Banca de QUALIFICAÇÃO: GÉSSICA FABIELY FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GÉSSICA FABIELY FONSECA
DATA: 29/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: CE - UFRN
TÍTULO:

Práticas Curriculares No Ensino Fundamental: Trajetórias Em Tempos De Educação Inclusiva


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo escolar. Deficiência intelectual. Processos de alfabetização.


PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O objetivo dessa tese foi analisar o planejamento e a prática curricular no processo de alfabetização de estudantes com deficiência intelectual no ensino fundamental de uma escola natalense. Os princípios metodológicos utilizados referem-se à pesquisa colaborativa. A investigação foi realizada no ano de 2014 e 2015 em uma escola vinculada a uma organização não-governamental (ONG) de Natal – Rio Grande do Norte. Para fins da investigação, o estudo e a intervenção no planejamento e nas propostas curriculares foram realizados em colaboração com as seguintes profissionais da educação: seis-6 pedagogas que atuam como professoras contratadas na instituição, com ênfase para as que atuam com alunos com deficiência intelectual); 3 estagiárias (atuam como auxiliares ou professores e no momento estão cursando pedagogia) e as duas coordenadoras pedagógicas (uma coordenadora do turno matutino e a outra do vespertino) e uma professora contratada para o ano letivo de 2016 e os alunos com deficiência  intelectual. Como instrumentos foram utilizados a observação direta, entrevistas semiestruturadas, análise documental, Sessões de Estudo e Planejamento Curricular e intervenções nas práticas de alfabetização no quarto ano b da escola. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo. Como aportes teóricos foram importantes às contribuições sobre o currículo e a inclusão escolar, processos de alfabetização e deficiência intelectual. Como resultados são evidenciados o planejamento e as práticas curriculares que consubstanciam os processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental I têm como característica central o entrelaçamento dos planejamentos, estratégias metodológicas e instrumentos avaliativos nos processos de escolarização de todos os alunos. Os resultados apontam também que os processos de alfabetização desenvolvidos no quarto ano do ensino fundamental com ênfase na participação e aprendizagem da língua escrita por parte de dois estudantes com deficiência intelectual ocorrem com base em práticas convencionais de alfabetização. No aspecto colaborativo da pesquisa, os dados apontam para as implicações negativas de tais práticas para a aprendizagem humana independentemente da deficiência intelectual. Ainda como resultados são propostas atividades pedagógicas de leitura e escrita no planejamento para toda a turma e para os alunos com deficiência intelectual como alternativa de flexibilização curricular no âmbito do processo de alfabetização, com a colaboração de suas professoras pedagogas. Por fim, o estudo conclui que a articulação das professoras no planejamento coletivo das ações pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento e aprendizagem de todos contribuindo para o planejamento, a prática curricular e os processos de alfabetização de estudantes com deficiência intelectual no ensino fundamental de escola pesquisada. O estudo evidencia a relevância de transcender as estratégias de acesso e possibilitar aos discentes com deficiência intelectual momentos pedagógicos de participação e aprendizagem dos conteúdos curriculares na escola e consequentemente a inserção no universo letrado que abrirá novos caminhos para a construção de conhecimentos e uma nova caminhada para a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Interno - 1149418 - LUCIA DE ARAUJO RAMOS MARTINS
Externo à Instituição - DENISE MEYRELLES DE JESUS - UFES
Externo à Instituição - TANIA VICENTE VIANA - UFC
Notícia cadastrada em: 01/03/2016 11:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao