Banca de DEFESA: MARIA DALVACI BENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DALVACI BENTO
DATA: 06/12/2013
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS 02/CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E MATERIAL DIDÁTICO: UM ESTUDO SOBRE O CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Formação de professores. Material didático. Educação a Distância.

ÁREA: Educação

A tese Educação a Distância e Material Didático: um Estudo sobre o Curso Mídias na Educação apresenta uma pesquisa que trata do material didático e sua inserção em cursos de formação de professores a distância. Temos visto que um dos fatores que vem preocupando os educadores que trabalham com a Educação a Distância é a forma como o material didático está sendo proposto para os alunos – os conteúdos e as atividades. Dessa forma, o desenvolvimento desta pesquisa teve como principal objetivo subsidiar as universidades no sentido de repensarem a forma de elaboração de material didático para cursos de formação de professores a distância. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que, em um primeiro momento, constitui-se de uma pesquisa documental, pois analisamos os materiais didáticos – conteúdos e atividades – dos seis módulos do curso Mídias na Educação e, em seguida, buscamos as contribuições da pesquisa-ação, a partir do momento em que elaboramos uma proposta de complementação das atividades do curso e aplicamos em duas turmas durante a quinta edição do citado curso. A pesquisa apresenta quatro fases: 1º) análise dos módulos do curso; 2º) elaboração de uma proposta complementar para as atividades; 3º) implementação da proposta de complementação das atividades durante a 5ª edição do curso, e; 4º) a análise de fóruns e os diários de bordo dos professores. A pesquisa mostrou que o material didático do curso Mídias na Educação não propôs a articulação entre a teoria e a prática, dificultando a integração de mídias. Na elaboração do material didático, é essencial a proposição de situações/atividades em que os professores/cursistas possam estabelecer a relação entre a teoria e a prática e isso pode começar pelo levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca dos temas a serem abordados, o que possibilitará a aprendizagem significativa. Desse modo, a aproximação entre a teoria e a prática levam os professores/cursistas a repensarem sua prática, além de começarem a transformá-la durante o curso. A investigação evidenciou que os professores/cursistas têm problemas concretos para integrar as mídias em sua rotina escolar. A pesquisa confirma, por sua vez, que a forma como o material didático do curso Mídias na Educação foi elaborado não dá conta de os professores/cursistas integrarem as mídias nas atividades pedagógicas. Além disso, outros problemas que dificultam essa integração foram identificados, como os equipamentos tecnológicos na escola serem insuficientes (ou inexistentes), sem manutenção e muitos deles sem conexão com a internet; há, ainda, problemas quanto à organização escolar, que não destina tempo para a formação do professor; sem falar da falta de cultura tecnológica dos professores e gestores.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Presidente - 346615 - ARNON ALBERTO MASCARENHAS DE ANDRADE