Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA MARIA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANA MARIA DO NASCIMENTO
DATA: 17/12/2012
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Geofísica - UFRN
TÍTULO:

Estrutura crustal e mantélica da província Borborema (NE do Brasil) através de funções do receptor e dispersão de ondas superficiais.


PALAVRAS-CHAVES:

província Borborema, funções do receptor, dispersão de ondas superficiais, tomografia da dispersão de ondas superficiais, inversão conjunta, evolução geodinâmica.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geofísica
RESUMO:

            A Província Borborema, localizada no nordeste do Brasil, possui um embasamento de idade

Pré-cambriana e um arcabouço tectônico estruturado no final do Neoproterozóico. Após a separação dos continentes Sul-Americano e Africano formou-se um sistema de riftes no nordeste brasileiro, o qual deu origem às bacias marginais localizadas na Província. Durante o Cenozóico, eventos de vulcanismos e epirogenia ocorreram na Província, tais como: o soerguimento do Planalto da Borborema e o magmatismo ao longo da linha Macau-Queimadas (MQA), marcando assim a evolução da Província. As causas do soerguimento do Planalto estão associa das a um underplating magmático (material máfico preso na base da crosta), talvez relacionado com a geração de plugs continetais jovens (9-7 Ma) ao longo do MQA devido a um mecanismo de convecção na borda do continente . O objetivo deste trabalho é investigar as causas geodinâmicas desses dois eventos utilizando sismologia de banda larga e correlacionar nossos resultados com estudos geofísicos e geológicos realizados na província Borborema.

            As funções de receptor e a tomografia de dispersão de ondas superficiais são métodos que utilizam eventos telessísmicos para obter estimativas de espessura crustal, razão Vp/Vs e perfis de velocidades. Sabe-se que a dispersão de ondas de superfície é sensível à velocidade de onda S média em profundidade e que a função de receptor é primeiramente sensível aos contrastes das velocidades de onda S e aos tempos de percurso S-P verticais. Assim, dispersão de ondas de superfície e a função do receptor confinam propriedades sísmicas diferentes, mas complementárias, da estrutura da litosfera. Sua inversão conjunta pode fornecer bons vínculos tanto em descontinuidades como em velocidades de onda S.

            Os eventos utilizados neste trabalho para as funções do receptor foram obtidas de 31 estações localizadas no Nordeste do Brasil, 16 estações de banda larga da rede  RSisNE (Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil) e 15 estações de período curto da rede INCT-ET (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Estudos Tectônicos); usamos também resultados de outras estações como: a estação RCBR, da rede global GSN,  as estações banda larga CAUB e AGBL do projeto BLSP (Brazilian Lithosphere Seismic Project IAG/USP) e de seis estações banda larga do projeto Milênio (Estudos geofísicos e tectônicos na Província Borborema - CNPq). Para as dispersões de ondas de superfície foram usados eventos das 16 estações de banda larga da rede RSisNE, bem como das 6 estações banda larga do projeto Milênio e a estação RCBR. As velocidades de dispersão medidas serão integradas com os percursos  usados para uma tomografia da América do Sul, que foi desenvolvida, para acrescentar a resolução no Nordeste brasileiro. Os resultados da tomografia de ondas de superfície serão invertidos simultâneamente com as funções de receptor na província Borborema para obter modelos de velocidade de onda S para a crosta e para o manto litosférico. Os modelos de velocidades de onda S obtidos ajudarão a inferir sobre a evolução geotectônica da província Borborema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1863578 - JORDI JULIA CASAS
Interno - 350640 - FRANCISCO HILARIO REGO BEZERRA
Interno - 349684 - WALTER EUGENIO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 05/12/2012 08:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao