito da Lei n° 13.415/17, Base Nacional Comum Curricular e demais documentos distribuídos pelo ICE para implantação do Projeto Escola da Escolha que se centra na disciplina Projeto de Vida como principal proposta de inovação educacional. A pesquisa, tendo como objetivo investigar os sentidos de Projeto de Vida presentes no discurso curricular acerca da referida disciplina, no contexto do Projeto implementado pelo ICE, se situa numa abordagem qualitativa, priorizando a análise do conteúdo presente em documentos do ICE e, secundariamente, entrevistas semiestruturadas com profissionais de educação envolvidos nas atividades pedagógicas propostas para a disciplina Projeto de Vida. A pesquisa tem como base teórica as contribuições da abordagem pós-estruturalista, entendendo que os discursos curriculares constituem regimes de verdades e produzem subjetividades, tudo isso implicado em relações de poder. Assim sendo, as principais referências estudadas são os textos de Alice Casimiro Lopes, Michael Foucault e Stephen Ball, dos quais em parceria com outros pesquisadores tratam, respectivamente sobre currículo, discursos e produção de políticas. Depreende-se que o Projeto de Vida se revela instrumento discursivo de poder-saber que corrobora com as propostas do neoliberalismo e imprime um currículo discricionário e controlador de subjetividades.

Externa à Instituição - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA - UERN
Presidente - 1149576 - ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO