Concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN:
especificidades e (des)continuidades
Educação profissional. Formação profissional técnica de nível médio.
Formação unilateral. Formação omnilateral.
O trabalho trata das concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Discute
essas concepções a partir dos quatro projetos político-pedagógicos construídos no período de
1970 a 2010, abrangendo três institucionalidades: Escola Técnica Federal do Rio Grande do
Norte (1970-1998), Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (1999-
2008) e IFRN (a partir de 2008), bem como três contextos políticos importantes do país:
Ditadura Civil-Militar, Nova República e Período do ideário neoliberal no Brasil. O objetivo
foi analisar a configuração das concepções de formação, com ênfase nas especificidades e
(des)continuidades, situando-as no contexto das mudanças políticas, econômicas e educacionais
em desenvolvimento no país. Compreende-se como se dá historicamente a relação trabalho,
educação e formação humana, a fim de evidenciar como se desenha atualmente a concepção de
formação dos trabalhadores, bem como a possibilidade de uma formação contra hegemônica.
Analisa-se as características das concepções formativas de nível médio esboçadas nas reformas
educacionais do país. Investiga-se as concepções de formação profissional delineadas nos
projetos político-pedagógicos do IFRN, com ênfase nas especificidades e (des)continuidades.
Fez-se uso do materialismo histórico-dialético, da revisão bibliográfica, da pesquisa
documental e da entrevista realizada com sujeitos que participaram do grupo de trabalho
coordenador da elaboração dos projetos político-pedagógicos institucionais. Os resultados
demonstram que a formação dos trabalhadores na sociedade capitalista tem um caráter
unilateral; que a formação desejada pela classe trabalhadora é a formação omnilateral; que as
concepções formativas que permearam as reformas educacionais do país foram todas na
perspectiva da formação unilateral; que, em determinadas conjunturas, as concepções de
formação profissional técnica de nível médio delineadas nos projetos político-pedagógicos do
IFRN refletem as perspectivas formativas que orientam as reformas educacionais no país
(formação unilateral) e, em outros momentos, a Instituição adota concepções (formação
omnilateral) que não se coadunam com tais perspectivas; que o IFRN procura materializar a
concepção de formação humana integral dos educandos por meio dos cursos técnicos integrados
ao ensino médio; e que entre os projetos político-pedagógicos construídos de 1970 a 2010 há
mais continuidades do que rupturas em relação às concepções de formação adotadas. Concluise
que, o desafio da IFRN é institucionalizar em suas ações educativas a concepção de formação
omnilateral assumida nesse documento institucional.