Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR DE ALBUQUERQUE SILVA

Modelo de Sólido Digital; Travertino; GPR; Laser Scanner terrestre

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

O Laboratório Experimental de Petróleo "Kelsen Valente" (LabPetro), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), dispõe de um bloco de calcário travertino de 1,75 x 1,75 x 2,80 m, pesando 21,2 toneladas, denominado de T-Block (fig. 1). Este bloco carbonático, de origem italiana, foi disponibilizado para estudos e ensaios petrofísicos, principalmente para grupos de pesquisa das universidades e centros de pesquisa brasileiros que atuem nas áreas de caracterização de reservatório e imageamento digital 3D. A proposta deste trabalho consiste na elaboração de um Modelo de Sólido Digital, envolvendo técnicas de imageamento digital 3D das superfícies interna e externa do T-Block. Para o imageamento das superfícies externas foi utilizada a tecnologia LIDAR (Light Detection and Range), enquanto as superfícies internas foram adquiridas com o Ground Penetrating Radar (GPR). O objetivo do imageamento digital 3D consiste na identificação e parametrização de superfícies geológicas e de fácies sedimentares que possam representar heterogeneidades deposicionais ou deformacionais. A aquisição com Laser Scanner terrestre disponibilizou informações especiais georreferenciadas da superfície do bloco (X, Y, Z), além de valores de variação de intensidade de retorno do raio laser e dados RGB, com alta resolução (3 mm x 3 mm). Este modelo auxiliou durante a interpretação dos radargramas e está pronto para ser exibido em salas de realidade virtual. Com o GPR foram adquiridos 15 perfis de 2,3 m e 2 grids 3D, cada um com 24 seções horizontais de 1,3 m e 14 seções verticais de 2,3 m, tanto com a antena de 900 MHz quanto com a antena de 2600 MHz. O uso do GPR possibilitou a identificação de 3 radarfácies distintas, denominadas de Radarfácies Travertino Laminado, Radarfácies Travertino em Domos e Radarfácies Travertino Transicional. Estas radarfácies são correlatas às fácies sedimentares Travertino Laminado, Travertino em Domos e Travertino Transicional, respectivamente. A integração de todos os radargramas num mesmo ambiente tridimensional no software OpendTect, facilitou a interpretação das variações laterais das radarfácies e possibilitou a geração de superfícies limitantes das fácies/radarfácies. A análise das superfícies limitantes apresentou duas regiões dômicas no topo da Radarfácies Travertino em Domos, as quais, numa escala de detalhe, poderiam servir para a acumulação de hidrocarboetos, já que estão sobrepostos por fácies sedimentares relativamente mais impermeáveis, correlatas às radarfácies Travertino Transicional e Travertino Laminado.

Externo à Instituição - CLÁUDIO PIRES FLORÊNCIO - PETROBRAS
Presidente - 1161652 - FRANCISCO PINHEIRO LIMA FILHO