Banca de DEFESA: ANDERSON FELIX SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDERSON FELIX SILVA
DATA : 24/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/bwh-vrnm-ate
TÍTULO:

A concepção da habilidade de resolução de problemas aritméticos em livros didáticos dos anos iniciais: um olhar a concepção Histórico-Culturalista


PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático. Resolução de problemas aritméticos. Orientação. Habilidade. Concepção Histórico-Culturalista


PÁGINAS: 159
RESUMO:

Os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental precisam aprender habilidades básicas intelectuais necessárias a essa fase da escolarização como a leitura e a escrita, por exemplo. Entretanto, precisam também desenvolver outros tipos de habilidades, que lhes permitam estruturar e desenvolver seu próprio pensamento. Dentre essas habilidades, destaca-se a importância de se desenvolver nos estudantes a habilidade de resolução de
problemas aritméticos. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em identificar e caracterizar sob a perspectiva teórica da concepção Histórico-Culturalista a concepção da habilidade de resolução de problemas aritméticos numa coleção de livros didáticos do ensino fundamental. Quanto a metodologia descrita, trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, onde se relacionam estratégias de análises qualitativas e quantitativas, o que favorece uma base contextual mais sólida em relação à interpretação e validação dos resultados obtidos. Os dados foram extraídos de uma coleção de livros de matemática elaborados por Dante (2017) e aprovado no Plano Nacional do Livro Didático (2018), e se constituíram em pressupostos teóricos e metodológicos que embasam a proposta de ensino de matemática, e em tarefas, a partir das quais analisamos a concepção da habilidade de resolução de problemas aritméticos. Os dados foram explorados segundo uma Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como aporte teórico, assumimos a concepção Histórico-Culturalista quanto a formação e o desenvolvimento de habilidades, o conceito de problema matemático (aritmético), o tipo de orientação que favorece a assimilação de conceitos e ações mentais segundo a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e do Conceitos de Galperin, o conceito de habilidade geral e sua importância no ensino de matemática em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados discutem qual a concepção da habilidade analisada implícita na coleção, a concepção da habilidade analisada a partir da concepção Histórico￾Culturalista e suas implicações para o ensino da resolução de problemas aritméticos através do livro didático de matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1516534 - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
Externo à Instituição - HÉCTOR JOSÉ GARCÍA MENDOZA - UFRR
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externa ao Programa - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externa à Instituição - ROGÉRIA GAUDÊNCIO DO RÊGO - UFPB
Notícia cadastrada em: 09/02/2021 17:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao