Banca de DEFESA: SARAH DE LIMA MENDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARAH DE LIMA MENDES
DATA : 24/07/2020
LOCAL: meet.google.com/hvk-uuqb-mbq

A CRIANÇA PELA LENTE DA FOTOGRAFIA: REPRESENTAÇÕES E CULTURAS NO JARDIM DE INFÂNCIA MODELO DE NATAL (1953-1965)"

Criança, Infância, Fotografia, Cultura Infantil e Cultura Escolar.

Durante muito tempo a história da criança e a infância foi considerada a história dos sujeitos excluídos socialmente, ocasionando um processo de ocultação, definida por Sarmento (2007) de “invisibilidade” social da infância. A modernidade faz emergir a necessidade de se conhecer a criança e suas necessidades, assegurando o seu lugar social. O presente estudo tem por objetivo analisar as representações de crianças e infâncias nas imagens fotográficas produzidas no e pelo Jardim de infância Modelo de Natal, em meados de 1953 a 1965. A fotografia escolar constitui-se em instrumento de visibilidade social e no texto discute-se a sua presença na produção da identidade cultural do Jardim de Infância Modelo de Natal. Assim, a análise centra-se nas representações de crianças e infâncias em contexto escolar, partindo de uma perspectiva cultural. Defende-se a fotografia como um documento, rico em informações e que releva múltiplos significados sociais e culturais; e ao mesmo tempo, um monumento, que projeta socialmente imagens representativas de uma concepção de criança construída num cenário educativo e da constituição de uma cultura infantil escolar. Para aprofundamento teórico acerca da Infância, utiliza-se: Farias, Kuhlmann, Freitas, Sarmento, Gouvea, Corsaro. Quanto à leitura fotográfica, destacamos: Kossoy, Dubois, Leite, Ciavatta e Mauad. No contexto da realidade educativa privilegiamos: Kramer, Kishimoto, Souza, Benconstta, Saviani. O corpus documental é composto de fotografias arquivadas no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy de Natal e acervo pessoal. Já as Mensagens Governamentais, a Legislação (Leis e Decretos), Jornais e entrevistas, auxiliam na contextualização da época. Por fim, percebe-se que há a produção de uma cultura para a infância, alicerçada em diferentes discursos e práticas que motivam os modos de ser e viver a infância.

Presidente - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externa à Instituição - FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO - IFRN
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Externa à Instituição - KILZA FERNANDA MOREIRA DE VIVEIROS - UFMA