Banca de DEFESA: TIAGO SILVA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO SILVA MEDEIROS
DATA : 22/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: http://meet.google.com/ogy-osub-pxp
TÍTULO:

“Contra a Ruína do Mau Estudo”: A Construção do Conhecimento de Civilidade nos Pressupostos Educacionais do Iluminismo Português (1759-1800)


PALAVRAS-CHAVES:

Iluminismo Português. Civilidade. Sociabilidade do Conhecimento.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

O século XVIII em Portugal foi marcado pelo desenvolvimento de um pensamento intelectual que tentou modernizar não só a máquina administrativa portuguesa, mas também a educação e a produção do conhecimento na Metrópole e nas suas Colônias. O presente trabalho tem como objetivo, à luz da História da Educação, compreender a Sociabilidade do Conhecimento Educacional como proposta pedagógica iluminista mediante cinco eixos: a Matriz do Conhecimento, a Regulamentação do Conhecimento, a Institucionalização do Conhecimento, a Regulação do Conhecimento e Agentes do Conhecimento ou Agentes Civilizatórios. Teoricamente, estamos fundamentados no sociólogo alemão Norbert Elias, pensando a educação como um condicionamento capaz de tornar civilizados os homens. Pensamento esse ambientado em um processo histórico de ensino-aprendizagem essencial ao chamado desenvolvimento dos modos e condutas e responsável direto pela formação de um modelo de civilização e conhecimento. O historiador inglês Peter Burke também aparece no corpo teórico da pesquisa, mais especificamente, para tratar da História Social do Conhecimento e de como esse elemento está conceituado na historiografia. A proposta metodológica é alicerçada pela “Sociabilidade do Conhecimento Educacional”, pois, ao estudar alguns ilustrados portugueses, como Luiz Antônio Verney e Antônio Ribeiro Sanches, além dos Estatutos da Universidade de Coimbra, o Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra, periódicos que circulavam em Lisboa, Manuscritos do Arquivo Histórico Ultramarino, Torre do Tombo e os Termos de Vereação da Capitania do Rio Grande do Norte, examinamos as etapas, condições e divergências que o conhecimento educacional e de civilidade perpassaram para se consolidar no Período Pombalino. Cronologicamente, estamos situados entre 1759, início das Reformas Pombalinas na instrução pública, e 1800, limite máximo de análise das fontes. Nesta pesquisa, constatamos convergências e divergências entre os pressupostos da ilustração portuguesa e as Reformas Pombalinas na instrução pública, bem como diversos fatores que dificultaram a concretização desse novo paradigma educacional em Portugal e no Além-Mar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externo à Instituição - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA - UFCG
Externo à Instituição - JOSE CARLOS DE ARAUJO SILVA - UNEB
Interna - 1181646 - KILZA FERNANDA MOREIRA DE VIVEIROS
Externa à Instituição - MARIA JOSE DA CONCEICAO SOUZA VIDAL - UERN
Interna - 071.088.424-91 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA - UFRN
Interno - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 04/02/2021 16:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao