Banca de DEFESA: ISABELA CRISTINA SANTOS DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELA CRISTINA SANTOS DE MORAIS
DATA : 15/02/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório CE
TÍTULO:

A ATUAÇÃO DE MANOEL DANTAS NA INSTRUÇÃO PÚBLICA NORTE-RIO-GRANDENSE (1897-1924)


PALAVRAS-CHAVES:

República; Instrução Pública; Intelectual; Manoel Dantas; História da Educação.


PÁGINAS: 156
RESUMO:

Este trabalho apresenta as contribuições de Manoel Gomes de Medeiros Dantas em prol da instrução pública, sendo considerado como intelectual republicano no Estado do Rio Grande do Norte. Analisamos a educação, através da atuação de M. Dantas enquanto Diretor Geral da Instrução Pública do RN. O recorte temporal do estudo considera o período de 1897 quando assume o cargo de Diretor Geral até 1924, ano que marca a sua morte, quando ocupava o cargo de intendente da cidade de Natal. A realização desta pesquisa teve como incentivo contribuir com a História da educação Brasileira, a partir do prisma da história regional considerando sua contribuição para a Memória do Rio Grande do Norte. O desenvolvimento desta iniciou com análise bibliográfica acerca dos estudos históricos sobre República e educação no fim do século XIX e início do século XX, para embasar a compreensão teórica do assunto. Como principais fontes históricas, analisamos as páginas dedicadas à instrução pública nos Relatórios de Presidente de Província, com destaque para os feitos de Manoel Dantas em âmbito educacional; os artigos sobre instrução pública escritos por M. Dantas nos Jornais O Povo, utilizamos este jornal como suporte para compreender os primeiros ideais de Manoel Dantas sobre instrução. A partir do periódico A República encontramos subsídios para a prática de Manoel Dantas enquanto Diretor, inspetor agrícola e representante do Estado nos Congressos de Geografia, sendo esta fonte essencial para o desenvolvimento da pesquisa, assim como a Revista criada pela associação dos professores, a Pedagogium, que trouxe significativas informações ao nosso estudo. Utilizamos também legislação educacional, principalmente o decreto de criação do cargo de diretor da instrução pública, como suporte para a construção desta escrita dissertativa. Esta pesquisa está inserida no âmbito da História da Educação, compreendendo em seu aporte teórico autores da Nova História Cultural como: Jaques Le Goff (1994), Bronislaw Backzo (1985), Sirinelli (1997) Bloch (2001) Burke (1992), Certau (1976). Compreendemos portanto, que a atuação de Manoel Dantas em defesa da instrução pública estava completamente embasada pelo ideário republicano, e este posicionamento poítico conduziu suas ações em prol da instrução, onde colaborou ativamente durante sua vida, constituindo assim ao longo de seu percurso social, importantes contribuições para a educação do Rio Grande do Norte no fim do século XIX e início do século XX, legando a posteridade importante colaboração à História da Educação deste Estado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCIENE CHAVES DE AQUINO - UFPB
Interno - 1149346 - MARIA ARISNETE CAMARA DE MORAIS
Externo à Instituição - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO - UFPB
Presidente - 1149455 - MARIA INES SUCUPIRA STAMATTO
Interno - 2527711 - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Notícia cadastrada em: 07/02/2018 08:39
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