Banca de DEFESA: ANNA KATYANNE ARRUDA SILVA E SOUZA

DISCENTE : ANNA KATYANNE ARRUDA SILVA E SOUZA
DATA : 25/06/2018
LOCAL: Auditório 02 do NEPSA II

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE – EPS SOBRE O SER PROFESSOR DA EPS

Representações Sociais. Educação Profissional em Saúde. Docência

As exigências do mundo do trabalho, as inovações tecnológicas, o compromisso social da Educação Profissional em Saúde (EPS) com a consolidação e a melhoria do Sistema Único de Saúde e com a progressiva qualidade da assistência à saúde prestada à população, dentre outros fatores, tornam complexa a EPS que tem como finalidade a qualificação e capacitação de trabalhadores da área de saúde. O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, no qual utilizou-se como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici (1961), com o objetivo de analisar as representações sociais de professores da Educação Profissional em Saúde sobre o ser professor na EPS. Foi realizado com professores da Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde, Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional na área de saúde da UFRN, na cidade de Natal/RN. Por sua vez, o objeto de estudo consistiu nas representações sociais de professores de Educação Profissional em Saúde sobre o ser professor na EPS. Foi utilizado como instrumento de recolha dos dados a entrevista semiestruturada, os quais foram analisados através dos pressupostos da Teoria das Representações Sociais e também do percurso interpretativo das representações sociais preconizado por Arruda (2014). A descrição e discussão dos dados foram realizadas a partir do diálogo com a literatura sobre a temática e também expoentes do campo da educação, trabalho e saúde. Os resultados obtidos evidenciaram que o universo representacional destes professores acerca do ser professor é constituído por elementos relacionados às seguintes dimensões: dimensão pessoal, formativa e profissionalizante; dimensão objetiva e/ou de finalidade; dimensão afetiva e do esforço; dimensão da realização pessoal/profissional e dimensão do processo de ensino-aprendizagem, abrangendo aspectos relacionados ao cotidiano docente e aos fatores específicos que interferem na EPS. A construção real do ser professor está representada por sua experiência de estar professor, partilhando da representação social sobre ser professor como desafio e produto das interações e dos fenômenos de comunicação no interior deste grupo social, cuja identidade ainda em construção, é fortemente marcada pela luta por seus direitos, pela busca por educação permanente e por reconhecimento social, institucional, cultural e político e também pelo entrelaçamento, no cotidiano da escola, da identidade como profissionais da área de saúde e como docentes responsáveis pela formação em saúde.

Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Interno - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Presidente - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externo ao Programa - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES