DISCURSO SOBRE VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NO CURRÍCULO PROERD: TRAMAS PARA PENSAR A GOVERNAMENTALIDADE
PROERD. Discurso. Currículo. Violência e Indisciplina.
Esta pesquisa tem como foco central a análise do discurso sobre violência e indisciplina no currículo do 5° ano do fundamental do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência- PROERD, ofertado para crianças e adolescentes da rede pública e privada do Brasil. A análise busca compreender a malha discursiva presente nesse documento curricular e como esse processo acaba por produzir condições para o governo de si e dos outros. A pesquisa destaca-se enquanto qualitativa, foram realizados levantamento bibliográfico e análise de dados e documental. Adotamos Michel Foucault (2011, 2012, 2014a) para operar sobre os conceitos de discurso, relações de poder e saber, normal, anormal, indisciplina e governamentalidade. O PROERD através das suas aplicações no campo do currículo legitima um discurso de prevenção e combate ao uso e comercio de drogas e às violências, mas caba por produzir condutas que evidenciam comportamentos tidos como anormais, controle e acaba estabelecendo formas de ser e agir. Fazendo uso do dispositivo de segurança os estudantes são conduzidos para um governo que se justifica para o bem: a Governamentalidade.