EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ARTE NA INFÂNCIA: uma utopia transdisciplinar possível
Educação Infantil, Educação Matemática, transdisciplinaridade.
Este trabalho procura discorrer a respeito da forma como a educação matemática acontece na Educação Infantil procurando possibilitar uma reflexão a cerca das práticas pedagógicas, o que se tem feito até o momento, como concretizar um trabalho para a infância voltado para a linguagem matemática a partir do exercício da criatividade, da ludicidade e de uma pedagogia da imaginação e da arte matemática, buscando alternativas e direcionamentos junto ao grupo de professoras do Centro Educacional Luís da Câmara Cascudo/ Macaíba/RN, através de grupo de estudos, procurando organizar uma rotina em que a educação matemática possa ser desenvolvida de maneira sistemática, se levando em consideração como a criança aprende e se desenvolve, que conteúdos são pertinentes e necessários nesta fase escolar, o que se tem feito até o momento, que encaminhamentos podem ser pensados e como desenvolvê-los. Diante disto, esta pesquisa fundamenta-se em vários autores, de diferentes áreas do conhecimento por seu caráter transdisciplinar. Se fazendo necessário também o trabalho com o professor pra que dessa forma possa compreender esse processo e concomitante pensar em atividades que viabilize o fazer pedagógico. Veremos na pedagogia de Paulo Freire os saberes necessários a serem discutidos com os professores a cerca da importância da sua intervenção junto à criança, procuraremos através da teoria Vygotskyana e Piagetiana discutir quem é o ser que aprende, como se desenvolve, nos Referenciais Curriculares Nacionais uma proposta de trabalho voltada pra essa clientela, nas Cem linguagens da Criança uma proposta pedagógica desenvolvida de forma transdisciplinar que deu muito certo sendo como referência mundial de Educação Infantil, na abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, um trabalho voltado para a interdisciplinaridade envolvendo as linguagens da arte, Em Teresa Vergani nas surpresas do mundo uma Educação Matemática calcada no simbólico se interpelando no lógico, bem característico da educação infantil, já que nesta fase (0 a 6 anos) as crianças pensam e agem de acordo com a sua idade e tem como características: o simbolismo, o animismo, a fantasia, a irreversibilidade, capta, significa e ressignifica o seu entorno através do jogo simbólico.