A ATUAÇÃO DE MANOEL DANTAS NA INSTRUÇÃO PÚBLICA NORTE-RIO-GRANDENSE (1897-1924)
República; Instrução Pública; Intelectual; Manoel Dantas; História da Educação.
Este trabalho apresenta as contribuições de Manoel Gomes de Medeiros Dantas em prol da instrução pública, sendo considerado como intelectual republicano no Estado do Rio Grande do Norte. Analisamos a educação, através da atuação de M. Dantas enquanto Diretor Geral da Instrução Pública do RN. O recorte temporal do estudo considera o período de 1897 quando assume o cargo de Diretor Geral até 1924, ano que marca a sua morte, quando ocupava o cargo de intendente da cidade de Natal. A realização desta pesquisa teve como incentivo contribuir com a História da educação Brasileira, a partir do prisma da história regional considerando sua contribuição para a Memória do Rio Grande do Norte. O desenvolvimento desta iniciou com análise bibliográfica acerca dos estudos históricos sobre República e educação no fim do século XIX e início do século XX, para embasar a compreensão teórica do assunto. Como principais fontes históricas, analisamos as páginas dedicadas à instrução pública nos Relatórios de Presidente de Província, com destaque para os feitos de Manoel Dantas em âmbito educacional; os artigos sobre instrução pública escritos por M. Dantas nos Jornais O Povo, utilizamos este jornal como suporte para compreender os primeiros ideais de Manoel Dantas sobre instrução. A partir do periódico A República encontramos subsídios para a prática de Manoel Dantas enquanto Diretor, inspetor agrícola e representante do Estado nos Congressos de Geografia, sendo esta fonte essencial para o desenvolvimento da pesquisa, assim como a Revista criada pela associação dos professores, a Pedagogium, que trouxe significativas informações ao nosso estudo. Utilizamos também legislação educacional, principalmente o decreto de criação do cargo de diretor da instrução pública, como suporte para a construção desta escrita dissertativa. Esta pesquisa está inserida no âmbito da História da Educação, compreendendo em seu aporte teórico autores da Nova História Cultural como: Jaques Le Goff (1994), Bronislaw Backzo (1985), Sirinelli (1997) Bloch (2001) Burke (1992), Certau (1976). Compreendemos portanto, que a atuação de Manoel Dantas em defesa da instrução pública estava completamente embasada pelo ideário republicano, e este posicionamento poítico conduziu suas ações em prol da instrução, onde colaborou ativamente durante sua vida, constituindo assim ao longo de seu percurso social, importantes contribuições para a educação do Rio Grande do Norte no fim do século XIX e início do século XX, legando a posteridade importante colaboração à História da Educação deste Estado.