Banca de DEFESA: FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Centro de Educação

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REPERCUSSÃO DAS AÇÕES DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN (2007-2011)

Plano de Ações Articuladas. Formação de Professores. Necessidades Formativas.

ÁREA: Educação

Este trabalho analisa a repercussão das ações do PAR (2007-2011) na política de formação de professores e a educação municipal de Mossoró-RN, buscando compreender as relações federativas e os embates suscitados pelo planejamento estratégico na orientação das políticas de educação nesse município. O PAR se inscreve nas estratégias de planejamento da União para a educação nos municípios brasileiros, conforme as reconfigurações do Estado brasileiro e o contexto socioeconômico da época de sua formulação. A pesquisa que resultou nesta tese de doutorado inscreveu-se, voluntariamente, no Observatório de Educação (Obeduc/Capes), sob a denominação “Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais (2007-2011)”. Firmou-se no pressuposto de que o PAR é um programa originado do governo central para regular a educação nos entes federados, que desconsidera, na política de formação de professores, as necessidades formativas dos docentes. Tomou-se como caminho metodológico o materialismo histórico e dialético, cuja abordagem explicita a realidade pelo movimento do pensamento do pesquisador e dos sujeitos da pesquisa, tendo como base a materialidade histórica em que estes estão inseridos. Na investigação, realçam-se como categorias metodológicas a totalidade histórica e a contradição, por possibilitarem compreender a processualidade e a criticidade dos determinantes sócio-históricos do objeto de estudo. A pesquisa teve como campo empírico da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró, por ser este, um município da amostra do Observatório de Educação que apresenta o segundo melhor IDEB do estado do Rio Grande do Norte - RN. Participaram do estudo sete sujeitos envolvidos com os processos de formulação e de implementação do PAR. A pesquisa bibliográfica, a análise documental e a investigação empírica constituíram as fases da pesquisa. Utilizou-se como instrumentos apreensão dos dados da realidade, questionários e a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados seguindo os parâmetros dos núcleos de significação, procedimento analítico recomendado na pesquisa sócio-histórica e dialética. Apoiaram-se em duas categorias teóricas: o planejamento e a formação de professores, ficando representada a repercussão das ações do PAR pelos seguintes núcleos: 1) contexto da política municipal de formação de professores na formulação do PAR; 2) repercussão do PAR no planejamento da educação municipal; 3) necessidades formativas dos professores da rede municipal de ensino e o PAR; 4) repercussão da implementação das ações do PAR de Mossoró-RN na formação de professores. O estudo constatou que, no referido município, no momento da formulação do programa, existia uma política de formação consolidada decorrente de parceria com o Instituto Ayrton Senna, que repercutiu na definição do número reduzido de ações. Os resultados do estudo apontam contradições, limites e desafios nas políticas educacionais planejadas pela União, integrantes do PDE, a serem implementadas pelo ente municipal. Se, por um lado, o PAR aproximou os entes federativos, por outro fragilizou as relações federativas, reduzindo o poder de decisão dos governos subnacionais. Quanto à formação de professores, o programa complementou ações que estavam em andamento no município e outras que não foram contempladas no documento, mas obtiveram financiamento do MEC devido à adesão ao Compromisso Todos pela Educação. Desse modo, o modelo unificado das políticas formativas formuladas com base em indicadores de qualidade da educação excluía as necessidades formativas e as diversidades sociais, históricas e econômicas da realidade dos docentes, das escolas e dos sistemas de ensino.

Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Externo à Instituição - ARLETE MARIA MONTE DE CAMARGO - UFPA