Banca de DEFESA: INGRED MARIA GUIMARAES GUEDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRED MARIA GUIMARAES GUEDES
DATA: 10/08/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio do Laboratório de Geologia e Geofísica de Petróleo - LGGP
TÍTULO:

 

APLICAÇÃODA MODELAGEM ESTRUTURAL COMPUTACIONAL DIRETA NA ANÁLISE DA GEOMETRIA DEFALHAMENTOS:  EXEMPLO DA Falha de Baixa Grande (Bacia Potiguar  NE DO BRASIL)



PALAVRAS-CHAVES:

Falha de Baixa Grande, interpretação sísmica, modelagemestrutural.

 


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

A Falha de Baixa Grande localiza-se no extremo S-SW do Rifte Potiguar, limitando,ao sul, o Graben de Umbuzeiro e parte do Graben de Apodi. Seu prolongamento para oeste define, após inflexão de seu traço para NW, o sistema de falhas Apodi, já nos limites do Graben de Apodi. Em direção E-NE a Falha de Baixa Grande perde rejeito, enquanto que o sistema de falhas Carnaubais ganha rejeito nesta direção, tornando-se o limiteS-SE do Rifte Potiguar. Devido à grande complexidade geométrica desta falha,diversos estilos deformacionais são impressos nas camadas do teto, o que conduziu o desenvolvimento de vários estilos com respeito à deformação impressa pela falha. Apesar de vários estudos terem sido realizados nesta área, ainda háuma carência de análises aplicando ferramentas mais modernas, como modelagens estruturais. Desta forma, este trabalho propõe uma análise geométrica da Falha de Baixa Grande tendo como base de estudo a interpretação sísmica realizada no levantamento sísmico 3D Falha de Baixa Grande utilizando o software Opend Tect (dGB Earth Sciences) e posterior aplicação de modelagens estruturais diretas: modelagem analógica direta e modelagem digital direta. A modelagem digital direta teve o suporte dos aplicativos de análise estrutural 2D e 3D do software Move (Midland Valley Ltd). Os resultados obtidos nestas modelagens indicaram que a interpretação convencional da falha está geometricamente coerente e que as deformações com indicações de encurtamento estão relacionadas à geometria da Falha de Baixa Grande.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2490483 - ALEX FRANCISCO ANTUNES
Interno - 1217847 - FERNANDO CESAR ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - MARIO NETO CAVALCANTI DE ARAÚJO - PETROBRAS
Notícia cadastrada em: 26/07/2012 14:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao